Tecnologia

SteamOS sugere que Steam Machines podem voltar

Uma mudança notada no código do SteamOS reforça o rumor que as Steam Machines podem estar de volta. Entenda!

11.12.2024 às 16:03

Em 2015, a Valve fez um movimento ousado ao começar a investir em hardwares e criou o Steam Controller, Steam Link e as Steam Machine, um tipo de mini-PC fabricado por empresas parceiras como a Alienware. A ideia não deu tão certo assim, mas uma modificação no SteamOS sugere que o retorno destes PCs pode acontecer.

SteamOS tem mudança sutil feita no seu código

Em uma parte do código do kernel presente no SteamOS foi encontrada uma referência a um dispositivo com o codinome “Fremont”, que teria uma porta HDMI conectada diretamente a seu chip gráfico.

Ainda segundo uma descoberta feita pelos leakers Brad Lynch e Foxlet, essa porta HDMI teria o tamanho mais padrão utilizado pela indústria e não dependeria da uma conexão USB-C. Esses fatos sugerem que o código não teria relação com o Steam Deck ou outro PC portátil e que pode estar ligado a um dispositivo novo independente, como as Steam Machines.

O código encontrado pelos leakers também fazia algumas referências ao ChromeOS, que poderia ser utilizado para o gerenciamento de tarefas ou para cuidar de processos rodando em segundo plano.

Uma outra parte do código também menciona uma plataforma chamada “AMD Lilac”, que apareceu no Geekbench no começo de 2023. Os testes, na época, apontavam o uso de gráficos integrados da Radeon 740M, que supera o Steam Deck em performance.

Valve dá mais indícios do retorno das Steam Machines

Na semana passada, uma mudança feita em documento da Valve sugeria que o SteamOS estaria próximo de chegar a outros dispositivos por conta de alguns selos fazendo a menção ao seu uso.

Steam Deck rodando o SteamOS

Imagem: Valve

Além disso, há alguns meses, funcionários da Valve comentaram que o SteamOS estava recebendo atualizações para poder ser utilizado em outros aparelhos além do Steam Deck de forma oficial.

Ao que tudo indica, a Valve tem planos para levar o seu sistema para outros aparelhos, mas a empresa de Gabe Newell não se pronunciou quanto aos rumores.

Fonte: TechSpot

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários