Games

PlayStation 6 e portátil da Sony têm supostas especificações vazadas

Um leaker confiável revelou o que sabe sobre o PlayStation 6 e portátil da Sony com base em documento da AMD de anos atrás. Confira!

01.08.2025 às 10:39

A Sony ainda deve demorar para fazer qualquer anúncio do PlayStation 6, sendo que rumores também apontam que ela trabalha em um portátil. Enquanto nenhuma informação oficial é confirmada, um leaker famoso resolveu falar quais podem ser as configurações de ambos.

PlayStation 6 tem detalhes do hardware vazados

Em seu canal no YouTube, Moore’s Law is Dead compartilhou as configurações do PlayStation 6 a partir de alguns documentos da AMD que obteve acesso antes de 2024. Antes de revelarmos o que foi dito, vale notar que o leaker alerta que os documentos apontam que o Sony queria para o projeto há anos, mas que muita coisa pode ter mudado até agora.

Para começar, o documento menciona a possibilidade de o PlayStation 6 usar um chiplet (circuito integrado) da série Navi 5, que é mais destinada aos desktops e usada na arquitetura RDNA 3 de GPUs. O console ofereceria retrocompatibilidade com os jogos do PlayStation 4 e PlayStation 5.

A Sony teria um foco em manter seu consumo energético menor do que o do PlayStation 5, sendo o seu TBP de 160 W. O console também poderia contar com 8 núcleos Zen 6, entre 40 e 48 RDNA Compute Units e um bus de memória entre 160 bit ou 192 bit em GDDR7 com 32 GT/s.

Com essas configurações, a performance de rasterização do PlayStation 6 seria praticamente três vezes superior ao do PlayStation 5. O console pode ser ainda melhor em Ray Tracing, mas não teve os detalhes dessa parte divulgados.

Outra informação importante no documento aponta que o PlayStation 6 começaria a ser fabricado no meio de 2027 com o seu lançamento previsto para o fim do mesmo ano ou para o começo de 2028.

Já uma previsão de Moore’s Law is Dead é que o PlayStation 6 chegue com o preço de US$ 499. Para justificar essa previsão, ele menciona que a Sony não quer que ele custe mais que o PlayStation 5 Pro, mas não acredita em um lançamento por US$ 399.

PlayStation 6 portátil também apareceu no leak

Além de comentar sobre o PlayStation 6, Moore’s Law is Dead compartilhou o que viu anos atrás sobre o PlayStation portátil nos documentos da AMD. O portátil deve usar um chip monolítico de 3 nm, sendo que isso também foi verificado em um documento mais recente.

Assim como o PlayStation 6, o portátil também deve oferecer retrocompatibilidade com os jogos do PS4 e PS5. Além de trazer uma tela touchscreen, espera-se que o dispositivo tenha entrada para cartão MicroSD, slot para SSD M.2, vibração háptica e uma porta USB-C com suporte para saída de vídeo.

O PlayStation 6 portátil deve trazer 4 núcleos Zen 6c, 12 a 20 RDNA Compute Units, 128-bit de bus de memória em LPDDR5X-7500+, sendo o seu TBP de 15 W. A sua performance de rasterização deve ser 0,5x superior ao do PlayStation 5 e ainda melhor em Ray Tracing.

Uma observação adicionada por Moore’s Law is Dead é que o Canis, codinome do PlayStation 6 portátil, deve superar o Xbox Ally X em performance, mas ele não deve ser encarado como um “sinônimo de potência”. Para esse ponto, ele lembra que a Sony está trabalhando ativamente em modos de “Economia de Energia” até mesmo no PlayStation 5.

O PlayStation 6 portátil também estaria previsto para ter seu processo de fabricação iniciado no meio de 2027 e com o lançamento previsto entre fim de 2027 e começo de 2028.O Moore’s Law is Dead não deu uma previsão sua para o preço do portátil.

Via: Wccftech e Insider-Gaming

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários