PS5 Pro pode ter CPU “nerfada” para ser retrocompatível com PS6
Os vazamentos do PS5 Pro mostram uma GPU monstruosa, mas uma CPU quase idêntica (e isso tem a ver com retrocompatibilidade no PS6)
Durante março inteiro, vimos diversos vazamentos bem intrigantes sobre as especificações do PS5 Pro, mostrando um salto gigante na GPU e memórias mais rápidas. Entretanto, um novo vazamento desta semana revelou que a CPU deve ser bem similar. Mas por quê?
Um insider de confiança comentou nesta terça (19) que o motivo pode estar relacionado à retrocompatibilidade com o vindouro PS6. Ficou confuso? O motivo tem a ver com as velocidades de clock, mas explicamos melhor abaixo.
PS5 Pro tem CPU “pior” por causa do PS6
Assim como vimos no PS4 Pro, o PS5 Pro deve seguir o mesmo caminho: ter um grande poder de fogo na parte de processamento de vídeo, mas um salto bem modesto no processador. E, de acordo com o insider Kepler_L2 (famoso por vazamentos concretos da AMD), isso pode estar relacionado ao futuro PS6.
O rumor em questão tem a ver com o clock speed da CPU, que teria apenas 10% a mais de poder em relação a um PlayStation 5 convencional, chegando a 3.85 GHz (em comparação aos 3.5 GHz do original).
The way Sony handles BC is very complex, and it requires the new HW to run at the same or higher clock speed, even if the new HW is faster at lower clock speeds.
If they are using Zen6 dense cores for PS6, they can't target 4GHz+ for the PS5 Pro as that could break BC.
— Kepler (@Kepler_L2) March 17, 2024
Segundo Kepler_L2, isso está relacionado à retrocompatibilidade “muito complexa” do PlayStation, que requer que hardwares futuros rodem em velocidades de clock similares ou maiores ao hardware anterior. E o que isso tem a ver com o PS6?
Basicamente, se o PS6 adotar a arquitetura Zen 6, a ideia é ter mais performance com clocks menores, algo que inviabilizaria que o PS5 Pro tivesse uma CPU melhor. E, se você está se perguntando por que o PlayStation 5 Pro não pode ter outra abordagem, como mais núcleos ou cache 3D, isso implica em problemas de compatibilidade.
Diferente da GPU, que pode só oferecer mais poder de fogo, mudar a CPU implica em problemas no desenvolvimento: é quase como se fosse um novo hardware, com times tendo que otimizar seus jogos para dois sistemas distintos.
Conforme revelado pelo Digital Foundry, outro motivo por essa abordagem pode estar relacionado à distribuição de potência elétrica entre a GPU e CPU do PS5 Pro. Na prática? Isso não deve ajudar a resolver gargalos de processador e muitos jogos provavelmente não terão modo 60 fps por conta disso.
Como sempre, é válido lembrar que essas informações são rumores e não devem ser levadas como oficiais. De qualquer forma, elas estariam de acordo com o que vimos no PS4 Pro no passado, que adota uma estratégia diferente do que a Microsoft faz com o Xbox.
Fonte: via PlayStation LifeStyle
Comentários
O desnecessário Playstation 5 Pró…
Façam um vídeo e uma matéria sobre a Digital Foundry dizer que o PS6 Pro não aguenta rodar o GTA 6 em 60 FPS.
PS5 pro vai ser igual ao ps4 pro só enganar os otários não vale apena.
Nunca tive ps4 normal, só tive o pro, não posso opinar se a diferença era grande, mas posso dizer com conhecimento sobre hardware que essa melhora no desempenho faz ele rodar os jogos com mais folga, logo pode até rodar igual, mas forçando menos, isso se traduz numa durabilidade maior. Quando lançou Anthem, muitos ps4 normal deu problema de tanto que forçava por causa da má otimização, enquanto o PS4 pro sofria menos e dava menos problemas. Mas no fim, nem faz tanta diferença, compra quem tem dinheiro, eu mesmo ja não jogo faz 1 ano quase, ps5 ta la juntando poeira.
Eu acho que está na hora de ir pro pc
Tas com problemas de imagem no ps5? Eu tbm então é problema geral?