Games

Steam Deck 2? Nada disso nos próximos dois anos (ou mais)

A Valve respondeu sobre a possibilidade de um upgrade de hardware no Steam Deck, mas não espere isso tão cedo

22.09.2023 às 12:13

O Steam Deck chegou no começo de 2022 e surpreendeu ao mostrar ao mercado que há interesse em computadores portáteis, suprindo um vácuo deixado por pessoas que querem uma experiência mais premium fora do Switch. Mas quando será que veremos um sucessor de hardware da Valve?

Segundo Pierre-Loup Griffais, o designer do Steam Deck, a ideia do portátil da companhia é ter uma solução similar aos consoles, ou seja: disponibilizar uma plataforma com hardware fixo aos desenvolvedores, permitindo que a otimização seja mais fácil e haja um objetivo para atingir.

steam deck

Imagem: Valve

É importante que o Steam Deck ofereça um objetivo de performance fixa para os desenvolvedores e que a mensagem para os consumidores seja simples, em que cada Deck possa jogar os mesmos jogos. Portanto, trocar o nível de performance não é algo que pensamos de forma leviana e queremos fazer [um novo Deck] apenas quando houver uma melhoria significativa a ser feita”

E, para Pierre, isso deve demorar pelo menos uns dois anos para acontecer (se acontecer, claro), algo que fará com que a Valve fique de olho no mercado para possíveis novos desenvolvimentos de hardware para lançar um Steam Deck no futuro – portanto, não espere um Steam Deck 2 até pelo menos 2025 ou 2026.

steam deck

Imagem: Valve

Portanto, apesar de o hardware começar a ficar mais datado daqui para frente (grandes jogos AAA desta geração já estão começando a se provar pesados demais para o portátil), a ideia não é ter um desempenho diferente para ajudar os desenvolvedores.

Steam Deck: Valve prefere vida da bateria a performance

Durante a entrevista ao The Verge, Pierre-Loup Griffais também comentou sobre a bateria do Steak Deck, algo que está diretamente relacionado à performance do dispositivo: afinal, é possível extrair um desempenho melhor, mas, para isso, é necessária uma carga maior de energia, similar ao que vemos no ROG Ally.

Para o designer do portátil da Valve, o ideal é que o produto consiga oferecer uma boa dose de horas de diversão, não necessariamente altas taxas de quadros em jogos ou um desempenho mais aceitável para games pesados.

steam deck

Imagem: Valve

“Nós também não queremos mais performance ao custo de eficiência energética e vida da bateria. Eu não prevejo um salto tão grande [de desempenho] ser possível nos próximos dois anos, mas vamos continuar a monitorar inovações em arquiteturas e fabricação de processos de perto, então veremos para onde as coisas vão”

E você, acha 2025 ou 2026 uma boa janela de tempo até um novo Steam Deck? Deveria ser mais? Menos? Deixe seus comentários abaixo!

Fonte: PC Gamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários