Games

Microsoft admite que Game Pass “canibaliza” venda de jogos no Xbox

Informação sensível divulgada a órgão regulador do Reino Unido apimenta debate sobre modelo Game Pass

14.02.2023 às 11:50

O modelo de negócio do Game Pass funciona como uma “locadora virtual”: o usuário paga uma mensalidade e tem acesso a centenas de jogos num catálogo rotativo, tal como os serviços de streaming de séries/filmes ou música. Em documentos enviados à CMA, órgão regulador do Reino Unido, a Microsoft, que sempre enaltece os benefícios de sua cria, admitiu que ela, por outro lado, canibaliza vendas de jogos dentro do ecossistema Xbox.

Microsoft, Game Pass e mercado

O envio desses dados faz parte da saga Activision Blizzard, em que o lado verde da força está lutando há mais de um ano para conseguir comprar o conglomerado. Em resposta a algumas das perguntas feitas pelos órgãos que fiscalizam esse tipo de aquisição para o mercado, a empresa disse que o Game Pass significa a “canibalização” de vendas – isso, é claro, com as informações que eles têm internamente, que valem para o Xbox, não necessariamente para as demais plataformas.

microsoft - activision blizzard

Imagem: Microsoft

A CMA afirmou que os documentos enviados pela Microsoft mostram queda nas vendas de um jogo num período de 12 meses após ele entrar no serviço. Isso vai contra o discurso da corporação, que costuma enaltecer o efeito de “popularidade” que o Game Pass gera ao permitir que muitas pessoas acessem um jogo que, de outra forma, não seria facilmente acessível.

De qualquer forma, esse novo “palco” abre todo um leque de debate do papel do Game Pass frente aos órgãos reguladores – e apimentam uma relação que já está mais do que desgastada.

Via Eurogamer

Comentários
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
jean alves
jean alves
1 ano atrás

deve ser por isso que eles não colocam dlcs de empresas terceiras junto aos games no catalogo, talvez e para elas poder lucrar com a venda só das dlc, já que tem o jogo base no catalogo da gamepass