
Imagem: PlayStation
PlayStation 6 portátil tem mais especificações vazadas
Um leaker bem confiável com acesso a documentos da AMD voltou a falar das especificações do PlayStation 6 portátil. Confira!
Nos últimos meses, os rumores do PlayStation 6 portátil esquentaram a internet. E, novamente, as especificações do portátil da internet voltaram a vazar, mas com direito a mais informações bem interessantes e até outras previsões.
PlayStation 6 portátil tem especificações vazadas
Com documentos que obteve a partir de fontes da AMD, Moore’s Law is Dead voltou a publicar um vídeo para compartilhar informações, principalmente, do PlayStation 6 portátil.
Ele começa explicando que o console possui 4 Zen 6c Cores encarregados de cuidar da parte do processamento dos jogos. Além deles, 2 Zen 6 LP Cores são destinados para cuidar das tarefas que não são para rodar os jogos, como tarefas do sistema operacional.
O Moore’s Law is Dead não soube informar de quanto seria o clock dos cores, mas ele estima que os 4 Zen 6c Cores devem operar entre 4 e 5,5 GHz ao levar em conta outros produtos da AMD. Ele não acredita que eles cheguem a operar com 7 GHz já que não são 2 nm.

Imagem: Moore’s Law is Dead
Os 4 Zen 6c Cores juntos resultam em uma GPU RDNA5 integrada com poder de 16 Compute Units com o seus clocks operando em torno de 1,20 GHz no modo portátil e em até 1,65 GHz no modo dock.
PlayStation 6 portátil deve ser melhor que Xbox ROG Ally X
Para parâmetros de comparação em relação a potência, ele explica que os ganhos na GPU até podem não parecer tão expressivos, mas a arquitetura RDNA5 pode ser até 10% mais rápida para cada Compute Unit.
Em atualização ao último documento que havia exibido, Moore’s Law is Dead diz agora que o PlayStation 6 portátil deve contar com 192-bit bus LPDDR5X em nódulo TSMC 3 nm com 135 mm.
No modo dock, o PlayStation 6 portátil deve apresentar uma performance de rasterização estimada entre 0,55x e 0,75x a do PS5, enquanto o desempenho em Ray Tracing pode ser até 1,3x a 2,6x superior.

Imagem: Moore’s Law is Dead
Ao contar com o FSR 4, o PlayStation 6 portátil deve exceder a performance do PlayStation 5. Entretanto, em jogos sem patch e sem Ray Tracing, isso não deve ocorrer.
Em comparação com o Xbox ROG Ally X, o portátil da Sony deve oferecer desempenho superior, graças aos CUs da RDNA 5 — entre 40% e 50% mais rápidos que os da RDNA 3.5 — além de contar com 60% mais largura de banda.
Quantidade de memória ainda é incerta
No vídeo, Moore’s Law is Dead não chega a revelar a quantidade de memória que o PlayStation 6 deve ter. Entretanto, para não deixar o assunto passar em branco, ele foi atrás da opinião de alguns desenvolvedores de jogos.
Um deles cita que se o portátil tiver 18 GB de memória RAM, telas de carregamento seriam necessárias para jogos com Ray Tracing e IA. Por conta disso, ele acredita que o PS6 teria que vir com um mínimo de 24 GB de RAM, sendo que 32 GB seria o necessário para ele ser verdadeiramente next-gen.

Imagem: Moore’s Law is Dead
Já a previsão de Moore’s Law is Dead, de acordo com base no que ouviu dos desenvolvedores, é de que o PlayStation 6 portátil tenha entre 24 GB e 36 GB de memória RAM para rodar os jogos da nova geração.
Moore’s Law is Dead comenta sobre preço e mais detalhes
Um ponto reforçado pelo Moore’s Law is Dead é que o PlayStation 6 portátil deve ser mesmo retrocompatível com os jogos do PlayStation 4 e PlayStation 5, mas não com os do PlayStation 3. Ele ainda teria entrada para cartão MicroSD, slot para SSD M.2, vibração háptica e uma tela touchscreen.

Imagem: Moore’s Law is Dead
Para a questão do preço, Moore’s Law is Dead ressalta aquilo que havia dito anteriormente e fez um estudo para mostrar que o portátil deve chegar com seu preço entre US$ 399 e US$ 499.
Caso se confirme esse valor, o PlayStation 6 portátil poderia chegar com o mesmo preço sugerido que o PlayStation 5 tinha em seu lançamento.
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Via: Wccftech
Comentários