Review: Gigabyte GS27QC alia boa qualidade de imagem e funções
O Gigabyte GS27QC é um monitor gamer que surpreende com suas boas características e preço acessível. Veja o review!
Os monitores gamers são parte essencial para uma boa experiência dos jogadores no seu horário favorito, principalmente para aqueles que buscam ser mais competitivos. A Gigabyte possui algumas opções interessantes voltadas para este público, como é o caso do GS27QC.
O Flow Games recebeu uma unidade do Gigabyte GS27QC e, após usá-lo por algumas semanas para trabalhar e jogar, conta o que achou neste review. Confira!
Design e acabamento
Diferentemente de alguns outros modelos gamer, o monitor Gigabyte GS27QC preza por um visual mais sóbrio sem fazer apelo a luzes ou traços muito futuristas, algo que deixa em evidência sua curvatura 1500R.
Enquanto as bordas da tela são bem finas, a sua espessura acaba sendo um pouco maior. O seu botão de ligar, que também é usado para navegar pelos menus, fica localizado na parte de baixo e pode ser movido para os lados para acessar qualquer função com agilidade, algo que considero positivo e bem funcional.
Uma crítica a ser realizada nesta parte do acabamento fica para o LED que indica que o monitor está ligado. Ele está localizado praticamente ao lado do botão de ligar/navegar nos menus, mas fica bem escondido e sua luz não é o forte o suficiente para notar que o produto está ligado nem mesmo em um ambiente escuro.
Outra questão importante a ser abordada é que o Gigabyte GS27QC tem uma base que o deixa bem firme e também permite o ajuste do ângulo de inclinação. Do lado negativo, a sua base não permite realizar um ajuste de altura.
Todas as conexões do Gigabyte GS27QC ficam localizadas em sua parte traseira em um local de fácil acesso. São estas as conexões:
- 2 portas HDMI 2.0
- 1 porta DisplayPort 1.4
- 1 saída P2
O modelo recebido pelo Flow Games do monitor Gigabyte GS27QC estava sem um acessório que os deixa preso a sua base. Esse item, vale notar, ajuda a deixar os cabos mais escondidos.
Gigabyte GS27QC traz boa qualidade de imagem
O Gigabyte GS27QC é um monitor de 27 polegadas curvo com um painel VA, resolução QHD (2560 x 1440 pixels), taxa de atualização de 165 Hz ou 170 Hz com overclock e tempo de respostas de 1 ms.
Com a resolução 1440p em um modelo de 27 polegadas, o Gigabyte GS27QC oferece uma boa densidade por pixels, o que resulta em imagens bem definidas. Mesmo com um painel VA, as cores, em sua maioria, se apresentam bem vivas e o nível de contraste é excelente.
Os tons de preto, por outro lado, não são tão perfeitos como poderiam, mas não tive problemas ao jogar alguns títulos mais escuros, como nesta cena abaixo em Ghost of Tsushima e no Indiana Jones e o Grande Círculo.
Mais um ponto positivo a ser ressaltado é que, mesmo em um ambiente bem iluminado, reflexos não foram um problema.
Ainda para a questão da imagem, o monitor conta com suporte ao HDR, que se comportou bem durante os testes. Além dele, o AMD FreeSync Premium também marca presença e funcionou bem, mas com um pequeno detalhe a ser ressaltado.
Nos testes realizados com uma placa da NVIDIA, o FreeSync Premium funcionou somente com um cabo DisplayPort. Quando um cabo HDMI era utilizado, o recurso para ativar o “modo compatível com G-Sync” não aparecia no painel de controle da NVIDIA.
A curvatura com o raio 1500R do Gigabyte GS27QC é algo que facilitou o meu ângulo de visão neste modelo, evitando aqueles movimentos bruscos de olhar para o lado para enxergar algo. Apesar disso, o ângulo de visão para quem não está de frente para o monitor é um pouco prejudicado.
Recursos extras do Gigabyte GS27QC
O Gigabyte GS27QC vem com um sistema próprio que traz algumas funções bem interessantes. A mais tradicional, claro, é a Crosshair, que adiciona a famosa “mira virtual fixa” para ajudar na hora de jogar um jogo de tiro. O recurso funciona exatamente como o esperado e vem com 4 estilos disponíveis, mas vale notar que todos possuem a cor verde claro, que nem sempre pode ser a mais visível.
Um recurso que também marca presença é o Aim Stabilizer que promete diminuir o motion blur e outros elementos para ajudar os jogadores na hora de mirar em jogos de tiro.
Honestamente, eu admito que não sou um jogador assíduo de FPS e que, talvez por esse motivo, não tenha notado muitas diferenças na prática ao atiar o recurso. Para o Aim Stabilizer funcionar, vale notar que o jogo precisa estar rodando com a taxa de atualização acima dos 65 Hz e sem o AMD FreeSync Premium ativado.
Além destes recursos mais diferenciados, o Gigabyte GS27QC ainda traz configurações de imagens pré-definidas para certos tipos de jogo e uma função para reduzir a emissão de luz azul.
Preço e disponibilidade
O monitor o Gigabyte GS27QC já se encontra à venda no Brasil com preços que variam entre R$ 1.399 até 1.649.
Gigabyte GS27QC vale a pena?
O Gigabyte GS27QC até traz um acabamento simples, mas na parte da imagem, que é o que realmente importa, ele entrega tudo o que se espera dele. As cores, mesmo para um painel VA, se apresentam vivas, sua densidade de pixels é ótima e reflexos não são um problema.
Além dessas qualidades, o preço do monitor que está sendo praticado no momento dessa matéria o destaca como uma opção interessante e acessível, principalmente para quem ser mais competitivo em jogos online.
Gigabyte GS27QC
O Gigabyte GS27QC se provou nos testes ser um monitor gamer com um preço acessível e boa qualidade de imagem
Prós
- Boa qualidade de imagem
- Funções realmente úteis para jogadores
- Preço acessível para especificações do modelo
Contras
- Base não permite realizar ajuste de altura
Comentários