Tecnologia

Windows 10 e 11: atualização tranca pessoas fora do sistema

A Microsoft liberou uma atualização de segurança que pode deixar pessoas sem acesso ao Windows 10 e 11. Entenda!

25.07.2024 às 11:55

Na última semana, um “apagão cibernético” causado por uma atualização da CrowdStrike impactou muita gente de forma negativa. E agora, eis que a Microsoft libera uma atualização para o Windows 10 e 11 que tem deixado muita gente sem poder utilizar o PC.

Em uma página oficial de suporte ao seu sistema, a Microsoft confirmou que a atualização de segurança KB5040442 pode fazer com que o Windows 10 ou 11 não seja iniciado corretamente e pare na tela de recuperação do BitLocker.

O problema afeta as seguintes versões do sistema operacional:

  • Windows 10 – 21H2 e 22H2
  • Windows 11 – 21H2, 22H2 e 23H2

A tela do BitLocker, que não deveria ser comum após uma atualização comum do sistema, costuma aparecer após atualizações de firmware para pessoas com o TPM 2.0 habilitado ou com o sistema de criptografia de arquivos da Microsoft habilitado para HDs ou SSDs. Este caso, vale notar, não tem qualquer relação com quem utilizava soluções da CrowdStrike.

Como voltar a usar o Windows

Apesar do problema poder ser considerado grave, a verdade é que dá para contorná-lo e voltar a usar o PC. A forma mais fácil de fazer isso é acessando esta página da Microsoft e fazendo o login com a mesma conta utilizada no Windows 10 ou 11 para obter a chave necessária que destrava o sistema.

Em casos mais voltados para fins corporativos, essa chave do BitLocker pode ter sido guardada em uma unidade flash USB, como um pendrive, ou na Azure. Neste caso, a pessoa terá que, realmente, usar o dispositivo ou entrar em contato com o departamento de TI da empresa.

Via: Bleeping Computer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários