PS5 Pro deve ter parte da arquitetura RDNA 4 e melhorar ray tracing
Segundo um insider, o PS5 Pro vai ter melhorias de ray tracing e deve aproveitar mais recursos da arquitetura RDNA 4 da AMD
A nova série de placas de vídeo da AMD provavelmente chega em 2024 (RX 8000) e, junto dela, vem a arquitetura RDNA 4. O interessante é que, se um rumor estiver correto, o PS5 Pro deve ser beneficiar das novas tecnologias. Bom, ao menos em partes.
PS5 Pro deve ter ray tracing aprimorado e mais
Recentemente, o insider Kepler_L2, um dos maiores sobre vazamentos de informações da AMD, publicou em suas redes sociais algumas informações inéditas sobre a arquitetura RDNA 4, prevista para chegar na linha de GPUs RX 8000 da AMD ainda em 2024.
RDNA 3.5 + RDNA4 RT/WMMA/Data Prefetcher.
— Kepler (@Kepler_L2) July 21, 2024
Entretanto, os dados que mais interessam é que o PS5 Pro, o novo console premium da Sony com expectativas para chegar no fim de 2024, deve ser beneficiar dos avanços tecnológicos.
Segundo Kepler_L2, o PS5 Pro vai utilizar uma espécie de RDNA 3.5 + RDNA 4, ou seja, uma versão mais avançada da geração atual em conjunto com alguns componentes da próxima geração de tecnologia da AMD, como novos avanços na renderização de elementos de ray tracing.
Apesar de os vazamentos serem da RDNA 4, Kepler_L2 menciona que algumas das novidades chegarão ao videogame mais potente da Sony – o mais provável é que o console ainda utilize instruções de renderização RDNA 3.5 para a rasterização convencional, mas usufrua de métodos mais modernos e aprimorados para ray tracing.
O insider deu diversas informações sobre a nova arquitetura, mas, traduzindo o “tecniquês”, basicamente o PS5 Pro deve usufruir de métodos mais bem otimizados para rodar os games.
RDNA 3.5 + RDNA4 RT/WMMA/Data Prefetcher.
— Kepler (@Kepler_L2) July 21, 2024
Como sempre, tudo não passa de rumores por enquanto e teremos que esperar a revelação oficial do console para entender.
Fonte: Kepler_L2/Twitter
Comentários