Sony é processada em £5 bilhões por preços abusivos na PS Store
A ação coletiva foi aberta no ano passado, em nome de quase 9 milhões de pessoas do Reino Unido
Em agosto de 2022, uma ação em nome de quase 9 milhões de pessoas no Reino Unido foi movida contra a Sony, alegando que a companhia usa sua plataforma de games para cobrar preços abusivos na PS Store. O responsável pelo processo, Alex Neill, afirmou que em seis anos os consumidores tiveram que pagar em torno de £5 bilhões.
Na última terça-feira (21), um tribunal especializado em concorrência do Reino Unido deu prosseguimento ao caso para ir a julgamento, se perder a Sony terá que pagar em torno de US$6,27 bilhões.
Sony é acusada de cobrar preços excessivos na PS Store
A companhia japonesa tentou impedir o processo, mas não conseguiu, os advogados declararam que o caso era “falho do início ao fim” e ainda disseram que deveria ser arquivado. O representante da ação coletiva, Neill, disse em comunicado que é apenas o primeiro passo para que os consumidores recebam de volta o que lhes foi tirado.
“Este é o primeiro passo para garantir que os consumidores recebam de volta o que lhes é devido como resultado da violação da lei pela Sony. A lealdade dos jogadores de PlayStation tem sido aproveitada pela Sony, que há anos cobra preços excessivos. É significativo que o tribunal da concorrência tenha reconhecido que a Sony deve explicar as suas ações ordenando-as a julgamento. Com esta ação, procuramos pôr fim a esta conduta ilegal e garantir que os clientes sejam compensados.”
A ação inclui as pessoas que moram (ou moraram) no Reino Unido e que compraram qualquer produto da PlayStation Store entre agosto de 2016 a agosto de 2022.
Dessa forma, se o processo for bem-sucedido, cada consumidor terá direito a receber entre £67 e £562 em danos morais, mais juros. No entanto, o caso pode levar anos a fio para ser concluído, então não veremos o desfecho desse processo tão cedo.
Via: VGC
Comentários
Empresa é tudo igual. Apenas quer ver o lucro.