Speedrunner teve run negada por ser muito devagar; conheça o caso
O curioso caso do Speedrunner que teve sua Speedrun negada por ser muito lento. Confira!
lgumas pautas sempre permearam a comunidade de Speedruns, não só no Brasil, como em todo o mundo. Perguntas como “O uso do botão Turbo deveria ser legalizado?” ou “Qual é o limite para o uso de emuladores?” sempre tangenciam os mais longos e calorosos debates entre os fãs e runners desse distinto modo de se relacionar com os videogames. Sempre aparecem essas pautas, ao longo de períodos, que mexem com a comunidade, e nos colocam para pensar sobre elas, o que de fato é por deveras importante, já que o âmbito é sempre tornar essa prática mais agradável para todos e, também, para o próprio cenário.
Speedrunner com run negada por ser muito devagar: o caso
Mas uma delas marcou o início do ano de 2023. No dia 3 de janeiro de 2023, um tweet feito pela streamer @Marphoria instituiu uma longa discussão sobre um tema particularmente sensível à comunidade Speedrunner. Na imagem, que pode ser conferida logo abaixo, ela descreve que o runner YossyHop, teve sua run deletada da Leaderboard (tabela dos tempos postados) de Resident Evil 4 (RE4) no speedrun.com (o site de maior relevância da modalidade) por ser “lenta demais”.
Tradução: “Rejeitado: A run é muito lenta para estar na tabela. Desde o dia 2 de janeiro de 2023 existe um limite para o quão lenta uma run pode ser para ser verificada, você pode conferir os posts no fórum para mais informações.”
O curioso do caso não é apenas o fato de alguém ter sua run negada por ser “lenta demais”, já que esse é um conceito um pouco amplo para se definir, e também pelo motivo de que a run em questão ficou apenas 30m acima do WR (Record Mundial), mas, principalmente, por ser uma run com mais de 2 anos de existência, sendo retirada arbitrariamente pelos moderadores do Speedrun.com.
Como funciona o Speedrun.com
Para entender o caso, temos que compreender como funciona o site. Contendo mais de 26.000 jogos registrados, em mais de 50.000 categorias, não haveria a possibilidade dos criadores do site organizarem e moderarem todas as páginas dos jogos, pois cada um tem sua própria leaderboard. Para resolver essa questão, as leaderboards de cada jogo são moderadas pela própria comunidade dele, ou seja, outros runners que, em sua maioria, não são colaboradores do próprio site. Sendo assim, a própria comunidade do game em questão cria as regras e faz todo trabalho de moderação na página do jogo, como criação de regras, banimento ou afastamento de runner suspeitos, adição de novas categorias, entre outras funções. Ou seja, fica na responsabilidade da moderação o poder de instaurar as regras que tornem a run daquele jogo a melhor possível para toda comunidade.
Apesar de ter, sim, regras gerais recomendadas pelo site, por exemplo, uma atualização em 2022 que instaurou o uso obrigatório de vídeo nas submissões ao site a partir da data em específico, ainda assim há um grande espaço para os moderadores de cada game criarem as regras que melhor se adequem à comunidade do game em questão. Grandes mudanças nas regras ou na página, idealmente, costumam passar por discussões da comunidade que praticam speedrun do jogo, sendo debatidas tanto nos fóruns do próprio site, como no Discord. Ao que tudo indica, o que ocorreu foi uma certa parcialidade na escolha dessas novas regras, pelos moderadores da leaderboard de RE4.
Repercussão negativa
O post de Marphoria logo tomou proporções virais no Twitter e acendeu a chama em muitos runners que mostram sua insatisfação com as novas regras. Confira alguns tweets de resposta ao post que demonstram isso:
Tradução: “Contanto que uma run não seja intencionalmente lenta (exemplo: 3h na fase 1-1 de Mario), ela sempre deveria ser aceita, independente de quão lenta seja. Isso é muito ruim.
Tradução: “Isso me desanima de aprender a fazer speedrun de RE4. Eu não consigo pensar em uma razão para fazer isso.”
Tradução: “LOL, que piada. Remover uma run que já havia sido aprovada é simplesmente insignificante, não existe razão para isso.”
