
Review: Travellers Rest é divertido e relaxante jogo de gerenciamento
Travellers Rest traz a experiência de gerenciar uma taverna, unindo à fórmula viciante dos simuladores de fazenda
Imagem: Epic Games
os últimos anos, os jogos de simulação e gerenciamento têm se mostrado cada vez mais populares. Travellers Rest foi um dos que me chamou a atenção ao apresentar uma fórmula a lá Stardew Valley.
Lançado em acesso antecipado em 2020, o game desenvolvido pela Isolated Games traz uma proposta que mistura gerenciamento e simulação com temática medieval. O Flow Games recebeu uma chave dos desenvolvedores para testar Travellers Rest e conta a seguir o que achou da experiência nesse review. Confira abaixo!
Se torne o melhor taverneiro do reino
Com um visual charmoso em pixel-art, começamos Travellers Rest com uma pequena introdução de um viajante que nos conta uma história sobre o reino de Rilia e acaba nos convencendo a comprar uma taverna abandonada.
De fato, iniciamos a jogatina com uma missão desafiadora pela frente: ser o melhor taverneiro do reino. E para isso temos que devolver os dias de glória a um lugar bem decaído, sujo e que esta há anos sem receber um cliente. O jogo dá uma singela ferramenta de criação de personagem – mas sem muitas opções.
Mesmo para quem nunca jogou um game do gênero, Travellers Rest oferece uma jogabilidade bem simples. Ao entrar na taverna, conhecemos uma gatinha fantasma chamada Mai, que nos passa todo o conhecimento básico para utilizar e produzir as ferramentas, cozinhar os pratos e preparar as bebidas.

Imagem: Flow Games/ Thais Bassani
Uma das coisas que me chamou a atenção foi em relação ao preparo da cerveja, pois ela deve ser submetida a um processo de envelhecimento antes de ser comercializada, para que o sabor e a qualidade fiquem melhores – e assim deixar os clientes mais satisfeitos. Mas, a dica é tentar produzir uma boa quantidade, pois esse processo é um pouco demorado.
De modo geral, as tarefas não são tão difíceis, mas trabalhosos. Você terá que administrar todo o recinto. Desde a decoração e limpeza, até na preparação dos alimentos – além de servir todos os clientes durante o serviço.
Iniciando os trabalhos
Existe uma variedade considerável de pratos, cervejas, destilados – junto com legumes, vegetais, frutas e temperos. A gameplay é similar ao de jogos de fazendinha pela quantidade de coisas que você pode plantar e até pescar.
Sim, em Travellers Rest você pode ter a sua própria plantação para ficar mais fácil de obter os produtos. Inclusive montar seu próprio celeiro e galinheiro para cultivar vacas, galinhas e porcos para conseguir os recursos desses animais.
No início, visitamos o centro da cidade para conseguir alguns itens. Tudo o que você precisar para a sua taverna poderá encontrar lá, mercado, açougue, loja de decoração, ferreiro e mais.

Imagem: Flow Games/ Thais Bassani
Então, não hesite em dar um pulo no centro sempre que necessitar de algo específico. Além disso, as tarefas vão ficando mais leves ao longo do jogo. Pois, há como contratar funcionários para otimizar o trabalho duro.
Entretanto, me surpreendi com a possibilidade de expandir a taverna e construir quartos para servir de hospedagem para clientes. O que, de certa forma, torna o negócio ainda lucrativo e aumenta consequentemente as responsabilidades.
Boas avaliações é a chave para uma taverna de sucesso
É claro que para se tornar o melhor taverneiro do reino, você terá que surpreender seus clientes e preparar pratos bem gostosos para ganhar a melhor avaliação.
Mas, infelizmente, notei que subir o nível da taverna é um pouco complicado, ao menos no começo. Isso porque o cliente deixa uma avaliação que pode ser positiva ou negativa ao sair do restaurante. Então, a barra de reputação da taverna oscila muito, tornando um pouco difícil evoluir de nível.


Por isso, é importante investir na decoração, em pratos variados e na limpeza do lugar. O jogo permite que você fabrique diversos móveis e itens decorativos para surpreender e chamar a atenção dos clientes positivamente.
Além disso, a preparação de alguns pratos e itens necessários podem levar mais tempo que outros para serem produzidos. Por isso, a dica é sempre ter uma variedade de pratos e ter uma quantidade considerável para servir os clientes e não faltar.
Exploração meio limitada e conversas com NPCs deixam a desejar
Infelizmente, Travellers Rest não possui tantos lugares para explorar. A gameplay, de fato, gira em torno de revitalizar e gerenciar a taverna. O centro, alguns locais ao redor da taverna e uma caverna com um portal mágico, são os lugares que podemos visitar. Pois, claramente, nota-se que há outras áreas ainda em desenvolvimento.
Outro ponto que achei que deixou um pouco a desejar, foram as conversas com NPCs. Com todos que conversei, a impressão que deu é de que eram apenas caixas de texto ambulantes com personagens pouco carismáticos sem nenhuma chance de ter algum tipo de relacionamento.
E aqui devo dizer, diferente de Stardew Valley, Travellers Rest não integra um sistema de relacionamento. Então, não espere casamentos, nem mesmo fazer amizades por aqui. Quem sabe no futuro?

Imagem: Flow Games/ Thais Bassani
Quando iniciamos nossa aventura em Travellers Rest, fica meio subentendido que você vai enfrentar a Sociedade dos Taverneiros. Mas, depois do tutorial. Senti falta de mais conteúdos de história. Pois, infelizmente, nada acontece e só resta o objetivo principal: evoluir a taverna.
Por se tratar de um acesso antecipado, tudo é possível. Então, não sei quais os planos dos desenvolvedores quanto a essa parte, mas seria interessante uma história de fundo atrelado ao gameplay para manter a atenção dos jogadores.
Pois, com a missão de apenas melhorar a taverna, alguns podem acabar se cansando da jogabilidade.
Modo multiplayer e ótima localização PT-BR
Como já mencionei várias vezes, o trabalho em Travellers Rest pode ser desafiador. Entretanto, os devs adicionaram o modo multiplayer que permite que até 3 jogadores entrem na aventura, para tornar as coisas um pouco mais leves.
Até porque não há nada melhor do que podermos embarca na aventura na companhia dos amigos, não é mesmo? Assim, ao invés de contratar mais funcionários, vocês podem juntos trabalhar nas melhorias da taverna.

Imagem: Flow Games/ Thais Bassani
Além disso, a localização PT-BR é ótima. Todos os diálogos e descrição dos itens estão tudo traduzido corretamente para o português. Dessa forma, os jogadores que não possuem tanto conhecimento no inglês, podem embarcar na jogatina sem problemas.
Travellers Rest vale a pena?
Travellers Rest traz a viciante fórmula de gerenciamento misturado a um gameplay simples, relaxante e divertido. Por ainda estar no acesso antecipado, os jogadores podem sentir falta de alguns detalhes como um mapa geral para se localizar, modo história e uma interação mais consistente com os NPCs do jogo.
Entretanto, o visual pixelizado contribui para a atmosfera aconchegante do game e atrair ainda mais jogadores. Embora necessite de algumas melhorias, Travellers Rest tem tudo para se tornar uma ótima opção do gênero. Mal posso esperar para quando a versão completa for lançada.

Travellers Rest
Publisher: Isolated Games, IndieArk
Desenvolvedora: Isolated Games
Plataformas: PC
Lançamento: 28/07/2020
Tempo de review: 7 horas
Travellers Rest traz a fórmula viciante dos simuladores de fazenda em um gerenciador de taverna divertido e relaxante, mas que ainda peca em alguns pontos
Prós
- Visual pixel-art bonito
- Boa variedade de pratos e bebidas
- Gameplay simples e viciante
- Localização PT-BR
Contras
- Interação com NPCs deixa a desejar
- Poucos locais para explorar
- Falta de um mapa para se localizar
- Mais conteúdos de história
Comentários