
Imagem: Lenovo
SteamOS detona Windows 11 em todos os testes de PCs portáteis
Com o Lenovo Legion Go S chegando ao mercado com opções de Windows 11 e SteamOS, finalmente vimos a diferença brutal; confira
Já faz um tempo que novos PCs portáteis surgiram para competir com o Steam Deck, que sempre teve uma grande vantagem: o SteamOS, sistema operacional dedicado que, para muitos, é algo que o Windows 11 simplesmente não consegue competir.
Agora, com o lançamento do Lenovo Legion Go S, que tem versões com Windows 11 e SteamOS, finalmente pudemos ver comparativos práticos que mostram diferenças de performance e de bateria – spoilers: a situação não está nada boa para o Windows.

Imagem: Lenovo
SteamOS ganha em performance e bateria (por muito) do Windows 11
Se você não está por dentro, a Lenovo lançou no começo desse ano o Legion Go S em sua versão com Windows 11, que não foi bem recebida pelo preço elevado, duração de bateria mediana e mais. Entretanto, uma versão com SteamOS estava planejada para chegar em parceria com a Valve, o tornando o primeiro portátil com o sistema da companhia que não seja o Steam Deck.
E, por utilizar o SteamOS puro (e não o Bazzite, por exemplo), os fãs realmente ficaram curiosos para saber o quanto o Windows 11 impacta a performance e bateria de jogos em PCs portáteis: afinal, ainda é o mesmo hardware e apenas o sistema é diferente – e o preço de US$ 130 mais barato. E o resultado é que a versão de Windows, embora mais cara, perde em todos os cenários.
No benchmark feito pelo canal Dave2D, vemos que todos os jogos têm performance superior no SteamOS, chegando a até 15% mais desempenho. Veja:
- Cyberpunk 2077: 59 fps (Steam) / 46 fps (Windows 11)
- Helldivers 2: 70 fps (Steam) / 65 fps (Windows 11)
- Doom Eternal: 75 fps (Steam) / 66 fps (Windows 11)
- Spider-Man 2: 63 fps (Steam) / 64 fps (Windows 11)
- The Witcher 3: 76 fps (Steam) / 66 fps (Windows 11)

Imagem: Dave2D/YouTube
Como você pode notar, apesar de a configuração de hardware ser idêntica e rodar os mesmos jogos na mesma resolução e presets, o SteamOS tem uma clara vantagem de desempenho. Porém, quando se trata de bateria, a diferença é ainda mais brutal.
Embora a duração da bateria seja similar (mas ainda melhor) em jogos AAA no SteamOS, são nos jogos indies e em potências menores que o sistema da Valve se destaca, saindo de 2h47m de duração no Windows 11 para mais de 6h12m no SteamOS.

Imagem: Dave2D/YouTube
Além disso, funções de modo Sleep, preservação de bateria no modo de descanso e mais funcionam muito melhor no sistema da Valve. A grande contrapartida, é claro, está na compatibilidade de jogos, já que o Windows 11 pode ter outras lojas como a Epic Games Store, Game Pass para PC, GOG e mais.
Com a chegada de um portátil do Xbox no futuro (que provavelmente vai utilizar Windows), talvez a Microsoft consiga otimizar melhor o seu sistema para jogos, mas ainda teremos que esperar para ver. Contudo, é nítido que o Windows 11 e seus recursos inflados, atualmente, deixam bastante a desejar no campo de PCs portáteis.
Fonte: via Windows Central
Comentários