Review: Rocket Knight Adventure Re-Sparked é mais uma boa coleção
Rocket Knight Adventures Re-Sparked reúne 3 games do mascote da Konami em sólido pacote
rovavelmente a maioria dos leitores do portal e assinantes do canal do Flow Games nunca ouviram falar em Sparkster ou no Rocket Knight, mas isso é uma pena, pois eram jogos de plataforma e ação muito criativos lançados no Mega Drive e Super Nintendo.
Para ajudar uma nova geração a conhecer os games, a Konami lançou a coleção Rocket Knight Adventures Re-Sparked, que reúne o jogo original de Mega Drive, a sua sequência direta, e o Sparkster de SNES, que é completamente diferente da versão para o console da SEGA.
Com direito a uma extensa galeria de arte (gravada em detalhes no vídeo abaixo) repleta de artes conceituais, caixinhas e player de músicas, um novo modo boss rush, e filtros de imagem para calibrar a sua jogatina, esse é mais um pacote que vale a pena conhecer.
Rocket Knight Adventures Re-Sparked é magia 16 bits
Para quem nunca jogou os games originais, o seu maior diferencial é que, apesar de ser mais uma aventura sidescroller de plataforma protagonizada por um mascote que fica entre o fofo e o radical, o seu foguete acoplado nas costas da armadura gera um ritmo único para a ação.
Segurando o botão de ataque (ou esperando alguns segundos para a recarga automática a partida do jogo 2), o mascote é arremessado velozmente até a direção que você apontar, o que serve tanto para deslocamento como para desferir poderosos ataques em quem tiver o azar de estar no caminho.
É um ótimo loop de gameplay, especialmente no primeiro game, o melhor de todos, mas outro charme é que volta e meia as fases mudam de gênero e envolvem lutas entre robôs gigantes ou sequências de tiro ao melhor estilo navinha shmup. Você dificilmente se sentirá fazendo a mesma coisa duas vezes.
Infelizmente, no Rocket Knight Adventures 2 de Mega Drive as fases ganham um design muito mais obtuso, críptico e lento, com rotas alternativas e pequenos labirintos em detrimento da ação veloz lateral linear. Então mesmo os belos gráficos não impedem uma queda grande de qualidade.
No SNES, Sparkster se sai um pouco melhor, parecendo um apanhadão entre as melhores ideias dos dois jogos de Mega Drive e dono de uma trilha sonora soberba. Ou seja, entre altos e baixos, todos os três games merecem ser jogados em sua plenitude, até porque não vai demorar muito mais do que 4 horas até fechar todos eles.
Rocket Knight Adventures Re-Sparked faz o esperado de uma coletânea moderna
Retrato de sua época, os jogos que integram Rocket Knight Adventures Re-Sparked possuem dificuldade elevada, mas a turma mais casual vai gostar de saber que agora você pode, a qualquer momento, rebobinar alguns segundos para corrigir os seus tropeços com apenas um clique.
Da mesma forma, é possível usar um slot de save state por jogo quando bem entender, o que uma mão na roda. Outras melhorias de qualidade de vida incluem a possibilidade de esticar a tela ou mudar as suas proporções de acordo com o que achar melhor, completando a tela com molduras legais bem ilustradas.
No que diz respeito a filtros de imagem, o pacote de Rocket Knight Adventures Re-Sparked deixa a desejar e só existe um básico filtro de CRT. Ao menos você pode esticar a sua diversão nas versões de PlayStation perseguindo um troféu de platina relativamente fácil e rápido de pegar.
Essa é uma coletânea que promete coisas muito básicas e, sem surpresa, as entrega de forma competente. Entusiastas da geração 16 bits certamente vão se divertir bastante com Rocket Knight Adventures Re-Sparked, mas a Capcom ainda continua sendo referência no que diz respeito a fazer belos pacotes retrô cheios de extras.
Rocket Knight Adventures Re-Sparked
Publisher: Konami
Desenvolvedora: Limited Run Games Inc.
Plataformas: PC, Switch, PS5, PS4
Lançamento: 11/06/2024
Tempo de review: 6 horas
A onda de coletâneas retrô continua firme e forte, agora oferecendo uma chance de revisitar de forma competente Rocket Knight Adventures 1, 2, e Sparkster. Uma boa aula de história
Prós
- 3 jogos interessantes em um só pacote
- Belo museu com artes, caixinhas e manuais
- A trilha sonora continua excelente
Contras
- Poucos filtros de imagem disponíveis
- Sparkster de Mega Drive não envelheceu bem
Comentários