
Retrocon 2025 foi uma grande celebração dos videogames
Confira tudo o que rolou de melhor na super feira retrô, a Retrocon 2025
Imagem: Retrocon
ntre os dias 25 a 27 de julho, São Paulo foi a capital mundial do retrogaming. Afinal de contas, estava rolando a terceira edição da nossa querida Retrocon, evento que a cada ano cresce mais e mais em público, relevância e qualidade.
Agora de casa nova, no Transamerica Expo Center, a feira reuniu mais estandes do que nunca, com lojistas, expositores e estúdios levando ao público o melhor do mundo dos retrogames.

Imagem: Retrocon
Apesar da triste ausência de Tom Kalinske, o ex-presidente da SEGA que deveria ter sido a atração principal deste ano (mas que precisou se ausentar por motivos de saúde), os organizadores mandaram muito bem ao trazer para o Brasil os compositores Yuzo Koshiro (de Streets of Rage e Shinobi) e Barry Leitch (de Top Gear), além, é claro, de uma vasta gama de youtubers brasileiros e internacionais, como os meus amigos Fiaspo, Renato Cavallera e Ed do Aperte Start, entre muitos outros.

Imagem: Thomas Schulze
Retrocon 2025 fez a alegria dos colecionadores
Como já falamos em várias ocasiões aqui no site e no canal do Flow Games, a Retrocon 2025 é uma iniciativa dos sócios Gilão, da Mr. Games, Cleber Marques, da Warpzone, e Tiozão, da Casa do Videogame.
Naturalmente, o trio também estava lá todos os dias acompanhado de suas equipes nos respectivos estandes de cada marca. Na Warpzone, o maior atrativo eram as várias revistas clássicas de videogame dividindo espaço com as novas publicações da editora. Gostei bastante de ver que o Nintendo Blast, site onde comecei minha carreira, estava lá com uma nova revista impressa, cujo review compartilho no vídeo acima.
Já na Mr. Games, novamente o Gilão brilhou com uma rica exposição de consoles e jogos, além de levar uma grande parte do catálogo da sua loja para lá, praticamente transportando a Mr. Games de Piracicaba para o Transamerica Expo Center. Se você quiser ver ainda mais do Gilão e sua turma, eles estão postando ótimos vlogs no canal Mr. Games Talk:
Da mesma forma, o Tiozão e a sua equipe também levaram vários jogos da Casa do Videogame para a Retrocon 2025, além de lançar e revelar ao público os primeiros títulos do catálogo da BUG, o seu selo próprio de jogos físicos.
Se você tiver interesse em ver como ficou essa primeira leva de lançamentos de Mega Drive, confira o unboxing em detalhes que postei no meu canal, o Aquele Cara:
A Retrocon 2025 também apostou em lojistas parceiros
Clientes de lojas como a New Gammer, Alloldgames, Player Dois Games e muito mais, encontravam uma ampla variedade de produtos nos mais diversos preços e estilos na Retrocon 2025.

Imagem: Thomas Schulze
Particularmente, gostei muito da Pereira Retrogames, loja que até então eu não conhecia, mas que rapidamente mostrou ter um quadro de funcionários muito bom, com gente trabalhadora, simpática, e que manja muito de games.
Certamente os visitarei na minha próxima visita a São Paulo, dando um pulinho para prestigiá-los na Rua Barão de Itapetininga número 275, sala 5B, além de assistir aos vídeos que eles postam em seu canal no YouTube:
Outra loja incrível foi a Number 1 Games, que já destaquei em artigo próprio aqui no site.
Ao menos do que eu pesquisei em minhas andanças pela Retrocon 2025, a impressão foi que, até mesmo por trabalharem com jogos vindos do Japão, eles conseguiam ter os melhores preços do evento. Mas de todo modo, havia opções para todos os perfis por lá.

Imagem: Thomas Schulze
Praça de alimentação e logística melhoradas
Apesar de eu não ter ido às duas primeiras Retrocon, todos com quem eu conversei e que já eram veteranos do evento estavam elogiando a nova e melhorada praça de alimentação, que tinha muito mais espaço e mesas.
De fato, mesmo no horário mais cheio do sábado, eu consegui rapidamente um lugar para comer confortavelmente um suculento Pinto Frito, a grande sensação do evento.
Claro que a comida não era barata mas, levando em conta outros eventos similares, você conseguia encontrar opções que alimentavam bem sem castigar demais as finanças. Como em uma caçada gamer, era mais uma questão de pesquisar de food truck em food truck até achar a melhor opção.
Salgado mesmo era o estacionamento do evento. Com a sua nova localização um tanto mais fora de mão, era mais inteligente usar o transporte público para chegar lá, caso fosse uma opção viável para você.
Muitas coisa para jogar e fazer
Apesar do nome, nem só de passado vive a Retrocon 2025. Lançamentos recentes e futuros games como Ninja Gaiden Ragebound e Earthion, do mestre Yuzo Koshiro, tinham estandes temáticos, enquanto a lendária SEGA levou o aclamado Metaphor ReFatanzio e, de quebra, o ainda não-lançado Shinobi, que todo mundo podia testar à vontade. Aliás, clique aqui e confira a nossa prévia.
Marca muito querida pelos brasileiros mais nostálgicos, a TecToy voltou para a Retrocon a fim de lançar o Zeenix Pro e revelar a prometida linha de acessórios do PC portátil. Eu gostei bastante do teclado mecânico em um primeiro contato, mas infelizmente eles não tinham cópias de teste para a imprensa ainda.
O que eles tinham eram estações com o Zeenix Pro, mas o time tomou uma decisão muito peculiar e optou por colocar o pesado Cyberpunk 2077 como jogo de destaque. Por um lado, a honestidade e transparência são algo a ser elogiado por ali, mas por outro, a performance do jogo estava tão pífia que é difícil recomendar o aparelho a alguém.
Com o jogo rodando em baixíssima resolução e FPS instável, as texturas e modelos de personagens estavam super serrilhadas. Com o aparelho sendo vendido a R$5.000,00 não pude deixar de pensar que o também portátil Nintendo Switch 2 custa mais barato e entrega uma experiência extremamente superior por um preço mais baixo.

Imagem: Thomas Schulze
Tive melhor sorte na ala dedicada aos pequenos expositores, cada um deles com um estande mais atrativo que o outro. Entre os principais jogos que testei por lá, gostei muito do Green Memories. Além de ser o primeiro jogo do gênero survival para GBA (!), me impressionei com o fato de que era possível atualizar a sua mídia física. Pois é, atualizar um cartucho de GBA, a que ponto a tecnologia chegou, hein?
Mas o meu prêmio de melhor jogo que teste no evento vai mesmo para o fantástico Retro Shooter, um game com pistola que traz muitos elementos de Virtua Cop, um dos meus games favoritos do SEGA Saturn.
Quem passou pelo estande do Flow Games na Retrocon 2025 também testemunhou uma programação muito legal. Além da presença dos nossos hosts apresentando o Flow Games News na sexta, no sábado fizemos uma jogatina super divertida de Mario Kart World com convidados ilustres:
Ou seja, foi um evento absolutamente inesquecível, que não deixa nada a desejar em relação aos eventos de renome internacionais.
E você, também foi na Retrocon 2025? O que achou do evento? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Comentários
O evento foi ótimo, mas era muito longe, e os preços salgados demais, mas a retrocon é show.
Retrocon sem dúvidas foi melhor evento focado em games que temos hoje, espero que possa crescer ainda com tendo mesmo cuidado que estão tendo hoje