“Queria que nunca tivesse existido”, diz dev sobre Xbox Series S
Dev que trabalhou anteriormente em The Last of Us Part 2 Remastered, expressou insatisfação em otimizar jogos no hardware mais fraco do Xbox
Não é de hoje que vemos vários desenvolvedores enfrentando dificuldades em portar seus jogos para o Xbox Series S. A Larian Studios é um exemplo, pois Baldur’s Gate 3 demorou alguns meses até ser lançado na plataforma.
O design de games, Del Walker, que já trabalhou em grandes títulos como The Last of Us Part 2 Remastered, Suicide Squad e vários outros, teceu duras críticas ao console mais fraco da Microsoft em seu perfil no X.
“Eu queria que o Series S nunca tivesse existido, cara. É muito chato otimizar para esse console – infelizmente, espero que vejamos mais lançamentos de jogos sendo ignorados pelo Xbox no futuro”, disse Walker.
I wish the Series S never existed, man. So annoying to optimize for that console – I expect we'll unfortunately see more game launches get skipped by Xbox in the future. https://t.co/97Ifpmtj9q
— Del Walker 🇵🇸 (@TheCartelDel) August 23, 2024
Problemas de otimização no Series S pode afastar lançamento futuros
Podemos notar que os “jogos ignorados” que ele menciona, são diretamente para Black Myth Wukong, que teve sua estreia adiada indefinidamente por problemas de otimização – e Final Fantasy 16, que ainda aguarda um lançamento na plataforma.
Embora o dev esteja bem descontente em otimizar jogos para o Series S, na postagem ele rasga elogios ao hardware mais potente da marca.
“Não precisa se deixar levar pela minha experiência pessoal – eu simplesmente NÃO gosto de ter que otimizar jogos da geração atual para esse console e gostaria que ele nunca tivesse existido. O Xbox Series X é um hardware incrível; console fantástico“.
De fato, ele não será o primeiro nem o último a opinar sobre o assunto publicamente. Com essa dificuldade em vista, muitos estúdios vão acabar pulando a plataforma completamente, ou então insistir em gastar recursos com algo que pode não dar tanto retorno assim.
Vale lembrar que no passado, o ex-chefe do PlayStation, Jim Ryan, disse que consoles de ‘especificações reduzidas’ como o Series S, não eram uma boa ideia. Vendo todos os problemas de otimização, ele estava certo.
Comentários
Desculpinha de Dev preguiçoso.
Engraçado que o PS4 e ONE são mais fracos que o series S e mesmo assim portam jogos pra eles.
Sem falar que incrivelmente temos diversos ports melhor otimizados para ONE e PS4 que rodam lindamente no Ps5 e series, mas vemos diversos jogos rodando pior no ps5 q no series, o mesmo vale pro oposto, jogos de series S/X melhor no PS5.
Isso são devs que só conseguem trabalhar usando diversas ferramentas que facilitam o desenvolvimento mas pesam muito pro console.
Olha o trabalho que fizeram em horizon zero down, jogo lindo rodando no PS4, ai fala que é por conta do console, mas no fim, vai ver o trabalho dos devs na otimização, vc até se assusta.
Pega no xbox Forza horizon 5, que tem gráficos lindos, extremamente estável e compara com jogos como NFS da msm geração que tem quedas absurdas de FPS e gráficos toscos.
Para ir além, pegue jogos mobile, alguns LINDOS que rodam em celulares “tranqueiras” e jogos feios, cheios de bugs que mal rodam em um top de linha, os DEVs de hoje tem PREGUIÇA!
Entre quem tem que trabalhar dia após dia num negócio que esgota qualquer um e ter que fazer coisas que são um claro atraso, e as pessoas que só recebem o trabalho pronto e reclamam, sempre o trabalhador terá mais moral no que diz. Quem não gostar é só comprar um PlayStation ou PC, Series S já nasceu na ideia de ter sacrifícios encima dele, não reclamem de pagar barato e querer receber coisas que fazem RTX suar
Incrível como os DEVs estão preguiçosos, parecem até funcionários públicos kkkkkk. Quem diz que o Series S é o atraso da geração é demonstrar que não conhece o console. Só olhar diversos portes de games como COD MW3 por exemplo, Tekken 8 e o próprio HellBlade 2 mesmo. Quer dizer que os games otimizados não são falados e os de DEVs preguiçosos são dado esse destaque por pura conveniência, Irônico.
Primeiro vá trabalhar no lugar dele por uns anos, depois você tem moral pra falar do sacrifício dos outros. Quer qualidade? Compra um console que lide com isso. Tem jogo aí que faz até RTX abrir o bico, você está exigindo colocar isso num aparelho fraco com memória curta e lenta
Meu mano, antigamente os desenvolvedores faziam “milagre” para jogos rodarem até em calculadora, hoje em dia o console precisa usar muito mais força bruta do que deveria, se os desenvolvedores se preocupassem com otimização de verdade, vários jogos rodaram até em um celular topo de linha como o lies of P, que usando um emulador já e jogável
Batata S é mais um erro dentre os milhares da Microsoft, plataforma acostumada a flops e fracassos