
Imagem: Microsoft
Novo Xbox oficialmente terá chip AMD e “mais de uma loja”
Confirmando oficialmente, o Xbox terá um novo console para a próxima geração com chip AMD (e pode haver surpresas no futuro)
Mais cedo, noticiamos um rumor de que o próximo Xbox, ou seja, o de nova geração, viria com um chip da AMD que possibilitaria a retrocompatibilidade a nível de hardware – e não seria um PC com o nome da marca, contradizendo outro rumor. Agora, a Microsoft confirmou oficialmente em parte essas informações.
Em um vídeo publicado na tarde desta terça (17), a Microsoft reforçou que vai manter a parceria com a AMD no futuro com múltiplos hardwares, desde o Xbox Ally até o próximo console.

Imagem: Microsoft
Xbox continuará com AMD e promete não ter exclusividade de loja
No trailer divulgado abaixo, Sarah Bond, presidente do Xbox, revelou que a marca continuará com a parceria com a AMD (que hoje equipa o Xbox One e Series X/S) no futuro, o que inclui o próximo portátil da marca fabricado pela ASUS e o console de nova geração. Confira:
O vídeo revela pouco, apenas comentando sobre a parceria – que, inclusive, estará presente no Xbox Ally, novo portátil da empresa, com o chip Z2 Extreme e Z2 A. Entretanto, o que chama atenção nas palavras de Sarah Bond é que será uma “experiência que não estará presa a uma única loja ou vinculada a um único dispositivo”.

Imagem: Microsoft
Além disso, foi divulgado que um dos objetivos da empresa é tornar “o Windows na maior plataforma de jogos do planeta”. É difícil chutar por enquanto quais podem ser os frutos dessa ideia, mas fãs especulam há muito tempo sobre uma integração à Steam nos dispositivos da marca.
Por ora, sabemos que parte dessa ideia vai se concretizar no portátil: afinal, por rodar o Windows, o Ally também pode usufruir de outras lojas, como Steam, Epic Games Store e mais. Segundo Tom Henderson, do The Verge, isso é evidência de que os rumores apurados por ele estão corretos: o próximo Xbox deve vir com alguma forma de Windows.

Imagem: Microsoft
Entretanto, opiniões divergem: a confirmação de que se trata de um console pode indicar que a estrutura atual, que divide console e PC, se mantém. Por ora, sabemos que o intuito é manter a retrocompatibilidade da biblioteca Xbox, confirmando o rumor anterior do Windows Central.
Comentários
Microsoft aprendeu finalmente com Adam Smith que o liberalismo é a solução!
Agora a economia da divisão Xbox vai bombar, Steam Gamers se quiserem um console, já sabem para onde irão, vai ser uma alternativa ao Steam Deck, mas para usar na TV, sentado no sofá! E o melhor de tudo, finalmente jogos PlayStation no Xbox.