NVIDIA revela DLSS 3.5, que traz melhorias de ray tracing por IA
A NVIDIA aproveitou a Gamescom 2023 para revelar que o DLSS 3.5 está chegando, trazendo melhorias de ray tracing
A NVIDIA revelou algumas novidades nesta terça-feira (22) em antecipação a Gamescom 2023. Além de mostrar Half-Life 2 RTX, a empresa divulgou que está trabalhando no DLSS 3.5, uma iteração da tecnologia de upscaling de imagem e geração de quadros por IA que vai oferecer melhorias significativas em ray tracing.
De acordo com a NVIDIA, o DLSS 3.5 vai aprimorar um ponto específico, que é a tecnologia de denoiser de traçado de raios, tornando o resultado em tempo real mais preciso e, potencialmente, aprimorando o desempenho no processo.
A companhia revelou que o novo processo elimina algoritmos comuns e utiliza IA para refinar o aspecto visual, garantindo mais precisão em reflexos, sombras, oclusão de ambiente e iluminação global.
No exemplo da apresentação que o Flow Games foi convidado a assistir, vimos Cyberpunk 2077 conseguindo resultados mais impressionantes na iluminação e com melhoria de desempenho de 10% (entretanto, essa novidade não necessariamente garante mais performance e pode depender de caso a caso).
Segundo a NVIDIA, o DLSS 3.5 tem um treinamento de IA 5 vezes superior aos dados do DLSS 3.0 e consegue reconhecer diferentes tipos de efeitos de ray tracing, incorporar os recursos extras na linha de renderização dos motores gráficos dos jogos e até reconhecer má implementação do recurso ou locais em que não foram afetados (mas deveriam).
Mas o que isso afeta na prática? Basicamente, reflexos e sombras que seriam afetados por ray tracing ficam menos borrados e mais realistas, garantindo uma qualidade maior e sem artefatos gráficos com “chiados”.
DLSS 3.5 é compatível linha GeForce RTX 20, 30 e 40
Apesar de o nome ser “DLSS 3.5”, dando a entender que é uma atualização do DLSS 3 (que tem geração de quadros por IA, até agora restrito para a linha RTX 40), o recurso é, na verdade, compatível com qualquer placa de vídeo GeForce RTX, ou seja: a linha 20 e 30 também poderão aproveitar as novidades.
Portanto, qualquer desenvolvedora que aplicar as melhorias do DLSS 3.5 (segundo a NVIDIA, trata-se de um recurso fácil de implementar, já que usa módulos do próprio DLSS convencional) vai garantir gráficos mais precisos e, ocasionalmente, melhorar o desempenho de seus jogos.
Entre os próximos títulos a usar o DLSS 3.5, teremos Cyberpunk 2077 Phantom Liberty, Portal with RTX e Alan Wake 2.
Fonte: NVIDIA
Comentários