Os 7 destaques da BlizzCon 2023 (incluindo um MUITO inesperado!)
Em seu retorno ao formato presencial, a BlizzCon trouxe um bocado de surpresas ao público – dentro e fora dos games; veja as melhores
esde 2019 a BlizzCon já não era realizada em seu tradicional formato presencial. Por uma série de fatores – da pandemia até investigações internas pesadas –, a Blizzard acabou colocando em pausa o encontro que reunia fãs de todo o mundo em Anaheim, na Califórnia, para celebrar as franquias da casa e anunciar uma série de novidades para seus jogos.
Tudo se acertou, no entanto, para que em 2023 a feira retornasse em grande estilo e num momento bem diferente para a companhia. Nos últimos tempos, o estúdio não só colecionou sucessos importantes sob o seu guarda-chuva, como também passou a contar com novas lideranças em suas principais IPs e, agora, faz oficialmente parte do conglomerado Microsoft.
Juntando tudo isso, era inevitável que as expectativas para a BlizzCon 2023 fossem altíssimas – para dizer o mínimo. Felizmente, parece que a Blizzard conseguiu entregar tanto boas novidades relacionadas às suas jogatinas, quanto surpresas realmente inesperadas ao público que visitou o Anaheim Convention Center no último final de semana.
O Flow Games, é claro, esteve pessoalmente por lá e conta aqui para você quais foram os 7 grandes destaques da BlizzCon 2023 – com direito a algo bem fora do script.
Eu ouvi 6 lâminas?! Esta matéria faz parte da nossa cobertura da BlizzCon, um oferecimento da Dr. Jones.
Os 7 destaques da BlizzCon 2023
Antes de mais nada, um aviso:
- Se você quer uma listagem simples, direta e completa de tudo que rolou na feira este ano, basta conferir a matéria da nossa querida redatora Thais Bassani aqui neste link do portal. No formato resumão, a nota compila trailers, títulos e datas de tudo que foi anunciado na cerimônia de abertura da BlizzCon.
Por outro lado, quem quer mergulhar um pouco mais nas novidades apresentadas pela Blizzard, saber nossa opinião sincera sobre o que realmente foi imperdível por lá ou ir além do que foi mostrado em cima dos palcos está no lugar certo.
Afinal, a equipe do Flow Games fez a cobertura presencial do evento, sentiu o calor do público a cada revelação do estúdio, gravou imagens de bastidores exclusivas e, de quebra, se deparou com algumas movimentações interessantes pelos pavilhões do centro de convenções de Anaheim. Por isso, confira os nossos 7 destaques da BlizzCon 2023:
1) Peraí… aquele ali é o Phil Spencer?
É claro que não dá para abrir uma lista das coisas mais impactantes e surpreendentes da BlizzCon deste ano sem mencionar a aparição do chefão dos games da Microsoft por lá. Após um discurso emocionado, o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, disse que chamaria ao palco um colega seu de longa data. Esse cara, é claro, era ninguém menos do que Phil Spencer.
O simpático XboxP3 – como é conhecido no Twitter – revelou que essa era a primeira vez que pisava na feira, contou que está viciado em Diablo 4 e disse que a energia que emana do público (e que ele sentia muito fortemente na BlizzCon) é um dos motivos pelos quais a MS e o Xbox fazem jogos.
Apesar de ter sido um discurso protocolar, no sentido de não revelar muito de como será o futuro da Blizz sob as asas da Microsoft ou fazer anúncios bombásticos, a presença do executivo foi bastante simbólica ao se tornar a primeira grande aproximação pública das marcas após a oficialização da compra da Activision Blizzard. O que será que vem por aí, hein?
2) Diablo 4 trazendo uma classe inédita (de verdade!)
Toda a apresentação de Diablo 4 no painel de abertura da BlizzCon 2023 seria digna dessa seleção de destaques se não fosse um motivo triste, mas simples: boa parte do conteúdo referente à primeira grande expansão do RPG de ação acabou indo parar na internet graças a dataminers.
O leak, é claro, não desmerece as melhorias absurdas que o jogo anda recebendo na Temporada de Sangue, não impede o hype para a chegada da 3ª season do game e, nem de longe, acaba com as expectativas sobre Receptáculo do Ódio – o título em português para Vessel of Hatred –, mas impede que os anúncios tenham o mesmo peso planejado.
Felizmente, sobrou um mistério para a Blizzard na expansão que chega a Diablo 4 no final de 2024: a classe inédita que será introduzida à jogatina. Pois é, nada de Amazona, Cruzado, Bruxo, Paladino ou Cavaleiro Sangrento (Diablo Immortal) no horizonte do novo Diablo. O estúdio garantiu que se trata de um herói nunca visto na franquia, mas não se aprofundou no assunto, prometendo novidades para o meio do ano que vem. Difícil é aguentar até lá…
3) Mglrmglmglmgl
Não, o título do terceiro lugar desta lista não foi fruto de um gato passeando em cima do nosso teclado: trata-se de uma frase icônica dos murlocs que significa “os deuses murlocs nos abençoaram”. E o que isso tem a ver com o evento? Simplesmente tudo, meu caro amigo.
Isso porque os murlocs não são apenas uma das criaturas mais icônicas e queridas pelos jogadores de World of Warcraft, como também representam muito do que a BlizzCon significa para os fãs da franquia Warcraft como um todo e da Blizzard.
Nascida de forma espontânea dentro da comunidade de jogadores, a Marcha dos Murlocs se tornou um dos momentos mais icônicos da feira, reunindo visitantes fantasiados das ininteligíveis criaturinhas em uma passeata divertida (e barulhenta) pelo Anaheim Convention Center.
Não demorou para que mais gente se juntasse à brincadeira e que a organização do evento precisasse dar um apoio extra à atividade. O resultado? Na BlizzCon 2023, a marcha uniu centenas de murlocs de mentirinha e assumiu proporções gigantescas em uma das demonstrações mais orgânicas do amor que o público tem pela Blizzard e suas criações. Pesquisando aqui o preço da roupa de murloc para o próximo ano, sem compromisso.
4) World of Warcraft à la MCU
Pois é, muita gente esperava que a volta de Chris Metzen, um dos cocriadores de Warcraft, ao MMORPG mais popular do mundo fosse resultar em algo diferente, significativo e provocante ao universo de World of Warcraft. Zero pessoas suspeitavam, porém, que o veterano da Blizzard fosse subir ao palco da BlizzCon vestindo um manto similar ao de Kevin Feige.
Enquanto o chefão do Marvel Studios já é conhecido por ir a convenções mundo afora e comparecer a conferências da própria Disney para desenhar o futuro dos super-heróis na cultura pop com uma batelada de anúncios de filmes, série e fases, Metzen fez sua estreia como porta-voz de uma megassaga ao revelar não uma, nem duas, mas sim 3 expansões de WoW de uma só vez.
Composta por World of Warcraft: A Guerra Interior, Meia-Noite e O Último Titã, a chamada Saga Alma do Universo se inicia em 2024 e promete marcar um novo ponto na história de quase 30 anos da franquia Warcraft. Se depender da empolgação do pessoal durante o anúncio desses pacotes de conteúdo, dá para dizer que o bom e velho WoW ainda tem muita lenha para queimar.
Um fato curioso? Num papo informal com Ion Hazzikostas, diretor do jogo, algumas horas após a cerimônia de abertura da BlizzCon 2023, ele revelou que não só estava muito empolgado por voltar a poder a encontrar as pessoas na feira, mas também aliviado por terem conseguido guardar alguns segredos a sete chaves. “Quando chegamos na quinta [dia anterior à abertura do evento] e vimos que nada tinha vazado, foi uma vitória”, brincou.
5) Kpop arrebatando corações na BlizzCon
Em suas cerimônias de encerramento, a BlizzCon já recebeu artistas e bandas do calibre de Metallica, Linkin Park, Blink-182, Ozzy Osbourne, Foo Fighters, Muse e muitos outros. Por isso, o grupo de k-pop Le Sserafim precisou suar a camisa para mostrar que era muito mais do que uma mera collab com Overwatch 2. E, rapaz, não é que as meninas suaram a camisa mesmo?
Numa apresentação de cerca de meia hora, as integrantes do girl group criado pela Source Music pareceram dar o máximo de si, pulando, dançando, interagindo com o público e, na maior parte do tempo, dispensando o playback para soltar o gogó tanto na canção “Perfect Night” – feita para o shooter de times da Blizzard – quanto em seu repertório próprio.
Entre uma música e outra, as cantoras Huh Yun-jin (sul-coreana criada nos EUA) e Kim Chae-won (gastando o inglês) se alternavam entre recuperar o fôlego e falar com a audiência para garantir que todos estavam se divertindo com o show. “Talvez essa seja a primeira vez que você esteja ouvindo falar do Le Sserafim, então esperamos que, talvez, vocês voltem para casa com algumas das nossas canções na cabeça”, provocou Yun-jin.
Embora já houvesse um público cativo da banda em Anaheim, dá para dizer que elas, com certeza, conquistaram alguns novos fãs e ouvintes com uma performance que não ficou devendo nada aos grandes nomes anteriores do evento.
6) Presentão para quem retorna a Hearthstone
Embora a chegada de Battlegrounds Duos – batizada no Brasil de Duplas no Campo de Batalha – em meados de 2024 e a oficialização da data e de mais detalhes da expansão Confronto Final nos Ermos tenham feito o coração dos fãs de Hearthstone baterem mais forte, foi o anúncio dos Pacotes de Atualização que mostraram o potencial de revitalizar o jogo de cartas digital.
Isso porque esses packs de card devem permitir que tanto novatos na jogatina quanto quem curtiu o game há muito tempo e não encontrava uma oportunidade de voltar ao vício possam (re)iniciar sua jornada na brincadeira em grande estilo. Afinal, cada pacotinho desse conta com até 50 cartas das cinco expansões anteriores do jogo.
Na prática, isso significa que, ao resgatar os Pacotes de Atualização gratuitos distribuídos pela Blizzard, obtidos com a pré-compra de Confronto Final nos Ermos ou conquistados em eventos do patch 28.0, é possível reforçar consideravelmente a sua coleção e emplacar builds que, anteriormente, exigiriam muito tempo, dinheiro ou ambos.
7) Casa comigo?
Por fim, num momento fofurinha da noite, um casal aproveitou toda a comoção após o concurso de cosplay da BlizzCon 2023 (e antes do show do Le Sserafim) para criar memórias realmente especiais no encontro de fãs da Blizzard: o início de seu noivado.
O pedido de casamento foi precedido de um discurso emocionado, que contou um pouco a respeito de como ambos se conheceram, falou do interesse de ambos por jogos e revelou que a dupla tem dois cachorrinhos em casa com nomes bastante peculiares, Mercy e Tracer.
No final das contas, a pretendida disse sim e arrancou palmas – e algumas lágrimas – do público presente no auditório da BlizzCon deste ano. Será que o casório vai ser tematizado de Overwatch, Diablo ou Warcraft, hein?
—
E para você, qual foi o grande destaque da BlizzCon 2023? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários do Flow Games, e continue conferindo nosso portal para mais novidades, entrevistas, coberturas e reportagens no mundo dos jogos.
*O Flow Games viajou a Anaheim a convite da Blizzard.
Comentários