
Imagem: Bethesda
Virtuos, de Oblivion Remaster, deve ter onda de demissões
O Virtuos Studio, que fez The Elder Scrolls 4 Oblivion Remaster e produz Metal Gear Solid Delta deve ter demissões em massa
A Virtuos, desenvolvedora de jogos de enorme sucesso nesse ano, como The Elder Scrolls 4 Oblivion Remaster e o vindouro Metal Gear Solid Delta pode estar prestes a demitir 300 funcionários globalmente, cerca de 7% da força de trabalho, com um motivo batido: competitividade do mercado e a possibilidade de implementar IA.

Imagem: Bethesda
Virtuos, de Oblivion Remaster pode sofrer demissões severas em breve
As informações vieram de Gautoz, criador de conteúdo independente da França. Segundo ele, há semanas diversas fontes reportaram que muitas das filiais do estúdio Virtuos devem passar por demissões em breve, incluindo locais como China e França.
INFO : des licenciements de masse sont est cours chez Virtuos, studio derrière Oblivion Remastered et le futur Metal Gear Solid Δ.
300 postes (7% de l’effectif) sont à risque chez ce spécialiste de la sous-traitance implanté en Asie, aux USA et en Europe, dont trois antennes en France.
🧵 1/10
— Gauthier ‘Gautoz’ Andres (@gautoz.cool) 16 de julho de 2025 às 11:45
De acordo com ele, 7% dos empregados devem ser cortados em breve, totalizando cerca de 300 funcionários. Desse total, 200 devem ser de estúdios na China, mas outras filiais, como estúdios na França, também devem ser impactadas.
Vale lembrar que The Elder Scrolls 4 Oblivion Remaster foi um dos jogos com maior número de vendas de 2025. Entretanto, segundo Gautoz, há uma pegadinha: a Virtuos não recebe royalties pelo produto.

Imagem: Bethesda
Em outras palavras, remasterizar The Elder Scrolls 4 Oblivion foi uma movimentação de reposicionamento de mercado, ou seja: provar que a companhia consegue fazer projetos mais ambiciosos do que ports e remasters simples.
Porém, realizar esse esforço consistiu em um orçamento muito maior do que o previsto e rentabilidade baixa (tornando o jogo uma espécie de “demonstração” do serviço da Virtuos). Por conta disso, a companhia visa reduzir custos, seja com demissões ou até mesmo uso de IA – aparentemente, desde fevereiro há treinamento obrigatório para todos os devs aprenderam a usar IA.

Imagem: Konami
Gautoz não comentou quando as demissões devem ocorrer, mas cita clima de insatisfação na empresa e possibilidade de fusão entre os estúdios franceses. Atualmente, a Virtuos trabalha em Metal Gear Solid Delta e também dá suporte a The Elder Scrolls 4 Oblivion Remaster.
Fonte: via Reddit
Comentários