Investimento da Arábia Saudita na EA aumenta 55%
Fundo de investimento da Arábia Saudita salta de 16 milhões para quase 25 milhões de ações da publisher
Uma das maiores publishers dos EUA acaba de ter confirmada uma nova rodada de investimentos vinda de uma origem polêmica. Isso porque o Fundo Público de Investimento (PIF) da Arábia Saudita acaba de aumentar em cerca de 55% a sua participação na EA.
Arábia Saudita abocanha mais um pedaço da EA
Comparando a participação do PIF na Electronic Arts no 4º trimestre de 2022 e no 1º de 2023, é possível conferir que o fundo saudita saltou de 16 milhões para 24,8 milhões de ações da empresa – um avanço considerável como acionista.
A parte polêmica da história é que muitos consideram os crescentes investimentos da Arábia Saudita na indústria dos games imoral, uma vez que o país tem uma longa história de violação dos direitos humanos e possível envolvimento no silenciamento de opositores e críticos.
Isso não impede que o PIF e o príncipe saudita Mohammed bin Salman continuem abocanhando mais e mais participações em medalhões do setor, como as gigantes Activision Blizzard – envolvida no imbróglio quase sem fim com a Microsoft – e Take-Two, dona da Rockstar e do vindouro GTA 6.
Mais recentemente, o fundo de investimento da Arábia Saudita tem voltado seus olhos para desenvolvedoras e publishers asiáticas, incluindo nomes como Capcom, Nexon, SNK (na qual possui 96% das ações) e até mesmo a Nintendo – que recebeu uma nova rodada de investimentos do PIF em 2023.
Via: GamesIndustry.biz
Comentários