
Review: Razer Huntsman V3 Pro TKL é um ótimo teclado gamer
Com switches ópticos e funções que fazem a diferença, o Razer Huntsman V3 Pro TKL é um teclado ideal para jogadores competitivos
Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Razer é uma das empresas mais tradicionais no meio de periféricos voltado para os jogadores. Um dos seus produtos de maior destaque atual é o Huntsman V3 Pro TKL, um voltado para jogadores de esports ou que procuram ser mais competitivos enquanto tem bastante conforto.
O Flow Games recebeu uma unidade do Razer Huntsman V3 Pro TKL para review e, após jogar muito com ele e até redigir inúmeros textos, conta o que achou. Confira!
Design e acabamento
O Flow Games recebeu o Huntsman V3 Pro TKL na cor preta que impressiona pela sua qualidade nos materiais utilizados no acabamento. Para começar, a sua base em alumínio imita um pouco o aço escovado e traz uma sensação de durabilidade que, honestamente, não via há tempo em outros teclados premium que testei.
Ao ser um modelo TKL, nós não temos por aqui o teclado numérico e o teclado se mostra bem portátil para ser levado de um lugar para o outro. Apesar do formato mais compacto, a Razer também acerta aqui ao não deixar as teclas muito coladas umas das outras, mas algumas funções precisam ser acessadas pelas teclas “F” em conjunto com a tecla “Fn”.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
As keycaps do Huntsman V3 Pro TKL são em PBT e contam com a diferença de serem texturizadas. Segundo a Razer, isso faz com que as teclas não fiquem brilhantes e permitem um grau superior de durabilidade.
Honestamente, ao usar o teclado pela primeira vez, eu estranhei um pouco essa textura que parece agarrar levemente nas pontas dos dedos. Eu até me acostumei rápido com essa sensação, mas admito que um formato liso ainda é mais natural.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Além das teclas tradicionais, o Razer Huntsman V3 Pro TKL conta com alguns botões para fazer o controle de mídia e para a criação de macros. Inclusive, um pouco abaixo destes botões também está um pequeno painel em que é possível conferir quais configurações e funções estão sendo utilizadas.

Imagem: Alvaro Neto/ Flow Games
Já um ponto negativo a ser ressaltado aqui é que este modelo não é hot swappable, ou seja, não é possível fazer a troca de seus switches. A Razer, vale lembrar, oferece uma boa garantia em relação a durabilidade dos switches empregados neste modelo, mas é sempre bom o dono do teclado ter esse recurso para possíveis manutenções.
Algo que também vem presente no kit do Razer Huntsman V3 Pro TKL é um suporte para o descanso dos pulsos. Ele é atachado de forma magnética e cumpre bem o seu papel de ajudar os jogadores durante aquelas jogatinas prolongadas.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Na sua parte de baixo, o teclado traz pezinhos com dois níveis de ajustes que, na prática, significa que ele pode ser utilizado em três alturas diferentes. Outro ponto a ser notado é que o cabo do teclado é do tipo USB-C e removível.
A experiência de digitar com o Razer Huntsman V3 Pro TKL
O Razer Huntsman V3 Pro TKL foi o primeiro teclado com switches ópticos que tive a chance de testar, antes pude testar inúmeros modelos com os tradicionais switches mecânicos. Aqui a experiência é diferente e já adianto que agrada, mas pode requerer um pouco de adaptação.
No começo, eu notei que comparado com outros teclados mecânicos, o Razer Huntsman V3 Pro TKL requer um pouco mais de esforço para que suas teclas sejam pressionadas. Por exemplo, comparado com um switch vermelho, você sentirá que é pouco mais pesado apertar a teclado do Razer Huntsman V3 Pro TKL até o fim.
Esse esforço não é nada exagerado e nem chega a cansar mais por isso ou coisa do tipo. De toda a forma, acostumado com teclados mecânicos de switch vermelho há anos, eu senti a sensação de digitação mais pesada no Razer Huntsman V3 Pro TKL com os switches analógicos Gen-2 e demorei alguns dias até me acostumar para usá-lo tanto em jogos quanto para redigir textos.

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games
Também é preciso lembrar que por podermos definir o nível de ativação das teclas, o que ajuda nessa sensação de peso extra ao poder, praticamente, só encostar o dedo para acioná-las, mas falarei mais disto na parte do software do teclado.
Como havia dito anteriormente, as teclas em doubleshot PBT texturizadas também dão uma experiência diferente na hora de digitar, mas que é fácil de se acostumar. Um outro ponto negativo no Huntsman V3 Pro TKL é que, até o momento, a Razer não possui um modelo dele ABNT2, ou seja, ficamos sem o Ç por enquanto.
Ao utilizar o teclado por mais de 7 horas por dia na frente do computador, eu não senti nenhum tipo de cansaço ou dor nos pulsos, mesmo sem utilizar o descanso magnético de forma contínua. Em relação ao barulho, o Huntsman V3 Pro TKL emite sons mais altos que switches vermelhos e amarelos, mas não chega nem perto do que escutamos em switches azuis.
Mais um ponto em que a Razer acerta neste modelo TKL é em não agrupar muitas funções para uma mesma tecla. Dessa forma, não é preciso fazer muitas combinações já que temos botões, como Insert, Home e Del, dedicados.
Funções que fazem a diferença e vão além do básico
Enquanto teclados mecânicos, em sua maioria, se restringem a algumas funções simples, o Huntsman V3 Pro TKL se diferencia neste quesito ao ser gerenciado com o Razer Synapse, que pode ativar suas principais funções.
A função Razer Snap Tap, por exemplo, permite que os jogadores, principalmente de FPS, se movimentem para os lados sem soltar uma das teclas, sendo que em um teclado comum seu personagem ficaria imóvel ao realizar tal ação. Apesar da sua utilidade, vale notar que essa função pode resultar em banimento em alguns jogos.

Imagem: reprodução
Ao ter switches ópticos, algo que também pode ser modificado no Huntsman V3 Pro TKL é o nível de pressão aplicado para que uma tecla tenha o seu comando registrado. Isso é interessante tanto para deixar tudo sensível como para evitar toques acidentais, sendo que também possibilita usar o teclado praticamente como um controle com analógicos.

Imagem: reprodução
Já o Rapid Trigger faz com que o ponto em que o switch resetaria seu movimento seja zerado, o que permite utilizar uma mesma tecla mais vezes repetidamente de forma mais fácil.
Além de todas essas funções mais específicas, o Razer Synapse ainda permite que a criação de macros e personalizar o uso de certas teclas. Não menos importante, o aplicativo ainda permite que perfis sejam salvos para facilitar o uso no dia a dia em diferentes jogos e aplicações.
Já para controlar a parte de iluminação do teclado é necessário fazer a instalação do Razer Chroma. Enquanto o aplicativo funciona bem e dá uma boa liberdade criativa, o contra mesmo consiste no fato de ter que instalar dois aplicativos para poder controlar o teclado por completo.
Preço e disponibilidade
O Razer Huntsman V3 Pro TKL pode ser encontrado no Brasil através da loja oficial da Razer na Amazon por R$ 2.300.
Razer Huntsman V3 Pro TKL vale a pena?
O Razer Huntsman V3 Pro TKL é um teclado que logo já se destaca com um acabamento premium e que chama a atenção pelo visual. Não somente isso, todos os materiais utilizados nele são de qualidade e dão a sensação de que estamos diante de um produto resistente.
Enquanto o teclado pode se provar bem confortável para digitar, eu admito que precisei de alguns dias para me acostumar a ele, seja devido a textura de suas teclas ou a sensação de um pouco mais de peso para apertá-las.
Mas o ponto de maior destaque no Razer Huntsman V3 Pro TKL está em suas funções voltadas para o público gamer e que fazem mesmo a diferença na hora de jogar. Além de poder definir o nível exigido de pressão para ativar uma tecla, recursos como o Razer Snap Tap e o Rapid Trigger são ótimos diferenciais.

Razer Huntsman V3 Pro TKL
O Razer Huntsman V3 Pro TKL traz um acabamento de ponta e ainda agrada com suas funções para deixar os jogadores mais competitivos
Prós
- Acabamento realmente premium
- Funções que fazer a diferença na hora de jogar
- RGB completamente personalizável
- Suporte confortável para descanso do pulso
Contras
- Adaptação ao teclado pode levar dias
- Switches não são hot swappable
- Programa para controlar iluminação é separado do resto
Comentários