Games

Red Dead Redemption roda em 4K no PS5 e com melhorias, mas em 30 fps

Bom, não é remaster, é port, mas tem melhorias... confuso, mas Red Dead Redemption ao menos roda melhor no PS5

17.08.2023 às 11:55

Esta quinta-feira (17) marca o lançamento de um game controverso: a versão de Red Dead Redemption chegou para o PS5 (através de retrocompatibilidade), PS4 e Switch. E, decepcionando muitos fãs, a conversão é apenas um port, ou seja, nada de remasterizar com melhorias. Bom, mais ou menos.

Apesar de não oferecer quase nenhum aprimoramento gráfico (você confere mais abaixo), parece que ao menos a resolução foi um dos elementos que a Rockstar deu uma atenção. No PS5, por exemplo, o jogo roda em 4K nativo e tem até algumas vantagens em relação ao Xbox Series X, que melhora a resolução através da emulação de retrocompatibilidade.

De acordo com o Digital Foundry, o PS4 Pro tem exatamente os mesmos parâmetros: 4K nativo, duas opções de anti-aliasing (incluindo o FSR 2), melhorias em sombras e em alguns detalhes menores. Em outras palavras, o PS5 está apenas se beneficiando ao rodar a versão do PlayStation 4 Pro.

Entretanto, vale reforçar que, apesar de o sistema de anti-serrilhamento ser o FSR 2, ele não faz nenhum upscaling de imagem, ou seja: Red Dead Redemption ainda apresenta resolução 4K nativa, com a tecnologia da AMD usando um super-sampler de resolução para mitigar serrilhados na tela.

Red Dead Redemption

Imagem: Digital Foundry

Em suma, o FSR 2 não está reconstruindo uma imagem 1080p para 4K, apenas servindo de anti-aliasing (ao usar o FXAA, que é pior, você ainda terá uma imagem 4K em Red Dead Redemption). Em contrapartida, a interface ainda tem a mesma resolução do original: 720p (isso acontece no PlayStation, Switch e Xbox).

Entretanto, a performance não viu os mesmos benefícios e o game roda apenas em 30 fps, igual ao original. Apesar de, aparentemente, ser um desempenho consistente, cutscenes têm problemas de frame pacing, com animações sofrendo ocasionalmente de tempo de renderização diferentes que criam uma apresentação com travamentos, mesmo em 30 fps.

Red Dead Redemption

Imagem: Digital Foundry

Se você ficou curioso, a versão de Switch também roda em 1080p e 30 fps, mas sem o FSR 2 e alguns detalhes piores, como as sombras.

Como Red Dead Redemption de PS5 se compara ao Xbox Series X?

Por se tratar de um relançamento e Red Dead Redemption rodar em 4K tanto no PS5 quanto no Xbox Series X, o método para chegar nessa contagem de pixels é diferente entre os dois.

No console da Sony, temos anti-aliasing melhor com o FSR 2, que evita problemas de quebra de pixels e os “pontos brilhantes” em arestas. Além disso, as sombras têm um tratamento levemente melhor em relação à versão de Xbox 360, mas o filtro de sombras não é dos melhores.

Red Dead Redemption

Imagem: Digital Foundry

No geral, o Digital Foundry apontou que o PS5 tem uma vantagem pequena em relação ao console da Microsoft, que apenas emula a versão de 360 em resoluções maiores e com filtro anisotrópico de 16x.

Além disso, o PS5 (e até o PS4, de certa forma) acaba tendo vantagens maiores em relação ao Xbox Series S que, apesar de rodar em 1440p, tem problemas bem mais aparentes nos serrilhados agressivos.

Red Dead Redemption

Imagem: Digital Foundry

Por fim, vale lembrar que apenas o relançamento de Red Dead Redemption no PS4 e Switch têm legendas em PT-BR, algo que pode ser um fator de decisão para você.

PS4 e PS4 Pro também se beneficiam do relançamento

Conforme citamos na matéria, a realidade é que o PS5 apenas se beneficia da versão do PS4 Pro: ambos são visualmente idênticos. Apesar de o console premium da Sony da geração passada ter bons resultados, o PS4 Base também traz melhorias consideráveis, usando as mesmas tecnologias.

Portanto, Red Dead Redemption também tem FSR 2 no PlayStation 4 comum, além de sombras melhoradas e até legendas em português, algo que o Xbox One carece (por lá, a versão emulada de 360 não tem benefícios na resolução e roda em 720p, sem melhorias no filtro anisotrópico).

Apesar de trazer alguns aprimoramentos gráficos, a realidade é que Red Dead Redemption está mais para um port com leves melhorias do que um remaster.

Fonte: Digital Foundry

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários