Videogame esquecido da Nintendo ganha nova vida com o 3DS
Um console da Nintendo que não fez tanto sucesso pode ter encontrado seu lugar no 3DS
Em 1995, a Nintendo lançou o Virtual Boy, um videogame que trazia duas telas em um tipo de óculos que prometia mais imersão com a realidade virtual. O console, como você deve saber, não vingou, mas está ganhando uma nova vida graças ao 3DS.
Graças a um emulador criado por fãs, ou seja, sem qualquer ligação oficial com a Nintendo, o Virtual Boy pode ter seus títulos emulados no Nintendo 3DS. A emulação do console não é exatamente uma novidade, mas o portátil da Nintendo a leva isso a outro patamar por conta de alguns detalhes.
O Nintendo 3DS inovou ao oferecer a “experiência 3D” sem precisar de óculos 3D e isso faz com que a sua tela dê praticamente o suporte 3D perfeito para que os jogos do Virtual Boy sejam reproduzidos visualmente como foram planejados. Na prática, isso significa que a imersão é a mesma do console original com a vantagem de não ter que usá-lo e de ser portátil.
Outros pontos que contribuem para o sucesso do emulador ficam por conta do mesmo praticamente não apresentar problemas de performance e até permitir o remapeamento dos controles. Além disso, a paleta de cores do console pode ser alterada e isso faz com que o jogador não precise enxergar tudo em vermelho e preto.
Nintendo acabou logo com o Virtual Boy
Apesar da proposta diferenciada, o Virtual Boy não foi tão bem recebido pelo público. O videogame causava dores de cabeça para quem o utilizava e até a própria Nintendo recomendava que pausas de 15 a 30 minutos fossem realizadas para evitar tal situação.
Outro ponto que não contribuiu para o videogame ter sucesso é que apenas 22 jogos foram lançados para ele. A maioria dos games eram bem simples quando comparados ao que foi visto no Snes. O Mario, por exemplo, até aparecia como personagem em alguns destes títulos, mas não foi “o protagonista” como em Super Mario World. Em meio a isso, curiosamente, Wario foi um dos personagens que teve um jogo de maior destaque no videogame.
Esse conjunto de fatores fez com que o Virtual Boy tivesse menos de um ano de vida. Ele foi lançado no Japão em julho de 1995 e descontinuado em dezembro do mesmo ano, enquanto nos Estados Unidos foi lançado em agosto de 1995 e descontinuado em março de 1996.
Via: Ars Technica
Comentários