
Imagem: Taylor R na Unsplash
Nova Iorque investe US$ 59 mil em jogos de PlayStation para presos
A estratégia é pressionar os prisioneiros a manterem um bom comportamento dentro das cadeias
O Departamento de Correção de Nova Iorque investiu cerca de US$ 59,260 do dinheiro de contribuintes para comprar jogos de PS4 e PS5 para manter o bom comportamento dos prisioneiros.
Segundo o New York Post, a quantia foi enviada à Divisão de Programas para Adultos da agência para comprar cerca de 1.247 jogos. Entre os títulos estão cópias de Mortal Kombat 1, Street Fighter 6, Madden NFL e NBA 2K24.
A estratégia usada, segundo a porta-voz da agência, Latima Johnson, é para manter o comportamento dos presos sob controle.

Imagem: Andreas Haslinger/ Unsplash
Necessidades básicas do sistema prisional de Nova Iorque são deixadas de lado
Entretanto, a decisão gerou muitas críticas. Especialistas foram totalmente contra a ideia de usar o dinheiro público em prol do entretenimento de criminosos, principalmente quando as necessidades básicas do sistema prisional são ignoradas.
O presidente da Associação Beneficente dos Agentes Prisionais, Benny Boscio, criticou a aplicação de recursos, e defendeu que os investimentos em condições básicas – incluindo sistema de ar condicionado adequados para presos e funcionários em períodos de calor intenso deveriam ser prioridade.

Imagem: Kamil S na Unsplash
“Certamente, se eles têm dinheiro suficiente para videogames, há dinheiro suficiente para garantir que nossa força de trabalho essencial permaneça saudável e confortável durante condições climáticas extremas”, disse Boscio.
De acordo com um policial veterano, o acesso aos consoles é liberado em forma de grupos de presos selecionados ao longo da semana.
O sistema funciona como uma forma de “pressionar” os presos para diminuírem as brigas e violações de regras na cadeia. No entanto, essa ideia da cidade de Nova Iorque não foi implementada agora. Em 2018, a comissária Cynthia Brann também liberou o acesso dos reclusos aos videogames como incentivo ao bom comportamento.
Via: Eurogamer
Comentários