GeForce RTX 2080 tem sua VRAM dobrada com modificação
Modders brasileiros dobram quantidade de VRAM da GeForce RTX 2080 para melhorar sua performance em jogos
A Nvidia GeForce RTX 2080 foi lançada em 2018 como uma das placas de vídeo mais fortes de sua geração, sendo que ainda hoje dá conta de rodar praticamente todos os jogos. Por sua vez, modders brasileiros resolveram fazer uma modificação que pode melhorar a performance da placa.
No canal do YouTube de Paulo Gomes, o pessoal da Renieli Eletronics, a pedido de um cliente, dobrou a quantidade de memória de VRAM de uma Nvidia GeForce RTX 2080. O modelo em questão foi fabricado pela EVGA.
O processo de modificação em si envolve, de forma resumida, a remoção das memórias existentes para a soldagem de novas memórias. Essas memórias novas, entretanto, não são obtidas exatamente a partir de meios oficiais, uma vez que são compradas da China por terceiros e não diretamente da Nvidia ou de seus parceiros.
No próprio vídeo, o pessoal da Renieli Eletronics explica que não oferece o serviço diretamente para os clientes por conta dos custos elevados que podem fazer com que a modificação não compense. Entretanto, os clientes dispostos a comprar a memória e a levar a placa de vídeo podem entrar em contato com a loja para a realização do serviço.
RTX 2080 com dobro de memória ganha performance
Antes de a modificação ser realizada, no Resident Evil 4 Remake, a Nvidia GeForce RTX 2080 até chegou a casa dos 60 FPS, mas o FPS 1% Low ficou na casa de 4 FPS. Na prática, isso significa que o jogo até tem uma boa performance, mas que stutterings e pequenos engasgos serão notados.
Com a modificação, o Resident Evil 4 Remake passou a rodar com uma média de 68 FPS, um ganho talvez não impressionante. Entretanto, o FPS 1% Low passou a ser de 59 FPS, o que praticamente eliminou os stutterings e travamentos que apareciam.
De toda forma, apesar do ganho de performance ser interessante, a conclusão é que a modificação deve ser mais eficaz apenas nos casos em que os jogos consumam muita VRAM.
Fonte: Videocardz
Comentários