Reviews

Review: Galaxy Z Fold7 é simplesmente incrível

O Galaxy Z Fold7 conseguiu evoluir ainda mais que o seu antecessor e não erra em quase nada. Confira o review!

14.08.2025 às 17:04

No fim de julho, a Samsung anunciou a chegada oficial do Galaxy Z Fold7 ao Brasil. O celular dobrável da sul-coreana trouxe muitas novidades, que incluem até as mesmas câmeras vistas no Galaxy S25 Ultra e o aclamado processador Snapdragon Elite.

O Flow Games recebeu uma unidade do Galaxy Z Fold7 para testes e, após usá-lo no dia a dia para jogar, tirar fotos e muito mais, conta o que achou neste review. Confira!

Design e acabamento

A Samsung já havia modificado bastante o acabamento do Galaxy Z Fold6, mas trouxe ainda mais mudanças no Galaxy Z Fold7. A maioria delas são facilmente notáveis e representadas por acertos.

Para começar, apenas de olhar o Galaxy Z Fold7 dá para notar que ele é o celular dobrável mais fino já produzido pela Samsung com uma espessura de 8,9 mm. Para parâmetros de comparação, o Galaxy S25 Ultra, com apenas uma tela, tem 8,2 mm de espessura. Ele também está mais leve em comparação ao seu antecessor com 215 g.

Galaxy Z Fold7 - acabamento

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Na prática, essa espessura menor ajuda a deixar o celular mais discreto para ser guardado no bolso sem chamar a atenção pelo seu volume. Segurá-lo e usá-lo com apenas uma mão ficou muito mais natural, sem a necessidade de esticar dedos de maneira desconfortável.

Mesmo com todas essas mudanças para o lado positivo, um pequeno vinco ainda pode ser notado da tela do Galaxy Z Fold7. Outra mudança negativa é que as câmeras estão bem mais salientes.

Galaxy Z Fold7 - acabamento (2)

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Até entendemos que agora o celular passou a ter lentes profissionais, mas essa sua saliência chega a ser tão grande que o aparelho não fica parado reto em uma mesa de forma estável. Para contornar este problema até existem capas, incluindo oficiais, para o Galaxy Z Fold7, mas que não possuem um valor acessível.

Na parte lateral, os botões de volume e Power seguem intactos. O leitor de digitais, integrado ao botão Power, continuou rápido, mesmo que agora esteja bem menor.

Assim como o modelo do ano passado, o Galaxy Z Fold7 segue com a certificação IP48, que o torna resistente a água e poeira. Com a certificação, celular pode ficar submerso na água em até 1 metro e meio por até 30 minutos.

Por último, mas não menos importante, as duas telas do Galaxy Z Fold7 contam com a proteção Corning Gorilla Glass Ceramic 2 contra trincos e arranhões.

Tela e som

O Galaxy Z Fold7 conta com duas telas para exibir o seu conteúdo, sendo uma a de fora e as outras a dobrável, que se assemelha a um tablet. Todas as telas utilizam um display do tipo Dynamic LTPO AMOLED 2X com taxa de atualização de 120 Hz.

Como é padrão dos celulares da Samsung com esse tipo de display, tudo é bem exibido com cores vivas e um ótimo nível de definição. O nível de brilho da tela exterior chega a 2600 nits e usá-la em ambientes abertos ou com muita iluminação não traz nenhum problema.

A tela externa do Galaxy Z Fold7 aumentou em 0,2 polegadas quando comparada a do seu antecessor e tem resolução de 2184 x 1968 pixels. A mudança pode até parecer pequena, mas ela proporciona 11% de espaço a mais. Assim, digitar e usar o celular fechado ficou muito mais confortável.

Galaxy Z Fold7 - tela externa

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

A tela interna aumentou em 0,4 polegadas e as mudanças foram um pouco menores, mas ela segue sendo excelente. Ao todo, essa tela tem 8 polegadas e traz resolução de 2184 x 1968 pixels.

Galaxy Z Fold7 - tela interna

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

A única parte negativa e que ainda tem certa relação com a tela é que, diferente do seu antecessor, o Galaxy Z Fold7 não é compatível com a S Pen.

Mesmo ao estar menor, o Galaxy Z Fold7 não desaponta na parte sonora e traz um sistema de som certificado pela AKG. O som, além de ser estéreo, alcança um bom volume com graves e médios equilibrados, sendo uma boa pedida para assistir séries e filmes.

Desempenho e autonomia

Para a parte de desempenho, a exemplo dos outros anos, a Samsung colocou o que há de melhor no Galaxy Z Fold7. Essas são suas principais especificações técnicas:

  • Processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy
  • 12 ou 16 GB de memória RAM
  • 512 GB ou 1 TB de espaço para armazenamento UFS 4.0
  • Bateria de 4.400 mAh

Como não poderia ser diferente com um hardware desses, o Galaxy Z Fold7 traz performance de sobra para atividades cotidianas como navegar na internet e trocar mensagens. Em tarefas mais pesadas, como na edição de vídeos ou que fazem uso de IA, ele também não desaponta em nada, mesmo que outros apps estejam rodando em segundo plano.

O Flow Games testou o aparelho na versão com 512 de espaço para armazenamento com 12 GB de memória RAM. Essa configuração já é mais que o suficiente para qualquer atividade hoje, mas também é interessante ver que a Samsung traz uma versão mais forte do aparelho.

Nos testes sintéticos, o Galaxy Z Fold 7 registrou 9710 pontos para atividades Multi-Core e 3064 pontos em Single-Core no Geekbench 6. Isso representa um salto de performance de aproximadamente 36% em comparação com o Galaxy Z Fold6.

Para jogos, o Galaxy Z Fold7 não escorrega nem mesmo quando tudo é rodado no máximo. Nos testes em Genshin Impact e CarX Street, ambos com as configurações gráficas no máximo, a média registrada foi de 60 FPS com pequenas quedas até a casa dos 54 FPS.

Durante o teste dos jogos, é importante notar que a temperatura do aparelho quase não demonstrou alterações. Até era possível senti-lo um pouco mais quente, mas ele não chegou nem perto de ter um superaquecimento ou de chegar a apresentar uma redução de performance.

Em relação a autonomia, a Samsung manteve uma bateria de 4.400 mAh no Galaxy Z Fold7. E aqui não tivemos praticamente nenhum ganho ou perda, sendo possível usar o celular por um dia inteiro sem grandes problemas com a bateria chegando perto dos seus 15% de carga.

O carregamento completo do Galaxy Z Fold7 levou um pouco menos de 90 minutos para ser realizado. Em meia hora, entretanto, a carga foi de 0 a 53%.

Câmeras

Junto com o acabamento, a parte das câmeras passou por muitas mudanças. O Galaxy Z Fold7, basicamente, passou a contar com o mesmo conjunto encontrado no Galaxy S25 Ultra. Assim temos:

  • Lente principal wide de 200 MP com abertura f/1.7
  • Lente telegráfica de 10 MP com abertura f/2.4
  • Lente ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2
  • Lente externa para selfies de 10 MP com abertura f/2.2
  • Lente escondida sob o display para selfies de 10 MP com abertura f/2.2

A lente wide de 200 MP pode tirar fotos com três resoluções diferentes, sendo que todas oferecem um nível de detalhes bem alto e sem ruídos. Os registros vêm com cores um tanto saturadas, mas que pessoalmente me agradam, e sua qualidade é incontestável em qualquer situação independentemente da iluminação do local.

Tanto a lente ultrawide como a telegráfica trazem resultados similares ao da wide com cores bem vivas e permite um zoom óptico de 3 vezes. O nível de detalhes é bom, mas a iluminação em seus registros acaba não ficando tão boa quanto no sensor principal, que passou por uma grande evolução.

A câmera de selfies externa é capaz de realizar bons registros, mas o seu nível de detalhes ainda deixa a desejar em alguns momentos.

Galaxy Z Fold7 - Lente para selfies (2)

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Já a câmera escondida sob o display passa a contar com 10 MP e, quando comparada ao que foi visto no Galaxy Z Fold6, ela evolui bastante. Os seus resultados ainda são um pouco inferiores a da lente externa, principalmente no nível de detalhes, mas estão bem melhores do que eram no seu antecessor.

Galaxy Z Fold7 - Lente para selfies

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Sistema do Galaxy Z Fold7

O Galaxy Z Fold7 vem com o Android 16 e a interface One UI 8. Cada vez mais, a Samsung aposta em gadgets para facilitar a vida das pessoas, sendo que aqui existem acertos e erros.

Como mencionado anteriormente, uma parte negativa fica para a ausência do suporte para a Galaxy S Pen, que funcionava com o Galaxy Z Fold6. Na aparência, tirando os widgets mais visíveis, pouca coisa mudou e o resto dos aplicativos são facilmente acessíveis tanto com o celular aberto quanto fechado.

O Now Brief, que havia criticado anteriormente, melhorou bastante. Ele ainda te força a usar os aplicativos para criar uma rotina e não foi tão útil para o meu dia a dia, mas agora ele explica o que fazer para começar a entender sua rotina e te ajudar com os afazeres gerais.

Um recurso que passou por uma grande mudança foi o modo DeX, que agora está mais parecido com o que encontramos em outros Android mais convencionais. A mudança, para mim, foi positiva, uma vez que os comandos ficaram muito mais responsivos, mesmo quando o modo DeX é o sem fio.

Por último, mas não menos importante, a Samsung garante 7 anos de atualização tanto de segurança quanto para a versão do sistema. Esse continua sendo um dos grandes acertos da marca, que se destaca neste quesito.

Preço e disponibilidade

O Galaxy Z Fold7 chegou ao Brasil no final do mês de julho nas cores Azul e JetBlack com o preço sugerido de R$ 14.599 para a sua versão com 16 GB de RAM e 1 TB de espaço para armazenamento.

Galaxy Z Fold7 vale a pena?

O Galaxy Z Fold7 traz o melhor acabamento que eu já tive a chance de experimentar em um celular dobrável. A suas câmeras podem até estar bem salientes, mas isso não chega a fazer tanta diferença no fim do dia.

Para tirar fotos e gravar vídeos, o Galaxy Z Fold7 evoluiu bastante quando comparado com o seu antecessor. Não somente isso, o Snapdragon Elite for Galaxy também melhorou muito a sua performance e nem sequer esquenta muito mesmo quando exigido.

O preço do Galaxy Z Fold7, principalmente fora de promoção, ainda é bastante elevado. De toda forma, ele pode ser considerado um dos melhores aparelhos do ano, ainda mais quando comparado a outras opções de celulares dobráveis disponíveis por aqui.

Galaxy Z Fold7 - tela interna

Galaxy Z Fold7

Prós

  • Sensor da câmera principal passou por grande evolução
  • Espessura realmente mínima para um dobrável
  • Performance excelente para qualquer tarefa

Contras

  • Bateria não mudou
  • Preço elevado mesmo com tudo que oferece
Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários