Games

Xbox anuncia nova rodada de cortes; King e ZeniMax serão afetadas

Segundo o CEO do Xbox, Phil Spencer, os cortes têm o objetivo de impulsionar o gaming para o sucesso a longo prazo

02.07.2025 às 11:53

Após muitas especulações rolando nos bastidores nos últimos dias, eis que a Microsoft confirmou uma nova rodada de cortes que afetará cerca de 9 mil funcionários de diversas áreas e setores, incluindo sua divisão de games, o Xbox.

Num memorando enviado aos funcionários na manhã desta quarta-feira (2), o CEO do Xbox, Phil Spencer, informou que para posicionar a Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou diminuiremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de camadas de gerenciamento para aumentar a agilidade e a eficácia.”

Xbox Prime

Imagem: Kamil Switalski/Unsplash

Xbox passa por 4ª rodada de cortes nos últimos 18 meses

Segundo o Bloomberg, a King, dona de Candy Crush, terá uma redução de 10% da sua força de trabalho, número equivalente a 200 funcionários. Enquanto isso, a ZeniMax também realizará cortes em sua equipe, com mais empresas sendo afetadas. 

A expectativa é que os escritórios nos EUA também divulguem os números de demissões ainda hoje. 

Infelizmente, Spencer não divulgou o número exato de cortes, mas prestou apoio aos funcionários afetados com um plano de benefícios que inclui remuneração, plano de saúde e recursos para recolocação no mercado de trabalho. Os afetados também terão a oportunidade de se candidatar a outras vagas no Xbox, tendo seus currículos analisados “com prioridade”. 

Xbox Phil Spencer

Imagem: Microsoft

Reconheço que essas mudanças ocorrem em um momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e roteiro de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente se baseia em decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para manter o sucesso nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é a disciplina para priorizar as oportunidades mais fortes.

Protegeremos o que está prosperando e concentraremos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo, em que atendemos às expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações futuras”, disse Phil Spencer, CEO do Xbox, no e-mail.

Esta marca a quarta rodada de cortes realizada pelo Xbox nos últimos 18 meses. Após a compra da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões em outubro de 2023, a companhia vem sendo pressionada para aumentar suas margens de lucros. 

Via: Insider Gaming

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários