Tecnologia

Sinistro! WhatsApp é acusado de ouvir conversas mesmo sem uso

A ativação do microfone pelo WhatsApp no celular do usuário ocorreu durante um período de quase três horas

10.05.2023 às 14:46

O WhatsApp está sendo alvo de acusações sobre o aplicativo no Android ativar o microfone sem a autorização do usuário, até mesmo em momentos em que não está em uso. Os relatos surgiram em publicações no Twitter mostrando a falha de privacidade que ocorreu em modelos específicos de celulares.

WhatsApp fazendo uso do microfone sem autorização

O problema foi identificado por Foad Dabiri, engenheiro do Twitter que compartilhou uma captura de tela com uma linha do tempo com o uso do microfone em seu celular, um Pixel 7 Pro, do Google. Tudo aconteceu durante a madrugada, enquanto Dabiri dormia e seu smartphone não estava em uso. O aplicativo fez a ativação durante um período de quase três horas.

“O WhatsApp tem usado meu microfone em segundo plano, enquanto eu dormia e desde que acordei, às 6h (e essa é só uma parte da linha do tempo!) O que está acontecendo?”

Essa é uma situação bem preocupante, uma vez que o aplicativo é usado por muitas pessoas ao redor do mundo, incluindo empresas, políticos, indivíduos e tantas outras mais. Ao saber do caso, Elon Musk, CEO do Twitter, retuitou o post de Dabiri e disse que o WhatsApp não é confiável.

WhatsApp

Imagem: Amin Moshrefi

Após a repercussão do ocorrido, o WhatsApp fez um pronunciamento onde atribuiu o problema a uma falha do software do Android no painel de privacidade, mas que já está sendo resolvido pelo Google.

 

“Ao longo das últimas 24 horas, estivemos em contato com um engenheiro do Twitter que postou sobre uma questão entre seu celular Pixel e o WhatsApp. Acreditamos ser um bug no Android que atribui erroneamente as informações no Painel de privacidade, e solicitamos que o Google investiga e corrija.

Os usuários têm controle total sobre as configurações de microfone. Uma vez dada a permissão, o WhatsApp só acessa o microfone quanto o usuário está em chamada ou gravando uma nota de voz ou vídeo — e mesmo assim, tais comunicações estão protegidas por criptografia de ponta a ponta, de forma que o WhatsApp não os possa ouvir.”

Por enquanto, tudo está sendo tratado apenas como um bug do sistema. O Google não deu nenhuma declaração sobre o ocorrido e até que uma atualização seja lançada, os usuários que tiverem enfrentado esse problema, podem apenas reiniciar o celular.

Via: Wccftech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários