Windows 10 e 11: Microsoft aposentará alguns recursos
Sem datas definidas, a Microsoft pretende "matar" alguns recursos antigos no Windows 10 e 11
A Microsoft sempre incrementou o Windows com aplicativos e recursos que poderiam ajudar seus usuários no dia a dia a realizar tarefas com mais facilidade. Por sua vez, algumas destas ferramentas caíram em desuso e devem deixar de existir definitivamente em breve.
As ferramentas que devem deixar o Windows 10 e 11, ao menos até o momento, são estas:
- WordPad – editor de texto;
- Microsoft Support Diagnostic Tool – ferramenta para a resolução de problemas no sistema;
- Cortana – assistente virtual;
- Gravador de passos – ferramenta para auxiliar no suporte técnico;
- Windows Mixed Reality – plataforma de realidade aumentada e realidade virtual.
Toda essa história de remoção de aplicativos, na verdade, teve início ainda em 2022 quando a Microsoft anunciou que removeria apenas dois recursos do Windows 11. Já em 2023, o número de recursos a serem removidos aumentou para nada menos que dezenove.
Por enquanto, apesar dos anúncios e previsões para um breve encerramento, a verdade é que muitos destes aplicativos e recursos ainda podem ser acessados no sistema.
Recursos do Windows 10 e 11 serão removidos com atualizações
O processo de remoção destes aplicativos devem ser invisíveis aos olhos dos usuários. Basicamente, a tendência é que eles sejam removidos com atualizações do sistema operacional, que muitas vezes ocorrem de forma automática e em segundo plano.
A Microsoft não especificou em qual data ou em quais versões deve descontinuar as ferramentas, mas caso use um destes recursos, a dica é para já começar a procurar opções e substitutos.
Fonte: Windows Latest
Comentários