Games

NVIDIA Mega Geometry melhora performance e diminui uso de VRAM

O novo recurso da NVIDIA, o RTX Mega Geometry, já está disponível no novo driver e vemos Alan Wake 2 se beneficiando bastante

01.02.2025 às 17:00

Com a chegada da linha de placas de vídeo GeForce RTX 50 da NVIDIA, vimos algumas tecnologias novas desembarcando junto, como o DLSS 4 e o Mega Geometry, uma forma de lidar com BVH (estruturas de geometria) em agrupamentos que, na teoria, consegue melhorar a performance em jogos com ray tracing.

Apesar de ser algo muito recente, um vídeo do canal Compusemble revelou o recurso funcionando na prática com Alan Wake 2, que ganhou 13% de performance e reduziu o uso de VRAM. Venha ver!

Alan Wake 2 - 1440p tudo no máximo e sem Ray Tracing (PC vs PS5 Pro)

Imagem: reprodução

RTX Mega Geometry da NVIDIA melhora a performance de jogos

No vídeo compartilhado pelo canal Compusemble, vemos Alan Wake 2 rodando em uma GeForce RTX 4090 de duas maneiras: uma com a novidade do RTX Mega Geometry e a outra sem. Apesar de ser uma tecnologia pensada já para os núcleos de ray tracing da série RTX 50, vemos que até a linha 40 se beneficia. Confira:

Como você pode notar, tanto em DLAA (resolução de supersampling acima da nativa) quando no DLSS Qualidade, ambos os testes mostraram o mesmo resultado: cerca de 13% de ganho em desempenho.

O que chama atenção também é o menor uso de VRAM quando o RTX Mega Geometry está ativo: em alguns momentos, o uso é reduzido em mais de 1 GB de VRAM da RTX 4090. Se os ganhos continuarem dessa maneira, a tecnologia pode ser uma grande aliada para o calcanhar de Aquiles da NVIDIA que hoje é oferecer placas de vídeo com menor quantidade de VRAM que a concorrência.

RTX Mega Geometry

Imagem: Compusemble/YouTube

Novamente, o RTX Mega Geometry deveria, na teoria, ser ainda melhor em placas GeForce RTX 50 da linha Blackwell, que possuem núcleos de ray tracing melhores, mas teremos que esperar novos testes para ver na prática.

RTX Mega Geometry

Imagem: Compusemble/YouTube

Além de trazer a tecnologia, os novos drivers também apresentaram melhorias no modelo de IA: agora, você pode forçar o uso do modelo Transformer, substituindo o antigo CNN, para aprimoramentos na qualidade de imagem, ghosting e resolução de ruídos no ray tracing – o driver já está disponível para download.

Fonte: via WCCFTech

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários