Portátil do Xbox? Fã literalmente cria um Xbox de mão
Cansados de esperar pelos rumores do Xbox portátil se concretizarem? Esse fã decidiu criar seu próprio Xbox “de bolso”
Já faz um bom tempo desde que ouvimos falar sobre a Microsoft considerar entrar no mercado de portáteis com a marca Xbox – afinal, o Steam Deck, ROG Ally, outros PCs portáteis e até o Switch provaram que há um mercado enorme. Entretanto, até agora não vimos isso se concretizar.
E se um fã fizesse o seu próprio Xbox portátil? Foi exatamente isso que o usuário Redherring32 fez. Entretanto, em vez de ser uma versão moderna do console (como um Xbox One ou Series), a ideia foi algo mais para o retrogaming, pegando o console original de 2001 para transformar em uma máquina menor e sem a necessidade de ter uma tomada perto.
Xbox original se transforma em portátil
Como você deve imaginar, não é um trabalho fácil transformar um console de mesa (especialmente um grande, como o Xbox original) em um videogame “de bolso” – você já vai entender. Apesar do desafio, Redherring32 conseguiu encaixar a placa-mãe original e todos os componentes (além de placa ajusta, conexão Wi-Fi 6 e uma bateria generosa).
I built a portable Xbox.
This isn't a PC handheld, it isn't emulation, this is a real motherboard from a real Xbox. It has a 9” 480p display, pure digital video/audio, 100W USB C charge and play, and I'm currently adding WiFi 6 for wireless Xbox Live functionality.Yes, really. pic.twitter.com/yK7p0vPqUn
— Redherring32 (@redherring32) October 18, 2024
Certamente, por ser uma placa grande, o usuário Redherring32 teve que fazer alguns ajustes, incluindo de cortar pedaços da placa-mãe de uma forma bem experimental, já que ninguém tentou fazer isso antes e ainda era necessário entender quais pontos poderiam ser limados para se encaixar na estrutura menor.
Todo o processo é descrito no Twitter e o usuário relata ter criado 12 diferentes tipos de PCB até que as coisas funcionassem. Apesar de não detalhar, o projeto do “Xbox portátil” utiliza uma tela de 480p e uma bateria interna com conexão de até 100W para carregamento rápido.
Como você pode ver pelas imagens, chamar de portátil é apenas pela semântica de afirmar que o console pode ser jogado fora da tomada, já que, apesar dos cortes e adaptações, ainda é um console portátil bem grande (e provavelmente pesado).
De qualquer forma, uma ideia muito interessante e uma ótima execução, especialmente por ser a primeira a tentar com um Xbox, já que, geralmente, vemos projetos desse tipo com SNES, PS2, GameCube e até o Wii.
Por fim, o usuário chegou a criar uma página do GitHub com toda a documentação do desenvolvimento do projeto. Gostaram do resultado? Será que algum dia veremos um portátil oficial da marca?
Fonte: via Tom’s Hardware
Comentários