Windows 10 é instalado em PC em menos de dois minutos
Uma versão modificada do Windows 10 bate o recorde de instalação mais rápida do sistema da Microsoft
Uma instalação comum do Windows 10, em um hardware considerado recente e com um SSD, leva entre 10 e 15 minutos para ser realizada. Um desenvolvedor, entretanto, parece ter achado esse tempo um tanto elevado e o diminuiu para mais da metade.
O NTDev, desenvolvedor conhecido por modificar versões do Windows, resolveu fazer um speedrun da instalação do Windows 10 e publicou um vídeo no YouTube em que consegue completar a tarefa em apenas 1 minuto e 42 segundos. Aqui, até vale avisar que o vídeo da instalação não foi modificado, ou seja, nada do que é visto nele foi acelerado.
O grande segredo para o sistema operacional da Microsoft ter sido instalado de forma tão rápida é que, na verdade, o mesmo é o Tiny10. Essa é uma versão modificada do Windows 10 que exclui alguns recursos considerados desnecessários para o seu funcionamento.
Ao remover recursos, o Tiny10 é menor que o Windows 10 em tamanho, tendo apenas 3,12 GB contra 5 GB do sistema original. Esse é um dos fatores que faz a instalação ser mais rápida, assim como o fato de menos registros para serem realizados, uma vez que demais recursos estão ausentes e economiza tempo no processo.
Como testar a versão modificada do Windows 10
O Tiny10, como explicado anteriormente, é uma versão modificada do Windows 10 e que pode ser baixada de graça na internet. Mas fica o aviso de que o Tiny10 não vem ativado, ou seja, você ainda precisa de uma licença válida do Windows 10 para poder utilizar o sistema sem restrições.
O seu download pode ser realizado através desta página do Archive.org. Uma vez que a ISO for baixada, basta passá-la para um pendrive (de pelo menos 4 GB) com a ajuda de um programa, como o Rufus.
Após ter o pendrive pronto com a imagem, basta iniciar o seu computador com a opção de boot procurando pelo unidade USB para instalar o Windows 10 da forma “convencional”.
Fonte: Tom’s Hardware
Comentários