Review: AMD Radeon RX 7700 XT dá show de desempenho em 1440p
A AMD Radeon RX 7700 XT se prova como uma placa excelente para quem deseja jogar com gráficos excelentes e na resolução 1440p
AMD Radeon RX 7700 XT é uma placa de vídeo lançada em 2023, que promete entregar um bom desempenho com os gráficos no alto voltada para os jogadores que utilizam as resoluções Full HD (1080p) e QuadHD (1440p).
A Gigabyte nos enviou o seu modelo da AMD Radeon RX 7700 XT para review e o Flow Games conta o que achou da placa de vídeo. Confira!
Design, acabamento e conexões
A AMD Radeon RX 7700 XT da Gigabyte possui um acabamento de ótima qualidade, sendo que ela pode ser considerada bem robusta com um comprimento de aproximadamente 30 cm.
Um dos motivos para o comprimento um pouco mais avantajado consiste no fato da placa de vídeo vir com 3 fans equipadas com a tecnologia Gigabyte Windforce. O sistema é bem eficiente na questão de temperatura (falaremos disso mais a seguir) e ainda se prova silencioso.
Assim como a maioria das outras placas de vídeo, a AMD Radeon RX 7700 XT ocupa dois slots na parte traseira do gabinete. Estas são as conexões disponíveis na placa:
- 2 saídas HDMI 2.1
- 2 saídas DisplayPort 1.4
E como um detalhe para aqueles gamers que gostam de luzes ou que ligam para algo mais na questão estética, um pequeno LED fica aceso na placa de vídeo quando o PC está ligado.
Um ponto que também me agradou bastante no modelo da Gigabyte é o seu backplate metálico. Enquanto muitas outras placas possuem esse detalhe de plástico, é notável o cuidado da marca aqui para deixar o seu produto mais refrigerado e premium.
Principais especificações da placa de vídeo
A AMD Radeon RX 7700 XT é uma placa indicada para quem vai jogar até com a resolução 1440p, mas antes de irmos para os testes de benchmark vamos rever suas principais especificações. Estas são:
- Boost Clock até 2.599 MHz e Game Clock 2.276 MHz
- 12 GB de VRAM GDDR6
- Interface de largura de BUS de 192 bit
- Clock das memórias de 18 Gbps
- 3456 Stream Processors
- Conexão PCI-E 4.0
- Fonte recomendada de 700W (conexão feita com dois conectores de 8 pinos)
Na parte das especificações, vale lembrar que a AMD Radeon RX 7700 XT é uma placa com a arquitetura RDNA3. O modelo testado pelo Flow Games vem com um pequeno overclock de fábrica, sendo que suas frequências estão dentro do padrão esperado para esta geração.
É verdade que a recomendação de uma fonte de 700W pode ser um tanto quanto elevada, mas não vejo isso como um contra. E ainda na questão de especificações é sempre interessante ver uma placa nesse perfil com 12 GB de VRAM, uma quantidade que já é praticamente exigida para dar mais estabilidade em alguns jogos.
Teste de desempenho
Antes de, finalmente, entrarmos nos detalhes de como foram os testes com a AMD Radeon RX 7700 XT também é importante notar que os testes foram feitos em um computador equipado com o processador Intel Core i9-13900K com clock padrão, 16GB de memória DDR4 em Dual-Channel, jogos instalados em SSD NVMe e uma fonte de 1000 W.
Todo o monitoramento dos dados apresentados abaixo foi feito com o programa MSI Afterburner. Já no que diz respeito a escolha dos jogos, eu optei por títulos mais recentes, que foram testados nas resoluções Full HD (1080p), Quad HD (1440p) e Ultra HD (4K).
Além de testar os jogos com todas suas configurações no máximo possível, o teste também teve a intenção de encontrar a melhor performance que a placa consegue oferecer, ou seja, uma configuração que entregue pelo menos 60 FPS utilizando todos os recursos possíveis, como o AMD FSR3 e a geração de quadros.
Em todos os jogos testados, a placa de vídeo sempre teve sua taxa de utilização ficando entre 93% e 100%. Além disso, a sua temperatura, poucas vezes, ultrapassou os 65ºC.
Feita as devidas observações, seguem os jogos testados e seus resultados:
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
Com tudo no máximo (incluindo o Ray Tracing) e o AMD FSR3 no modo qualidade ativado junto com a geração de quadros, o Marvel’s Spider-Man: Miles Morales obteve a respeitável média de 143 FPS na resolução Full HD com quedas até a casa dos 90 FPS. O frametime se manteve estável o tempo todo.
Com a mesma configuração utilizada na resolução Full HD, em Quad HD, a AMD Radeon RX 7700 XT apresentou uma média de 116 FPS. Aqui as quedas foram vistas até a casa dos 70 FPS, mas não prejudicaram a jogatina.
Em 4K, a placa de vídeo também conseguiu segurar o jogo da Sony com tudo no máximo, mas a média diminuiu para 62 FPS com quedas até 50 FPS. O título seguiu bem jogável, mas era notável que ele não estava tão fluído como nas outras configurações.
Alan Wake 2
No Alan Wake 2, sempre utilizando o AMD FSR2 no modo qualidade, a AMD Radeon RX 7700 XT sofreu um pouco mais para rodá-lo com tudo no máximo. Em Full HD e com Ray Tracing no baixo, o jogo apresentou a média de 55 FPS. Já sem o Ray Tracing, a média subiu para 92 FPS.
Em 1440p, com Ray Tracing no baixo, a média de Alan Wake 2 foi de 42 FPS. Já sem o Ray Tracing, a média foi para 83 FPS com quedas até a casa dos 70 FPS.
Em 4K com tudo no máximo, a AMD RX 7700 XT entregou uma média de 50 FPS. Enquanto com as configurações gráficas no médio, a média foi para 61 FPS com quedas até 57 FPS.
Star Wars Outlaws
Em Star Wars Outlaws, a AMD Radeon RX 7700 XT apresentou um resultado excelente. Com tudo no Ultra em Full HD e com o AMD FSR3 ativado junto com a geração de quadros, a média foi 129 FPS com algumas quedas até 115 FPS.
Já em 1440p, com a mesma configuração utilizada no Full HD, a média foi de 75 FPS. No mundo aberto algumas quedas para perto dos 60 FPS puderam ser notadas, mas nada que fosse comprometedor.
Em 4K, no Ultra, a média foi de 54 FPS, mas as quedas eram notáveis e prejudicavam um pouco a experiência. Ao mudar os gráficos para o Alto, a média saltou para 78 FPS e o título voltou a ficar com uma experiência fluída.
Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
Para os testes em Cybperpunk 2077, eu optei por jogar na região de Dogtown, da expansão Phantom Liberty, conhecida por ser mais pesada. Em Full HD com o preset RT Ultra, a média foi de 95 FPS com quedas até 72 FPS.
Já em QuadHD, também no RT Ultra, a AMD Radeon RX 7700 XT se mostrou guerreira e apresentou uma média de 74 FPS com quedas até 63 FPS, que não atrapalhavam nem mesmo nos momentos de mais ação.
Em 4K com o RT Ultra, a média foi de apenas 30 FPS. Assim, nessa resolução, a solução foi jogar com o RT baixo, o que resultou em uma média estável de 64 FPS.
Independentemente da resolução utilizada e dos bons resultados vistos acima, infelizmente, a placa não ofereceu uma qualidade jogável com os gráficos no preset Overdrive.
Dragon’s Dogma 2
Em Full HD com tudo no Alto e o AMD FSR3 ativado, a AMD Radeon RX 7700 atingiu uma média de 108 FPS, mas com quedas para a casa dos 60 FPS. As quedas eram notáveis, mas não chegavam a atrapalhar e ocorriam nas regiões mais pesadas do jogo de forma bem rápida.
Já em Quad HD, a média foi de 75 FPS, mas as quedas foram até 55 FPS, também nas regiões mais pesadas. O frametime, de forma geral, até se mostrou estável e o jogo estava bem jogável nesta qualidade.
Por fim, em 4K, a média do jogo com o Ray Tracing ativado ficou em apenas 35 FPS. Já sem o Ray Tracing, a média foi para 58 FPS e, apesar de algumas quedas, era possível jogar Dragon’s Dogma 2 sem maiores problemas.
Hogwarts Legacy
Em Hogwarts Legacy em Full HD com tudo no Ultra e Ray Tracing médio, a AMD Radeon RX 7700 XT apresentou uma média de 125 FPS. Apesar da boa média, em alguns ambientes abertos quedas até a casa dos 60 FPS.
Já em Quad HD, o resultado foi bem similar ao encontrado acima. A média ficou em 100 FPS, mas as quedas chegavam até os 50 FPS. O frametime não chegou a ficar exatamente estável, mas ainda estava aceitável.
Em 4K, para manter o Ray Tracing, foi necessário diminuir a qualidade gráfica para o Médio. Assim, a média foi de 73 FPS com quedas de até 60 FPS.
Preço e disponibilidade
Lançada em setembro de 2023, a AMD Radeon RX 7700 XT, da Gigabyte, pode ser encontrada com preços que variam entre R$ 3.199 e R$ 3.299 em diferentes lojas.
AMD Radeon RX 7700 XT vale a pena?
A AMD Radeon RX 7700 XT se mostrou uma excelente opção para rodar os jogos, quase sempre no máximo possível, com as resoluções Full HD e Quad HD. O Ray Tracing, em alguns casos, acaba sendo bem pesado para ela, mas ainda é possível jogar a maioria dos títulos com ele ativado e com uma boa qualidade.
Em 4K, que vale ressaltar que não é objetivo desta placa de vídeo, a AMD Radeon RX 7700 XT entrega resultados aceitáveis, que as vezes chegam a ser surpreendentes dependendo do jogo em questão.
Algo que me agradou nos testes foi a sua temperatura mais amena, que ficou geralmente em 60ºC e o fato de ela ser silenciosa, além das taxas de FPS consistentes e frametime bem estável.
Em relação ao preço e ao que a placa oferece, eu considero a AMD Radeon RX 7700 XT uma opção interessantíssima e aprovo a sua recomendação.
Comentários