Games

Ubisoft diz que “microtransações tornam os jogos mais divertidos”

Em relatório, Ubisoft diz que um jogo pago deve ser completo, mas que “microtransações trazem mais diversão”

21.07.2025 às 17:30

Sem dúvidas, lootbox, microtransações e recompensas pagas são polêmicos nos games. Entretanto, para a Ubisoft, as microtransações são formas de “entregar mais diversão aos jogadores em jogos premium”. A afirmação polêmica foi feita em um relatório fiscal nesta segunda (21) e deu o que falar. Venha entender!

Prince of Persia

Imagem: Ubisoft

Ubisoft defende microtransações em jogos premium

Se você acompanhou o site do Flow Games neste segunda (21), deve ter visto algumas notícias da Ubisoft aparecendo e tem motivo: a companhia divulgou o relatório financeiro anual e compartilhou alguns detalhes, incluindo sobre as baixas vendas de Star Wars Outlaws, novidades de Prince of Persia The Sands of Time Remake e mais.

Star Wars Outlaws

Fonte: Xbox

Entretanto, o que acabou pegando mal para o público é o que foi declarado na página 10. De acordo com a Publisher, games premium (leia-se “pagos”) precisam ser uma experiência completa ao consumidor, mas também diz que microtransações são elementos positivos.

A adoção de políticas de monetização e engajamento que respeitem a experiência do jogador e sejam sustentáveis a longo prazo. Na Ubisoft, a regra de ouro ao desenvolver jogos premium é permitir que os jogadores aproveitem o game por completo sem precisar gastar mais. Nossa oferta de monetização dentro dos jogos premium torna a experiência do jogador mais divertida ao permitir que personalizem seus avatares ou progridam mais rapidamente, mas isso é sempre opcional”

Nas palavras da Ubisoft, a adoção de microtransações é algo que complementa a experiência do jogador e traz “diversão”, algo que é, no mínimo, bem controverso. Em títulos free to play é algo compreensível, já que se trata da forma de monetização, mas em jogos AAA de US$ 70 é algo muito malvisto atualmente.

Assassin's Creed Shadows

Imagem: Ubisoft

Afinal, por que um jogo pago, caro e teoricamente “completo” traz conteúdo pago adicional? DLCs e expansões também são compreensíveis (embora controversas também), elementos pagos cosméticos ou passes de batalha em games premium são criticados desde que chegaram no mercado.

A própria Ubisoft realiza esse modelo de negócios com seus títulos premium, desde Skull & Bones com passes a microtransações em Assassin’s Creed Shadows. E você, o que acha desse assunto? Deixe sua opinião abaixo!

Fonte: via WCCFTech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários