Review: Naruto x Boruto Connections faz o básico e recicla fórmula
O novo Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections serve para celebrar a franquia, mas será que consegue? Veja nosso review
franquia Naruto Ultimate Ninja Storm (agora chamada de Naruto x Boruto para celebrar o anime que deu sequência) já está no mercado há um bom tempo – realmente bastante tempo, datando dos primórdios do Xbox 360 e PS3.
E, para celebrar o aniversário do anime e da franquia, um novo jogo, Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections, chega para os fãs. Mas será que a fórmula ainda dá conta do recado?
Honestamente, o meu parâmetro para jogos de luta de anime não é muito alto: acreditem se quiser, mas eu sou um dos advogados de Jump Force. Se o elenco e a proposta são legais, não há mal em ter um game comemorativo para agradar à base de fãs casual. Entretanto, tudo tem limite e a série Storms está chegando (ou chegou) ao dela.
Confira a nossa análise completa!
Modo história insosso, mas História Especial dá um caldo
Se você já jogou algum Naruto x Boruto (ou Naruto Ultimate Ninja Storm), já deve saber o que esperar no “Modo História” apresentado: uma recapitulação bem resumida de eventos do anime. Entretanto, como a obra já acabou e há uma quantidade colossal de conteúdo, a equipe se vê em uma corda bamba do que representar e o que deixar de fora.
No fim, a sensação é o que você espera de um jogo mediano: capítulos bem espaçados entre si e uma narrativa pouco coerente. Se você já conhece a trama de cabo a rabo, acaba servindo como uma forma de relembrar eventos e jogar as batalhas mais icônicas, mas passa longe de ser um bom resumo para novatos.
Entretanto, é compreensível, dado a quantidade de arcos que Naruto teve em sua saga clássica e Shippuden: não há uma forma fácil de contornar isso. Porém, o que mais desagrada é a forma como essas histórias são apresentadas em Naruto x Boruto Connections.
Basicamente, é a clássica exibição de slides estáticos. Por sorte, o game inteiro foi dublado e o excelente elenco brasileiro ajuda a dar vida às cenas, mas é uma apresentação tão ruim que, no fim, a vontade era parar e tirar alguns contras com amigos.
Todavia, no geral o que temos é o Storm Generations reciclado com algumas batalhas contra chefes e com uma apresentação muito, muito, rasa e com grandes partes do roteiro do anime faltando.
Em contrapartida, há o modo “História Especial” em Naruto x Boruto Connections, que traz um pouco mais de carinho na apresentação e uma história original de Boruto (com seus prós e contras de um enredo original).
Na trama, Boruto fica fascinado com um novo jogo em realidade virtual em que pode ser qualquer um. Mas, como você deve imaginar, esse jogo tem softwares maliciosos por trás e tem alguém com más intenções.
O modo História Especial não é de todo ruim e tem algumas cutscenes extremamente bem-feitas, mas elas são raras, espaçadas e com muita encheção de linguiça entre eventos importantes. O que acaba decepcionando é que, novamente, temos apenas uma apresentação com lutas convencionais do modo Arcade.
A ideia é trazer uma espécie de MMO, com os personagens de Boruto usando antigos personagens como avatar, mas você vai apenas realizar missões que são, em suma, batalhas do modo livre com uma roupagem levemente diferente, apresentando alguns desafios e contexto de grind para o jogo fictício.
Novamente, o clima que passa é o de uma experiência corrida e muito rasa. Você talvez não lembre, mas Naruto Ultimate Ninja Storm já teve modos de história com mundo aberto explorável, quests e até colecionáveis para buscar em Konoha. Aqui, são apenas cutscenes básicas em que os personagens de Boruto mal aparecem.
Elenco gigantesco, mas não espere grande variedade ou profundidade
Um dos grandes atrativos de Naruto x Boruto Connections é reunir o maior elenco de toda a série: se você pensar em algum personagem, ele provavelmente é jogável. Apesar de ser uma ótima ideia, a prática envolve dúzias de personagens repetidos (a quantidade de Naruto e Sasuke é gigantesca) e um grande compilado de jogos passados da série.
Mas… é inegável que o valor para o fã acaba compensando. Afinal, como não é o foco a competitividade e o balanceamento, quanto mais, melhor (e 130 personagens é um número realmente alto). A clássica porradaria franca e que diverte em uma tarde de fim de semana contra um amigo que seja igualmente tão fã quanto você do anime.
A fórmula de batalha de Naruto x Boruto Connections não é nada que já não tenhamos visto em jogos anteriores, com uma jogabilidade simplificada, combos básicos e golpes especiais, sejam finalizadores ou um ataque único do personagem.
A parte boa de Naruto x Boruto é que algumas mudanças e mecânicas mais modernas do último game dão as caras aqui, com opções de defesa mais avançadas e a possibilidade de trocar de personagem entre os combos, oferecendo uma leve (bem leve) profundidade ao gameplay.
Porém, jogar algumas horas nos mostra o problema de quantidade sobre qualidade: muitos dos personagens tem finalizadores com imagens estáticas, há personagens repetidos demais e, no geral, a diversão cansa relativamente rápido por não ter muitas opções do que fazer com um mesmo personagem.
Ao menos, algumas mecânicas são legais, como os finalizadores temáticos com personagens específicos, como um ataque em conjunto quando escolhemos toda a Equipe 7.
No online, Naruto x Boruto faz apenas o básico novamente, com conexão Peer to Peer, sem rollback netcode, mas isso não é grande novidade para games de arcade de luta. Ao menos, a Bandai tomou medidas para não frustrar jogadores quando um oponente deixa a partida.
A realidade é que a fórmula de Naruto x Boruto está cansada e a CyberConnect 2, icônica por sempre elevar a barra em jogos de anime, não fez jus à sua reputação – ou, na verdade, não teve o tempo necessário da Bandai para criar uma experiência polida. É difícil dizer por que você compraria o Connections e não o Storm 4, já que há pouquíssimas novidades.
Boa apresentação visual e excelente dublagem (mas há problemas)
Como sempre, um ponto positivo que sempre se destaca em títulos da CyberConnect 2 são os gráficos cellshading de alta qualidade. Apesar de o estilo estar um pouco parado no tempo e não haver grandes saltos entre a atual e antiga geração (além da resolução), Naruto x Boruto ainda tem sua dose de colírio aos olhos.
As cutscenes que tiveram seu tempo devido de produção são espetaculares, alguns finalizadores são bastante empolgantes e há muitos elementos visuais. Contudo, em contrapartida há muito material reutilizado e o problema das imagens estáticas, seja no modo história ou durante as lutas.
Um bônus legal de Naruto x Boruto Connections é que com o avanço de nível de personagens e acúmulo de moedas, é possível comprar peças estéticas para diversos lutadores, oferecendo a opção de personalização, uma adição legal para quem gosta de se aventurar.
Apesar dos pesares, Naruto x Boruto Connections continua encantando em sua apresentação, que agora é 100% dublada em PT-BR e tem praticamente todos os dubladores originais. Inclusive, alguns dos problemas da versão americana com mixagem de som são solucionados na versão tupiniquim.
Tivemos a chance de conversar com Gustavo Nader, diretor de dublagem do game, que nos contou como moveu montanhas para reunir o máximo do elenco original brasileiro que teve, inclusive, a participação de um dublador que ficou internado em condições gravíssimas, mas a equipe ainda conseguiu esperar sua recuperação para trazer a fidelidade que o fã merece.
O trabalho de dublagem de Naruto x Boruto Connections é um reflexo do altíssimo nível de profissionais brasileiros. Entretanto, até mesmo aqui, um aspecto que poderia passar imaculado, há problemas – mas não por culpa da direção de dublagem e sim por parte da Bandai.
É real que Naruto x Boruto Connections usa pequenos trechos dublagem por IA tanto em inglês e PT-BR (eu que capturei o vídeo)
Mas calma
Na matéria abaixo explico melhor (e talvez não seja um problema grave). Ainda falta um posicionamento da Bandai, mas hoje é feriado nos EUA pic.twitter.com/520pvom6Yt
— Vinicius Munhoz (@viniciussmunhoz) November 24, 2023
Após o game ter sido lançado, uma polêmica de uso de IA em cutscenes e bagunça nos arquivos manchou a reputação da obra. Na época, o Flow Games entrou em contato com a Bandai para esclarecimentos, que revelou ser um “problema de mixagem”. E, apesar de alguns nomes de golpes trocados e mixagem realmente terem sido corrigidos, o uso de IA persiste, mesmo meses depois.
Provavelmente, Naruto x Boruto Connections usou alguns “placeholders” (arquivos temporários) nos diálogos, mas eles não foram substituídos pelo arquivo final. E, infelizmente, mesmo agora, o problema persiste.
Naruto x Boruto Connections: vale a pena?
Naruto X Boruto Connections acaba caindo, no final, para dois tipos de jogadores: àqueles que nunca jogaram a franquia Storm (ou faz realmente muito tempo que estão por fora) e aos fãs que tem acompanhado religiosamente. Se você é o segundo, não sei bem se esse é o jogo para você.
Por mais estranho que pareça dizer que, justamente ao fã que mais acompanha, talvez não seja o título ideal, tudo se resume ao conceito novamente: Naruto x Boruto não parece tanto uma celebração, mas uma amálgama de tudo que a Bandai produziu no passado, processado e misturado em um pacote único.
É difícil responder à pergunta de “por que comprar essa nova coletânea no lugar de um título antigo?”. Afinal, a maior parte do material é reaproveitado e, o modo história completo, que poderia ser um diferencial, é muito básico e não faz jus à qualidade que o fã espera. As adições não valem o preço cheio.
Porém, apesar de Naruto x Boruto Connections ser um grande caça-níqueis que reaproveita quase tudo que já vimos antes, é inegável o valor de uma diversão de bobeira com amigos com um anime querido às vezes é tudo o que precisamos. Mas, talvez, seja melhor esperar uma bela promoção.
Talvez esse seja o momento para refletir que a franquia Ultimate Ninja Storm já deu o que tinha que dar e está na hora de trazer algo novo à mesa, seja com um estilo de luta repaginado, algo nos moldes do excelente Dragon Ball Z Kakarot ou até fazer uma pausa. Ou, ao menos, entregar a qualidade que o fã merece.
Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections
Publisher: Bandai Namco
Desenvolvedora: CyberConnect 2
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC
Lançamento: 16/02/2023
Tempo de review: 15 horas
Naruto x Boruto Ninja Storm Connections até oferece uma dose de fanservice, mas não traz nada que os demais títulos já não tenham feito igual ou melhor
Prós
- Boa apresentação visual
- Dublagem brasileira muito boa
- Mais de 130 personagens jogáveis
Contras
- Sistema de luta raso e reciclado
- Modo história extremamente simples
- História Especial merecia mais atenção
- Problemas na mixagem do som e até uso de IA
Comentários