Phils Spencer revela motivo para Starfield rodar em 30 fps no Xbox
Segundo o chefão do Xbox, Starfield rodar em 30 fps é proposital e ele explicou o motivo
No último domingo (11), os fãs ficaram animados e, ao mesmo tempo, decepcionados com Starfield: apesar de trazer diversos detalhes empolgantes, uma das novidades é que o game vai rodar somente em 30 fps no Xbox Series X|S. Contudo, existe uma explicação.
Além de Todd Howard dizer que travar em 30 fps se trata de uma medida para evitar quedas bruscas de desempenho durante a campanha, Phil Spencer também divulgou um pouco mais de detalhes em uma entrevista ao canal Giant Bomb.
Xbox chief Phil Spencer on Starfield being 30fps on Xbox Series X/S. “It’s a creative choice. We obviously have games that are running at 4K/60 on the platform. It’s not a platform issue, it’s a creative decision.” /via GiantBomb Nite 3: https://t.co/Jnq4Lc7a8R pic.twitter.com/PgiylH7qjj
— Tom Warren (@tomwarren) June 12, 2023
Por que Starfield roda em apenas 30 fps no Xbox?
De acordo com Phil Spencer, trata-se de uma “escolha criativa” da Bethesda. Mas calma, antes de sair tirando conclusões, é necessário entender um pouco mais sobre o que o executivo disse com essa colocação.
O gameplay é ótimo. Sem querer entrar em um assunto nerd técnico, mas há tempo de renderização por frame e as equipes podem tentar ir no caminho ‘horizontal’ ou meio que ‘se aprofundar em cada frame’ e eu acho que isso é uma escolha criativa. Nós obviamente temos jogos rodando em 4K e 60 fps, ou até 120 fps, é uma decisão criativa. Eu confio na Bethesda e confio no que estou jogando”
Em outras palavras, Starfield parece ser um jogo ambicioso e a equipe decidiu gastar recursos computacionais em outras coisas que não sejam performance em 60 fps, essa foi a “escolha criativa”.
Durante a apresentação do game do último Direct vimos, por exemplo, que Starfield terá um sistema de iluminação global dinâmico, que ajusta todos os efeitos de luz de acordo com a hora do dia (algo bem pesado para o hardware quando aplicado como GI).
Apesar de ser um palpite, o título pode estar com gargalos na CPU para atingir uma taxa de quadro por segundos mais alta (algo que muitos jornalistas citaram na internet), já que, dessa vez, parece que apenas reduzir a resolução não foi o suficiente.
Em entrevista ao IGN, Todd Howard disse que Starfield está sim rodando muito bem acima de 30 fps, mas que, dependendo da situação, com efeitos na tela ou outros elementos que consumam bastante desempenho, a performance pode cair.
Por conta disso, a equipe decidiu trancar o desempenho em 30 fps. É justamente isso que Phil Spencer se refere ao “caminho horizontal ou aprofundado de cada frame”: oferecer tecnologias e elementos visuais mais impressionantes em troca de performance.
Mas você pode se perguntar: mas não bastaria ter um modo nos consoles em que esses efeitos gráficos são desativados e podemos ter os tão almejados 60 fps? Bom, tecnicamente, sim, mas essa não é a escolha da Bethesda.
Segundo Howard, ter os efeitos gráficos faz parte da visão artística que, para a Bethesda, é imprescindível para o aproveitamento da experiência. E, nesta parte, entra a “escolha criativa” que Spencer citou.
Por fim, o executivo concluiu:
Eu não quero que jogar na plataforma se transforme em um exercício de matemática. Sabe, algo como ‘se a trilha sonora não tiver um número X de músicas’ ou o jogo não alcança Y. E eu não quero dizer que performance ou resolução não impactam o que você joga, mas não penso que queremos que isso se torne algo obrigatório. Acho que queremos dar as ferramentas criativas para [os devs] tomarem as melhores decisões e o jogo vai ser o precisar ser. Eu não quero forçar especificações em cada game antes de eles começarem [o desenvolvimento]”
Starfield chega no dia 6 de setembro para Xbox Series X|S e PC.
Comentários
Os textos devem ser revisados antes da postagem por 2 pessoas. Nas partes de tradução das partes em inglês hà vários erros de síntese. Parece que foi apenas colocado no Google tradutor e colado sem nem uma correção a ou revisão.
Só reforço que é uma crítica para melhoria das postagem