Xbox não precisa de um console premium, revela Phil Spencer
Xbox Series Z? Xbox Series X Pro? Nada disso é necessário, segundo Phil Spencer, que compara a prática ao PC
A oitava geração de consoles marcou com uma prática de mercado bem incomum (para não dizer “inédita”): ter videogames premium lançados no meio do ciclo de vida dos produtos, como o Xbox One X e o PS4 Pro. Mas será que o Xbox Series vai manter esse modelo de negócios? Para Phil Spencer, não há necessidade.
Em uma entrevista ao veículo Eurogamer (em que também revelou mais sobre o Xbox Series S), Spencer comentou que ter lançamentos de videogames novos no meio da geração pode trazer problemas e confusão aos desenvolvedores. Então, por enquanto, chefão do Xbox não planeja um novo Xbox no futuro.
Quando você começa a fazer consoles de meio de geração, você tem um monte de problemas na frente dos desenvolvedores sobre qual plataforma eles devem mirar. E começa a ficar muito mais parecido com o PC, que claramente é um bom ecossistema saudável, mas daí penso: ‘ok, então qual é a diferença entre consoles e computadores se entrarmos na prática deste modelo de a cada dois anos ter uma nova CPU ou GPU?’”
Vale lembrar que, atualmente, o ecossistema Xbox já tem dois consoles, o Series S e o Series X (e uma terceira plataforma, se consideramos o PC), o que já garante que desenvolvedores tenham que otimizar seus jogos para mais de um modelo – nas palavras de Phil Spencer, ter um terceiro aparelho mais poderoso poderia ser oneroso para os estúdios.
Na contramão do Xbox, Sony pode ter um PS5 Pro
Se para a Microsoft ter um novo console em breve é algo que a companhia não vê vantagens, talvez para a Sony o caminho seja outro. Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, diversos rumores surgiram em 2023 apontando para um console de meio de geração.
Chamado por enquanto de PlayStation 5 Pro (o codinome interno, segundo reportado, é Trinity), é esperado que o videogame premium da Sony possa ter o dobro de performance, mas as informações continuam muito vagas.
Se tudo der certo, o PS5 Pro chega no fim de 2024. Será que, dependendo do desempenho de vendas, a Microsoft também considere um novo Xbox até lá também?
Fonte: via Insider Gaming
Comentários