Games

Sony diz “aprender com os erros” e seguirá com live service

Mudança de foco foi "menos suave" do que Sony esperava, mas "algum progresso" foi feito

07.08.2025 às 13:18

Os live service games foram uma aposta forte da Sony nos últimos anos, e isso teve seu peso. Concord pagou um preço alto por isso, custando seu cancelamento.

Embora o sabor seja mais amargo do que doce, a empresa japonesa disse, em sessão de perguntas e respostas dos últimos resultados financeiros divulgados oficialmente, que “vai aprender com os erros” e que “algum progresso foi feito”, ajustando sua tática para os jogos como serviço no futuro.

Sony e os jogos como serviço: turbulência

Lin Tao, CFO da Sony, respondeu a uma questão sobre os planos da Sony com os live service games. “Ano passado Concord [foi encerrado] e neste ano Marathon foi adiado, então algumas notícias negativas têm saído. Mas se olharmos os últimos 5 anos, os live service games praticamente não existiam na PlayStation Studios. Temos Helldivers 2, MLB The Show e Gran Turismo 7, além de Destiny 2, então temos esses quatro jogos como serviço contribuindo em vendas e lucros de forma estável”, explicou.

Concord Sony

Imagem: Flow Games/Thais Bassani

O executivo revelou que esses jogos foram responsáveis por cerca de 40% da receita de jogos first-party no último trimestre. “Em termos de transformação, ela não está acontecendo totalmente suave, mas de uma perspectiva de longo prazo, se você olhar as alterações nos últimos cinco anos, verá que, definitivamente, houve mudança. (…) Reconhecemos que há muitos problemas, então devemos aprender as lições desses erros e nos certificar de introduzir conteúdo de live service onda há menos desperdício”, pontuou.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, a Sony cancelou alguns projetos de live service em desenvolvimento, incluindo iniciativas de estúdios como Bluepoint (de Demon’s Souls) e Bend Studio (de Days Gone). Segundo o jornalista Jason Schreier, conhecido por obter informações privilegiadas de fontes da indústria, o jogo da Bluepoint era um God of War no formato de serviço.

Fairgame$, outra aposta da Sony, foi internamente adiado para 2026 e está cercado de dúvidas, tal como Marathon, da Bungie.

Via VGC

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários