Review: Episode Aigis traz mais de um dos melhores jogos do ano
Persona 3 Reload Episode Aigis é uma expansão muito boa para quem amou o JRPG
uem acompanha o portal do Flow Games já deve estar bem ciente do quanto eu gostei de P3R — mas, caso você tenha chegado agora ou precise de uma colinha, há boas dicas no meu review do jogo base, na entrevista que fiz com o produtor geral Kazuhisa Wada, e na minha prévia de Persona 3 Reload Episode Aigis.
Então ter a oportunidade de voltar a esse universo tão cativante com o lançamento da DLC inspirada em The Answer (o epílogo protagonizado pela Aigis criado originalmente para Persona 3 FES, um relançamento melhorado do Persona 3 de PS2) foi um presente e tanto, como tentarei explicar na análise completa a seguir.
Vale a pena ficar preso em Persona 3 Reload Episode Aigis
Se você tiver um gosto parecido com o meu, provavelmente terminou as 65-80 horas de campanha do Persona 3 Reload emocionado e com todos aqueles personagens gravados no coração. Por si só, isso já torna bem atraente a ideia de passar mais um tempo com eles após os eventos climáticos do jogo base.
Como o nome Persona 3 Reload Episode Aigis já deixa bem claro, dessa vez o protagonismo fica com a nossa andróide favorita, enquanto os antigos membros do grupo atuam como personagens de apoio para o seu grupo, que ainda tem a novata Metis como uma adição e tanto no time.
Ainda é majoritariamente a mesma história do PS2, com retoques aqui e ali, algumas surpresinhas e modernidades, e toda uma repaginada estética e musical, exatamente como era de se esperar. O jogo está ótimo de controlar e não deixa nada a desejar quando comparado ao ritmo do moderno Persona 5 Royal, então se você jogou as aventuras dos Phantom Thieves e ficou com gostinho de quero mais, eu recomendo fortemente migrar direto para Persona 3 Reload Episode Aigis e jogar toda essa jornada de uma vez.
Há uma nova cinemática de abertura (veja mais acima) extremamente bem animada, excelente atuações tanto em inglês como em japonês ao longo de todos os diálogos, retratos de personagem e modelos coerentes com o visual de P5, e a volta dos menus mais estilosos que você encontrará em qualquer jogo da geração.
Na trama de Persona 3 Reload Episode Aigis, nossos jovens aventureiros se vêem presos no dia 31 de março, que se repete sem parar. Sem entregar maiores spoilers sobre o jogo anterior e a DLC, a sua única forma de retornar à normalidade é acompanhar Metis e superar o Abismo do Tempo, uma espécie de novo Tártaro… ou talvez uma série de pequenos Tártaros conectados, para uma comparação mais precisa?
Levando o combate de P3R ao limite
Se você for encarar a jornada de Persona 3 Reload Episode Aigis, é bom que você goste dos sistemas de combate e exploração do jogo base, pois ele te dará muito mais disso do que narrativa em si (ainda que eu goste bastante da história como ela é). No Abismo do Tempo, há várias portas que levam a dungeons temáticas que você precisa desbravar um andar por vez.
Na versão de PS2, as lutas eram bem mais difíceis que as do jogo base, e isso também acontece em Reload, guardadas todas as proporções entre cada geração. Eu, pelo menos, achei Reload substancialmente mais fácil que os jogos antigos, mesmo jogando no Hard. Episode Aigis, por sua vez, também é mais fácil que o antigo The Answer, mas muito mais desafiador do que a campanha sem grandes sustos do remake.
Já nas primeiras 2:30h você talvez pene um pouquinho, já que demora até ter acesso às primeiras lojas com itens, e para piorar o seu grupo fica bem desfalcado por um tempo. Achou pouco? Pois todos os personagens tiveram o seu nível reduzido e ficaram com Personas mais fracas, então você vai precisar fundir tudo de novo na Velvet Room.
Com isso, você precisará ser bem estratégico para vencer. Pelo menos todos os teletransportes dos andares funcionam como checkpoints, então você volta e meia poderá voltar ao hub, salvar o seu progresso e se reestocar bem antes de seguir para mais um round contra as hordas de Sombras em seu caminho.
Demora entre 20 a 30 horas (a depender do seu estilo de jogo e nível de dificuldade escolhido) para ver tudo o que Persona 3 Reload Episode Aigis tem a oferecer, e esse tempo passa voando. Particularmente, adorei a trilha sonora da expansão, que para mim está em um páreo duro contra Final Fantasy 7 Rebirth disputando o prêmio de melhor trilha sonora de 2024. Confira uma palhinha no canal oficial da Atlus:
Veredito
Como eu já tinha dito no review do jogo base, é realmente uma pena, mas o maior problema real de Persona 3 Reload Episode Aigis não tem nada a ver com a obra em si, excelente, mas sim com a forma como a SEGA e a Atlus decidiram disponibilizá-la ao público, cobrando por fora por uma expansão que já fazia parte do pacote em Persona 3 FES.
Talvez R$ 187,90 não seja lá o preço mais convidativo do mundo por 30 horas de gameplay (e mais um punhado de trajes e músicas extra), mas pelo menos os assinantes do Xbox Game Pass podem pegar o conteúdo sem custos adicionais. No fim das contas, diz muito sobre a excelência de Persona 3 Reload Episode Aigis que o seu único ponto mais negativo seja fruto das decisões de executivos, e não parte do design do jogo em si, que segue, mais do que nunca, como um dos mais fortes candidatos a GOTY 2024.
E você, está ansioso para jogar Persona 3 Reload Episode Aigis? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Persona 3 Reload Episode Aigis DLC
Publisher: Atlus
Desenvolvedora: P-Studio
Plataformas: PC, PS5, PS4, Xbox Series X/S e Xbox One
Lançamento: 10/09/2024
Tempo de review: 30 horas
Persona 3 Reload Episode Aigis te dá mais uma dose de um dos melhores jogos de 2024, só que agora mais focado no combate linear e em dar um belo epílogo à narrativa.
Prós
- É mais Persona 3 Reload, um dos grandes jogos do ano!
- Mais músicas novas e retrabalhadas com esmero
- Lutas desafiadoras e instigantes
- Dublagem de excelência, e localização idem
Contras
- Poderia ser parte do pacote original de cara
- Foco excessivo nos combates pode cansar
Comentários