Games

Microsoft: email vazado de Jim Ryan, da Sony, pode mudar decisão do FTC

De última hora, um email de Jim Ryan, CEO do PlayStation, pode inverter o jogo a favor da Microsoft na audiência do FTC

23.06.2023 às 11:07

Você deve ter acompanhado que ontem (22) diversas novidades do caso Microsoft e Activision surgiram na internet, pois a audiência com o FTC está em andamento, revelando detalhes de mercado e pactos de exclusividade de games. Agora, um novo email de Jym Ryan pode inverter a situação.

Relembrando um pouco do caso, uma das grandes preocupações da Microsoft comprar a Activision Blizzard reside em, eventualmente, a gigante americana monopolizar parte dos maiores jogos da indústria em sua plataforma (além de outras angústias de um monopólio, como piorar a experiência dos games no console concorrente e mais).

Microsoft Activision Blizzard

imagem: Syarafina Idris na Unsplash

Email traz provas contraditórias contra Microsoft

Porém, se a Sony demonstrou inquietação com o caso em seus depoimentos, um email revelado pelos advogados da Microsoft pode provar que se trata de um argumento contraditório.

Neste email, que consiste em trocas de mensagens entre Jim Ryan e Chris Deering, ex-CEO da Sony Computer Entertainment, Ryan diz não estar preocupado com a exclusividade de jogos da Activision no Xbox, expressando que a divisão PlayStation também tem cartas na manga e que ficarão bem. Confira:

Não é uma jogada para exclusivos de forma alguma. Eles estão pensando em algo maior que isso e têm o dinheiro para fazer jogadas com essa. Eu passei bastante tempo com Phil [Spencer] e Bobby [Kotick] nos últimos dias e estou bastante certo de que continuaremos a ver Call of Duty no PlayStation por muitos anos”

Essa fala do CEO do PlayStation pode ser um grande tiro pela culatra no caso Microsoft e Activision nos tribunais e com o FTC, pois pode ser usado para acabar com o argumento que a Sony está levantando para ajudar a bloquear a aquisição.

Microsoft Activision Blizzard

Imagem: Microsoft

Jim Ryan continuou no email, dizendo que a empresa também tem algumas coisas em andamento que podem ajudar a mitigar o impacto da concorrente, como a aquisição da Bungie. Ryan disse: “não estou complacente e gostaria que isso [aquisição da Activision] não tivesse acontecido, mas ficaremos bem, ficaremos mais do que bem”.

Em resposta ao The Verge, os advogados da Microsoft comentaram sobre o email, mostrando confiança:

Hoje foi mostrado que a Sony sabia desde sempre que vamos honrar nosso compromisso de manter os jogos na plataforma dela e seu trabalho de lobby contra a aquisição serve apenas para proteger sua posição dominante no mercado”

Fonte: via The Verge

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Shimitth
Shimitth
1 ano atrás

Sony é uma empresa vagabunda, sempre pensa só no lucro e n tá nem aí pros consumidores e fãs da marca, ela só viu q a compra da activision ia impactar na base do cod no Ps e na obrigação de mandar os dev kits pra activision… Ela n pensa em monopólio tanto é que ela compra exclusividade de todos os jogos de outras empresas e mete exclusividade nos consoles sem dó, só ver o caso do FF 16 e ff7 remake…

Jaime
Jaime
1 ano atrás
Reply to  Shimitth

Isso é mercado cada uma faz o que pode para ter o máximo de usuários em sua plataforma… Hoje em dia esclusividade é o que move o mercado…. Ninguém é totalmente transparente como sujo , nesse mercado…