Prince of Persia teve personagem dublado por ferramenta de texto
O novo Prince of Persia The Lost Crown veio com um problema: um dos personagens não foi dublado por um ator
Cada vez mais, vemos algumas polêmicas no universo de dublagem de jogos e até de algumas outras mídias da cultura pop: o uso de IA para dublar personagens. Esse foi o grande motivo da greve dos atores e roteiristas de Hollywood, mas o problema parece estar longe de acabar. Recentemente, Prince of Persia The Lost Crown foi o novo game a entrar nessa seara.
Segundo reportado pelo IGN americano, Kalux, um dos personagens do título, não teve uma dublagem com um ator, mas sim com uma ferramenta que converte texto em fala chamada Text-to-Speech Simulator – e, aparentemente, é utilizada por muitos streamers e criadores de conteúdo.
Dublagem de Prince of Persia foi um erro, diz Ubisoft
Apesar de não ser exatamente uma inteligência artificial, o fato não muda que um personagem de Prince of Persia The Lost Crown simplesmente não teve uma dublagem convencional. Mesmo com poucas falas, a voz de Kalux ainda tem um tom robótico e perceptível para muitos usuários.
E, para corroborar que realmente não houve um ator, a seção de créditos de Prince of Persia The Lost Crown não atribuiu nenhum dublador ao personagem Kalux. A Ubisoft reconheceu o erro e disse que esse problema aconteceu apenas na versão em inglês e somente em 8 linhas de texto (entre as mais de 12 mil gravadas).
Ao que tudo indica, tudo não passou de um erro: assim como vimos no uso de IA nos diálogos de Naruto, provavelmente o arquivo de áudio foi gerado como um “placeholder”, ou seja, um substituto temporário para servir de guia no desenvolvimento – mas isso ainda não explicaria por que Kalux não teve um dublador.
A Ubisoft prometeu corrigir o problema de Prince of Persia The Lost Crown, mas isso não vai acontecer na atualização de lançamento e deve demorar um pouco.
Fonte: via Engadget/IGN
Comentários