Nintendo revela o que fará com IA em seus jogos
O assunto da vez é o uso da inteligência artificial em tudo, incluindo games. A Nintendo deixou clara sua posição a respeito
A Nintendo deixou clara sua posição referente ao uso de inteligência artificial em seus jogos, assunto que está bombando no atual momento da indústria – e assim deve ficar por muitos anos.
A dona de Mario e companhia vai na contramão das tendências e surpreende em relato do próprio presidente, Shuntaro Furukawa.
Nintendo e uso de IA em seus jogos: não
Diferentemente das demais empresas de games, todas de alguma forma querendo abocanhar uma “casquinha” da inteligência artificial generativa ou estudando formas de implementá-la em seus jogos, a Big N registrou, em alto e bom som, que não vai adotar a tecnologia em seus títulos first-party.
O que se discute em outras companhias é o uso da IA para, por exemplo, ajudar a criar textos de quests e diálogos, automatizando tarefas repetitivas e que não dependam tanto da criatividade humana – mas sem descartar o olhar dela.
A Nintendo, no entanto, observa que essa adoção pode infringir direitos relacionados à propriedade intelectual e, numa recente conferência a investidores, o presidente Furukawa disse o seguinte:
IA generativa, que tem sido um assunto quente em anos recentes, pode ser mais criativa, mas também reconhecemos que ela traz problemas com direitos de propriedade intelectual. Temos décadas de conhecimento em criar experiências de jogo otimizadas a nossos clientes, e enquanto permanecemos flexíveis em responder a desenvolvimentos da tecnologia, esperamos continuar entregando valor que é único a nós e não pode ser atingido apenas com tecnologia – presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa
Em resumo, enquanto estiver funcionando e trazendo lucro a ela, a Nintendo vai continuar seguindo seu modelo tradicional de negócios. O que você acha sobre isso? Opine aqui embaixo, na seção destinada aos comentários!
Via Tweaktown
Comentários