
Imagem: Sony
PS6 pode “ultrapassar os limites” de gráficos em videogames
...mas já ouvimos esse papo antes, não? De qualquer forma, novas pistas do PS6 surgem na internet!
A dura e cruel verdade é que a atual geração de consoles já está em sua segunda metade do ciclo de vida. Inevitavelmente, as marcas começam a “abrir as asinhas” para a próxima geração, da qual, é claro, o PS6 faz parte.
A AMD, parceira de longa data tanto da Sony quanto da Microsoft, está soltando aquelas frases típicas de movimentar toda uma legião de fãs ao caminho do hype. Não é exatamente um papo inédito, certo? Mas deixa expectativas para o futuro dos consoles. Confira!
PS6 quebrando barreiras
Em recente postagem no X, Jack Huynh, líder de computação e gráficos da AMD, enalteceu a longa colaboração com a Sony ao lado de Mark Cerny, arquiteto do PlayStation. Na publicação, o executivo elogiou as conquistas do “Projeto Amethyst”, um esforço mútuo entre as duas empresas com foco em “inovações de gameplay e gráficos a partir de aprendizado da máquina [IA]”.
From the same source. Two branches. One vision.
My good friend and fellow gamer @cerny and I recently reflected on our shared journey — symbolized by these two pieces of amethyst, split from the same stone.
Project Amethyst is a co-engineering effort between @PlayStation and… pic.twitter.com/De9HWV3Ub2
— Jack Huynh (@JackMHuynh) July 1, 2025
Dois objetivos primários foram traçados para essa iniciativa: a criação de uma “arquitetura otimizada especificamente para aprendizado de máquina nos games” e “desenvolver redes neurais de alta qualidade que ultrapassem os limites de gráficos de jogos em tempo real”.
O “Projeto Amethyst” foi anunciado pela Sony em dezembro de 2024, ou seja, ainda não chegamos a um ano de existência dele, o que significa que muitas lições devem ser absorvidas. O PS5 Pro está na mira das próximas melhorias com a implementação do FSR 4, a tecnologia de upscaling da AMD, da qual os consoles se beneficiam (a não ser o Switch 2, que usa o DLSS, da NVIDIA). A previsão para que a última versão do recurso seja implementada no console mais poderoso da Sony é 2026.

Imagem: Sony
“Esse é apenas o começo”, diz o líder da AMD na publicação, ressaltando o “enorme potencial que vem pela frente” para o PS6 e os videogames como um todo.
O que você pensa sobre o PS6? Esses jargões de marketing que rasgam elogios e usam superlativos já apareceram em gerações anteriores, não é mesmo? Opine aqui embaixo, no campo dedicado aos comentários!
—
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Comentários
Todo lançamento e a mesma propaganda enganosa de sempre. O PS5 era pra rodar em 8k. 4k 120fps. Se esse console conseguir rodar em 4k60fps já é um milagre. .
Com essa geração, percebemos que os caras de cima preferem mais falar do que fazer, então estou com um pé atrás com essas “promessas”.
Uma matéria incrível do Micali!
Matéria típica do Bruno Micali. Parabéns aos envolvidos.