Games

Bomba! FTC decide impedir compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Comissão regulatória dos EUA alega que a Microsoft pode ferir competição no setor ao absorver a Activision Blizzard

08.12.2022 às 17:55

Pelo jeito, o santo – ou o lobby – da Sony é mesmo forte e a negociação entre Microsoft e Activision Blizzard sofre nesta quinta (8) seu primeiro grande revés: o FTC decidiu bloquear a aquisição da dona de Call of Duty, alegando que isso pode concentrar poder demais na mão do Xbox e prejudicar a competição no mercado de games global.

Microsoft e Activision Blizzard em perigo

A decisão da comissão regulatória dos EUA coloca o dedo na ferida e cita o histórico complicado da empresa liderada por Satya Nadella como um alerta para o que a compra da Activision Blizzard poderia significar para os concorrentes – e, consequentemente, para os consumidores.

“A Microsoft já mostrou que pode e irá reter conteúdo de seus rivais de jogos. Hoje, buscamos impedir que ela obtenha controle sobre um estúdio de jogos líder e independente, e use isso para prejudicar a concorrência em vários mercados dinâmicos e em rápido crescimento”, afirma Holly Vedova, diretora do FTC, em comunicado à imprensa.

Vedova se refere especificamente a o que à compra anterior feita pela companhia, que adquiriu em 2021 a Bethesda. Apesar de ter prometido às autoridades europeias que não reteria conteúdo dos estúdios da marca das plataformas concorrentes, não demorou para fazer com que jogos como Starfield e Redfall se tornassem exclusivos da casa.

microsoft xbox - activision blizzard - call of duty

Imagem: Microsoft

“Com o controle sobre as franquias de grande sucesso da Activision, a Microsoft teria meios e motivos para prejudicar a concorrência, manipulando os preços da Activision, degradando a qualidade dos jogos dela ou a experiência do jogador em consoles e serviços de jogos rivais, alterando os termos e o tempo de acesso ao conteúdo da Activision ou retendo conteúdo inteiramente de concorrentes, resultando em danos aos consumidores”, dispara o FTC.

Com a judicialização do negócio por parte do órgão, cabe à dona do Xbox ir à Justiça para fazer valer sua vontade, mas já sabendo que está contra a máquina do governo nessa empreitada. Resta saber se as autoridades europeias e britânica vão seguir os passos de Brasil e Arábia Saudita, que deram seu aval para o negócio, ou se a MS terá mais problemas pela frente.

Microsoft responde

Em mensagem à Eurogamer, a Microsoft mostra que já está pronta para ir aos tribunais. “Continuamos acreditando que este acordo expandirá a concorrência e criará mais oportunidades para jogadores e desenvolvedores de jogos. Estamos comprometidos desde o primeiro dia em abordar as questões de concorrência, inclusive oferecendo no início desta semana concessões propostas à FTC. Temos total confiança em nosso caso e agradecemos a oportunidade de apresentar nosso caso no tribunal”, comenta Brad Smith, presidente da empresa.

Via: Eurogamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Pedro
Pedro
2 anos atrás

só queria que a MS conseguisse logo comprar a ABK para acabar com essa palhaçada toda