Review: Nintendo World Championships NES Edition celebra o speedrun
O viciante Nintendo World Championships NES Edition é um presentão para retrogamers
rovavelmente a maioria dos nossos leitores não era nascida quando a Big N realizou o primeiro Nintendo World Championships, ainda na geração 8 bits.
O mundo sequer sonhava em usar a palavra eSports, mas lá estava a gigante japonesa organizando um torneio colossal ao redor dos EUA para descobrir quem eram as maiores feras do Nintendinho. Agora essa magia está de volta com Nintendo World Championships NES Edition, jogo exclusivo do Switch.
Que fique claro, no entanto, que diferente do escopo gigantesco do torneio de verdade, o novo jogo físico está mais próximo de uma coletânea de minigames relativamente simples e descompromissada, mas que também funciona como uma bela introdução ao fascinante mundo das speedruns. Entenda no review completo a seguir.
A adrenalina de Nintendo World Championships NES Edition
Se você jogou os também ótimos Ultimate NES Remix no Nintendo 3DS ou NES Remix Pack no Wii U, dá para ter uma boa ideia de cara do que esperar por aqui, já que as “fases” desses jogos são, via de regra, cenários curtos que demoram entre poucos segundos e poucos minutos para serem concluídos, salvo raríssimas exceções.
A skin e modos que cercam essa estrutura, no entanto, são diferentes por aqui. Desta vez há 150 minigames tirados de 13 jogos diferentes de NES, que são os seguintes: Super Mario Bros. 1, 2, 3 e The Lost Levels, Balloon Fight, Kid Icarus, Kirby’s Adventure, Excitebike, Ice Climber, The Legend of Zelda 1 e 2, Metroid e Donkey Kong,
Que fique claro, não é possível jogar nenhum desses jogos de forma completa, apenas experimentar breves segmentos deles onde o seu desempenho será avaliado de acordo com o tempo de conclusão, sendo o rank S o mais alto possível de se obter. Tirar esse notão é algo que exige bastante prática, memorização de padrões ou até mesmo pesquisas externas no YouTube vendo gente mais capacitada no ofício.
Infelizmente, não há um placar de liderança online para cada desafio individual, o que valorizaria muito o pacote caso estivesse lá. Ao invés disso, semanalmente você pode participar de um campeonato mundial formado por 5 desafios escolhidos pela própria Big N.
Só que mesmo aqui há pegadinhas: enquanto compete em Nintendo World Championships NES Edition, você só pode ver o número de pessoas que se inscreveram no torneio, mas não comparar o seu desempenho ao delas ao vivo.
Só ao fim do prazo é finalmente revelada qual foi a sua posição final. Por um lado, isso gera um suspense legal, mas por outro, pode acabar não incentivando o pessoal mais competitivo a persistir na jogatina, desperdiçando potencial. Veja como funciona isso no gameplay que gravei:
Vale a pena jogar Nintendo World Championships NES Edition?
Nintendo World Championships NES Edition possui uma demografia alvo bem limitada e nichada, e nunca esconde isso. Esse é um jogo, primeiramente, para quem tem grande interesse especificamente na geração 8 bits, mas não só isso: é especificamente para os retrogamers que gostam de speedrun e competição online.
Se nada disso te interessa nem remotamente, é difícil encontrar motivos para recomendar o jogo. Mas se essa for a sua praia, o pacote foi montado com o capricho habitual da Big N, esbanjando carisma, cuidado, polidez e respeito pelo legado por todos os lados. Enquanto o jogo ainda é novidade, trata-se de um passatempo maravilhoso. Só não espere um pacote tão extenso e completo quanto o que estamos habituados a ver nos principais jogos do console.
Mas e você, o que achou de Nintendo World Championships NES Edition? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Nintendo World Championships NES Edition
Publisher: Nintendo
Desenvolvedora: Nintendo
Plataformas: Nintendo Switch
Lançamento: 18/07/2024
Tempo de review: 8 horas
Não é sempre que temos jogos focados em quem gosta de speedruns, minigames e retrô. Nintendo World Champsionships NES Edition atende bem essa turma. Mas só ela.
Prós
- Totalmente localizado em português
- Centenas de minigames divertidos
- Alto nível de desafio
- Linda edição física para colecionadores
- Boa quantidade de desbloqueáveis
Contras
- Cada minigame poderia ter ranking próprio
- Placares de liderança semanais só são mostrados ao fim
- Não há muito o que fazer depois de zerar
Comentários