Especiais

Review: Odyssey OLED G6 oferece cores lindas e competitividade

Com taxa de atualização de 360 Hz, o Odyssey G6 OLED é uma ótima opção de monitor gamer

07.08.2024 às 17:21

Em junho deste ano, a Samsung apresentou novos monitores da linha Odyssey com painéis OLED. Um destes monitores é justamente o Odyssey OLED G6 que tem como um dos destaques a sua taxa de atualização de 360 Hz.

O Flow Games recebeu uma unidade do Odyssey OLED G6 para testes e, após passar algumas semanas jogando e trabalhando com ele, conta o que achou neste review. Confira!

Design, acabamento e conexões

O Odyssey OLED G6 possui um acabamento premium, sendo que a sua espessura extremamente fina de apenas 3,9 mm é que se destaca. Um ponto importante a ser notado é que mesmo com a tela fina, diferentemente do que vemos em alguns outros monitores, a sua base e tripé não deixam o display ficar balançando.

A Samsung também acerta com o tripé que permite usar o monitor tanto na horizontal quanto na vertical, não sendo necessário muito esforço para essa transição. Ainda na questão do tripé, a Samsung implementou uma simples, porém eficaz, solução para deixar os cabos organizados.

Todas as entradas do Odyssey OLED G6 ficam bem-posicionadas em sua parte traseira e não deixam a desejar quando o assunto é quantidade e no que os jogadores precisam. Estas são suas conexões:

  • 1 entrada Display Port 1.4
  • 2 entradas HDMI 2.1
  • 1 saída para fone de ouvido
  • 2 portas USB 3.0

Além da parte relacionada a conectividade, também é na parte traseira que está o botão para ligar e navegar nos menus do monitor. Pessoalmente, eu não gostei do posicionamento do botão nesta parte, uma vez que dá um pouco de trabalho para mexer nos menus com ele por ali.

odyssey oled g6 - conexões

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Na parte traseira do monitor também está presente o Infinity Core Lighting, um sistema de iluminação RGB em forma de anel e que pode deixar o ambiente com mais estilo. Eu senti que o nível de seu brilho não é muito alto, mas não vejo isso como um contra.

odyssey oled g6 - infinity core lighting

Imagem: Alvaro Neto/Flow Games

Também é importante notar que o Odyssey OLED G6 não vem com nenhum alto-falante. Pessoalmente, não recorro muito a alto-falantes de monitores, mas é inegável que esse item pode fazer falta para algumas pessoas e jogadores.

Por último, mais um contra na questão do acabamento é que o monitor não traz nenhum LED para indicar que está ligado. É verdade que o Infinity Core Lighting até pode suprir essa função, mas não é o ideal.

Odyssey OLED G6 e sua imagem incrível

O Odyssey OLED G6, em questão de imagem, é um dos melhores monitores que eu já tive a chance de testar, mesmo já tendo contato com outros modelos OLED. O modelo testado tem 27 polegadas, resolução QHD (2.560 x 1.440 pixels), taxa de atualização máxima de 360 Hz e tempo de resposta de 0,03 ms.

Pessoalmente, eu achei que a resolução QHD para 27 polegadas foi uma ótima escolha por parte da Samsung, uma vez que o modelo consegue entregar uma boa densidade por pixels. Dessa forma, mesmo ao utilizar o monitor bem de perto, nada parece ficar com a sua definição prejudicada.

Já ao estar com um modelo OLED, claro, é impossível não falar de como ficam suas cores. Independentemente de usar o monitor para jogar ou até mesmo assistir filmes e séries, as cores sempre foram apresentadas de forma bem viva, lembrando que o Odyssey OLED G6 traz suporte ao HDR10 e HDR10+ Gaming.

A taxa de atualização extremamente alta, claro, também é muito bem-vinda, principalmente, em jogos competitivos. Mas para utilizá-la, claro, fique ciente de que será preciso de uma boa placa de vídeo, uma vez que 360 Hz é uma taxa de atualização que as vezes não é suportada nem mesmo em jogos bem famosos.

Um ponto positivo a ser mencionado aqui é que eu não tive problemas com o nível de brilho no Odyssey OLED G6, algo que pode ser comum em outros monitores com painel OLED. Para essa questão, inclusive, vale lembrar que o este modelo vem com a tecnologia Glare Free, que serve justamente para evita problemas com reflexos.

Em relação ao contraste, o monitor da Samsung também não desapontou, sendo até mesmo um pouco forte em certos momentos. Isso, claro, foi facilmente ajustado nas suas opções.

Recursos extras do monitor

O Odyssey OLED G6 conta com um sistema próprio para gerenciar suas principais funções. Por lá é possível encontrar algumas opções úteis, como uma que adiciona uma mira fixa para ajudar aqueles que querem ir melhor em jogos FPS.

Não somente isso, o sistema conta com outras opções que vão desde habilitar o suporte a VRR quanto alternar entre configurações de imagens para diferentes tipos de jogos. As configurações para jogos de diferentes gêneros, entretanto, me pareceu um pouco limitada.

Uma opção importante e que marca presença é o modo PIP para poder exibir imagens a partir de duas fontes ao mesmo tempo. Essa parte admito ter achado interessante de encontrar em um modelo menor e com boas opções para customizar as formas de exibição.

Um ponto negativo a ser mencionado é que algumas mensagens, como a da entrada sendo utilizada, as vezes demoram para aparecer. Não somente isso, a mensagem de “limpeza de tela”, que abordo mais adiante, deixou de aparecer em alguns momentos.

Por último, mas não menos importante, para aqueles mais preocupados com a sua ocular, o Odyssey OLED G6 conta com uma opção para diminuir a sua emissão de luz azul.

Burn-in?

Como não poderia ser diferente em um monitor com painel OLED, a maioria das pessoas devem se preocupar com o burn-in. No caso do Odyssey OLED G6, eu pude testá-lo por aproximadamente um mês, tempo insuficiente para ver algum problema do tipo.

Para evitar o burn-in, por sua vez, o monitor diminui o seu nível de brilho quando detecta que não houve atividades após 10 minutos. Honestamente, eu admito que não gostei dessa solução da Samsung, uma vez que a imagem, em teoria estática, ainda estará sendo exibida.

Apenas para explicar melhor a crítica a este recurso é que em TVs e até mesmo em outros monitores, por exemplo, a imagem que ficou parada é substituída por uma imagem escura, preta ou até animações com um fundo preto justamente para não ocorrer a retenção da imagem atual.

Aqui, claro, não duvido que o sistema de proteção da Samsung até possa ser eficaz, mas outras soluções, e que tem funcionado recentemente, atuam de uma forma diferente e que parece mais correta.

Além desse recurso, o Odyssey OLED G6 também conta com um recurso para fazer a limpeza de imagem. Como mencionado anteriormente no texto, por algum motivo, nem sempre a mensagem que ele estava em ação apareceu durante os meus testes.

Preço e disponibilidade

O monitor Odyssey OLED G6 foi lançado no mês de junho no Brasil com o preço sugerido de R$ 6.999. Maiores informações podem ser conferidas no site oficial da Samsung.

Odyssey OLED G6 vale a pena?

O Odyssey OLED G6 é um monitor que possui um ótimo acabamento e que é capaz de oferecer uma qualidade de imagem excelente. Ele até possui alguns pequenos contras, mas nada que chegue a ofuscar os seus pontos positivos.

Não somente isso, o Odyssey OLED G6 está bem-posicionado na questão de preço perto de outros concorrentes com painel OLED, ainda mais levando em consideração os seus outros recursos e taxa de atualização altíssima.

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários