
Imagem: Nintendo
Patentes da Nintendo podem afetar muitos jogos (incluindo Palworld)
O processo da Nintendo contra Palworld continua, mas uma nova patente pode prejudicar muitos outros jogos
A batalha legal da Nintendo contra a Pocketpair, de Palworld, continua, mas novas patentes publicadas pela companhia podem afetar dezenas (ou centenas) de jogos no futuro. Descobertas pelo site GamesFray, as novas patentes da Nintendo foram publicadas recenemente e podem impactar até mesmo games que não se inspiram em Pokémon.

Imagem: Pocketpair
Nova patente da Nintendo descreve mecânica muito utilizada
Publicadas no USPTO (United States Patent and Trademark Office) nesta semana e na semana passa pela Nintendo, a patente nº 12.409.387 e a nº 12.403.39 descrevem mecânicas bem abrangentes e que podem ter base legal para infração de direitos autorais em muitos jogos.
A primeira delas envolve invocar objetos aéreos e embarcar ou desembarcar deles, referenciando como jogadores podem invocar pokémon e usá-los para se locomoverem pelo mapa (embora a descrição diga “objetos” e não criaturas).

Imagem: USPTO (Reprodução)
Já a segunda descreve a opção de invocar um segundo sub-personagem em tela e realizar comandos, como lutar contra outros inimigos (seja por comandos ou de forma automática). Por mais que seja uma mecânica clássica de Pokémon, muitos outros games utilizam esse sistema patenteado pela Nintendo.
E, para esclarecer algumas dúvidas, essas patentes já foram aprovadas pelo órgão americano e não sofreram contestações ou objeções: em outras palavras, elas já estão vigentes e a Nintendo pode acionar a justiça por quebra de direitos caso algum título utilize as mecânicas que descrevemos.


Como apontado pelo site Windows Central, jogos como Diablo (só lembrar de classes como o Necromante), Warcraft, Elden Ring (com as Cinzas Espirituais) e qualquer RPG que uma classe consiga invocar companheiros possuem esse tipo de mecânica – que, pelo jeito, agora pertence à Nintendo.
Essa não é a primeira vez que a empresa japonesa cria patentes polêmicas, já que na época de Tears of the Kingdom dezenas de patentes foram registradas e que poderiam causar problemas para outras desenvolvedoras.
Entretanto, isso não quer dizer que necessariamente a Nintendo vai processar jogos que utilizem as patentes registradas, mas isso certamente dá respaldo legal para que a companhia aja contra jogos que utilizem essas mecânicas.
Fonte: via Windows Central
Comentários