Tradução: ““Incentiva as pessoas a não fazerem runs casuais”. Essa não é a maneira certa de fazer isso. Eu quero começar a fazer speedruns, mas não quero ter que ir a todo vapor inicialmente. Quero aproveitar e ver se sai algo disso. Parece que estou sendo empurrado para fora antes mesmo de tentar.”
O motivo da decisão e suas contradições
Como podemos ver nesse print retirado da própria leaderboard do jogo na época do ocorrido, os moderadores da página de RE4 argumentam duas principais causas para a utilização da regra. Segundo eles, primeiramente, isso impulsionaria, na visão deles, que runners estudassem mais o jogo para que assim fossem utilizadas mais estratégias de speedruns. O segundo argumento se baseia no fato de que isso pouparia tempo dos moderadores, já que é uma leaderboard bem popular e sempre há runs para se verificar, e que a maioria delas, na visão dos moderadores, os runners acabam não colocando tanto esforço assim na run. Sendo assim, limitando um tempo mínimo de um PB (melhor tempo pessoal/Personal Best), eles não precisariam demandar tanto esforço para moderar a página.
Tradução: “(…) Cada categoria, isso inclui as runs de WR. Para saber se o seu tempo é passível de submissão, você pode usar isso. Os limites são bastante brandos no geral, então, se você se esforçar em sua corrida e seguir estratégias e rotas adequadas, nunca terá problemas com essa regra ao começar. Caso você esteja se perguntando, há três razões para essa regra: 1. Incentiva as pessoas a não correrem casualmente e realmente seguirem uma rota e estratégias de speedruns. 2. Economiza tempo de nós, moderadores, que acabamos gastando gratuitamente verificando execuções de pessoas que não estão se esforçando muito. Isso ocorre especialmente devido à popularidade do jogo.”
Ambos são argumentos válidos, se formos analisar a fundo, já que, de fato, é bem mais interessante quando um runner segue as estratégias de speedruns ao se fazer uma run e que, sim, também é bem dispendioso, e isso posso afirmar como moderador de alguns jogos no site. É o trabalho de verificar runs, especialmente runs que, às vezes, demoram duas, três ou até mais que quatro horas de trabalho analítico (revisando o vídeo da run e procurando se há algum tipo de irregularidade, como cheats, cortes no vídeo, entre outras anormalidades).
Porém, há um notável contraponto nisso, pois ao tomar essa decisão, estão estipulando o que é ou não é uma speedrun, sendo que se trata de uma pergunta um pouco limitante para o cenário, já que todo runner começa com um tempo alto e com treino, conseguindo diminuir gradativamente seu PB. E, mesmo que ele não o queira fazer, ainda assim houve a intencionalidade ali de se fazer uma run, e isso, aos olhos da grande maioria, já é o suficiente para ser considerado uma speedrun. Sendo assim, essa regra, ao invés de motivar os runners a tomarem estratégias mais otimizadas, acaba desestimulando o grande público que não quer ou não tem tempo para levar a sua run ao estado máximo de otimização.
Na questão do segundo argumento dos moderadores, entra o simples fato de que a moderação não é e não deveria ser um time fechado de runners super selecionados e inertes às mudanças. Na realidade, a moderação geral do site recomenda que sempre que a moderação (de uma página de um game) necessitar de mais pessoas, outros runners podem entrar ao time de moderadores a fim de ajudarem a verificar as runs que foram submetidas à verificação. Existem, inclusive, exemplos práticos de leaderboards mais populares e competitivas que as de RE4, como a de Super Mario World, e essa pauta nunca foi levantada pela comunidade do jogo mais famoso do bigode, para SNES, que apesar de apresentar runs mais curtas como a categoria 11 saídas, também traz categorias com tempo de execução bem maior, como é o caso da 96 saídas, Lunar Dragon, entre outras categorias.
Outro exemplo prático que podemos ter é o da leaderboard de Super Mario 64. Um dos jogos mais jogados do speedrun.com, contendo nada mais, nada menos que 33.579 runs submetidas no site, e mais de 6.000 players ativos. Se pegarmos o mesmo comparativo utilizado na leaderboard de RE4, notaremos que existe uma diferença de tempo muito maior entre o recordista mundial da categoria e o último colocado, sendo essa de praticamente 15h, notavelmente muito mais tempo de diferença que os 30m de YossyHop para o WR de RE4, o que denota uma clara contradição. Confira:
Imagem retirada do Speedrun.com, mostrando o top 3 da categoria 120 Stars de Super Mario 64. Weegee lidera a tabela com um tempo de 1h 37m e 35 segundos.
Nessa segunda imagem estão os três runners mais lentos da mesma leaderboard e categoria de Super Mario 64. Andrick11 contém o maior tempo de speedrun das 120 Stars com um PB de 16h 32m e 42 segundos. O que notamos, portanto, é que o argumento de salvar o tempo dos moderadores não se aplica em um site que não exige um currículo prévio de ninguém que modera as páginas dos jogos. São apenas runners da mesma comunidade, interessados em ajudar no que podem. Mesmo estando a 542 tempos do recordista mundial, Andrick11 ainda teve e mantém seu tempo no Speedruns.com, o que, querendo ou não, em algum nível, já é sim motivo de orgulho.
Para os que ainda torcem o nariz para essa última afirmação, pense consigo mesmo quantas horas foram gastas pra você coletar as 120 estrelas de Super Mario 64 a última vez que jogou (sem saber estratégias de Speedruns). Claro que não queremos com isso, afirmar que os tempos competitivos não têm seu devido valor, pois são eles que trazem novas pessoas para o cenário e otimizam a comunidade como um todo. Mas também desmerecer alguém por não conseguir ou não querer fazer um tempo extremamente baixo, fazendo com que seu recorde seja removido do único site de notável relevância na área, é também por deveras elitista e exclusivista, e isso, em qualquer área que seja, sempre é prejudicial para o próprio cenário.
O fim da novela
A massiva repercussão negativa fez com que muitos pedissem a remoção dos moderadores do game, sendo que esses, por sua vez, voltaram atrás de sua decisão, publicando uma nota geral no Discord da comunidade. Confira a nota:
Tradução: Dada a reação massiva e recente que nossa nova regra, sobre a rejeição de runs consideradas muito lentas, provocou, decidimos dar um passo atrás, remover a regra e verificar novamente todas as execuções que esta regra causou. Discutimos o assunto detalhadamente com Starsmiley e o administrador de todo o site Speedrun.com e chegamos à conclusão mencionada. Estimamos que deva levar cerca de 30m para restaurar todas as runs. Vale a pena mencionar que vimos uma quantidade significativa de insultos, assédio e piadas passivo-agressivas em geral contra o time de moderadores como resultado desse problema, que não tem absolutamente nenhum espaço nessa nem em outra qualquer comunidade, não importa quão grande seja nosso erro ou não, toxicidade deste calibre garantirá exclusões de mensagens e potencialmente banimentos.
A única exceção que faremos sobre a questão das exclusão das runs são sobre aquelas que mostram evidências CLARAS e irrefutáveis de que o runner não tentou concluir o jogo rapidamente, como em runs onde há coleta de documentos no jogo, assistir cutscenes que você deveria pular, parar de jogar sem nem ao menos pausar o jogo etc. Esses tipos de runs serão rejeitadas, conforme aprovado pelas regras de todo o site da SRC (Speedrun.com). Lamentamos os inconvenientes e continuaremos trabalhando duro para melhorar, como sempre fizemos.
Até o dia da publicação desse artigo, as regras da leaderboard de RE4 se mantêm como estavam antes de toda essa repercussão, mostrando que a comunidade se fez ouvir e mudou os rumos que a leaderboard havia tomado.
Comentários
Um aprendizado para toda a comunidade, e uma vitória fruto da união e comoção de todos ao perceberem que a situação estava sendo injusta… Assim, nas próximas, devemos ser mais abertos ao público com mudanças tão drásticas a regras, por exemplo! Amei a matéria, parabéns!
Obrigado pelo carinho, Bulbassarah