op ao Flop é uma lista que pega todos os jogos pertinentes a uma certa franquia e então os lista do pior ao melhor. Hoje, vamos mostrar como a série Metal Gear Solid foi recebida ao longo dos anos e descobrir qual é o melhor jogo da franquia.
Enquanto o Top ao Flop que postamos no canal do Flow Games é livre e pautado na opinião dos apresentadores, a versão do portal é mais objetiva e trabalha com dados obtidos no agregador de reviews Metacritic ou, no caso excepcional de um jogo ser mais antigo que a plataforma, com a sua nota média no GameRankings de acordo com a Wikipedia.
Vale ressaltar que, em ambos os casos, um jogo ocupar o posto de Flop não significa necessariamente que ele foi um fracasso. Simplesmente precisamos ter algo no topo e no piso da lista, mas é totalmente possível que ela seja formada inteiramente por jogos bons — ou ruins!
Top ao Flop Metal Gear Solid
Metal Gear Solid 2 Sons of Liberty (2001, PS2) – Nota 96
Chega a ser engraçado lembrar que esse jogo tão aclamado já foi alvo de muitas controvérsias e divisão entre crítica e fãs, especialmente levando em conta mais uma clássica trollada do Hideo Kojima. Após nos dar um gostinho de jogar com Solid Snake, ele logo dá lugar ao verdadeiro protagonista Raiden, o que irritou uma galera. No fim das contas, a qualidade absurda da narrativa (que até previu com precisão um futuro distante) falou mais alto.
Metal Gear Ghost Babel (2000, GBC) – Nota 95
Muita gente deve ter deixado essa joia do GameBoy Color passar batida, então se esse for o seu caso, corrija o erro o quanto antes, já que estamos falando de uma das maiores joias do catálogo do portátil da Nintendo. Mesmo em um hardware tão limitado, a adrenalina da espionagem tática está toda lá.
Metal Gear Solid (1998, PS1) – Nota 94
1998 foi um dos melhores anos da história dos videogames, em grande parte graças ao sucesso explosivo do primeiro MGS. Equilibrando perfeitamente elementos do cinema de ação com espionagem imersiva, o jogo agradou em cheio e venceu inúmeros prêmios de GOTY, mesmo com a forte concorrência de The Legend of Zelda Ocarina of Time.
Metal Gear Solid 4 Guns of the Patriots (2008, PS3) – Nota 94
O clímax da história de Solid Snake entrega tudo e mais um pouco para os fãs, inclusive uma quantidade insana de cutscenes bem longas para amarrar toda a trama super complexa da franquia. É MGS purinho do início ao emocionante final.
Metal Gear Solid 5 The Phantom Pain (2015, PS4) – Nota 93
O último jogo da série feito por Hideo Kojima na Konami é até hoje alvo de debates. Teria o seu final sido feito às pressas e lançado incompleto? Estruturalmente, a reta final do game é meio esquisita mesmo, mas o seu sandbox é primoroso e um dos melhores já vistos até hoje.
Metal Gear Solid 3 Snake Eater (2004, PS2) – Nota 91
Tido por muitos como o melhor capítulo da franquia, o terceiro jogo numerado acabou ficando com uma nota aquém de sua reputação. Dono do que talvez seja a mais emblemática luta final da série, além de um tema principal atemporal, Snake Eater certamente merecia posição mais alta.
Metal Gear Solid Peace Walker (2010, PSP) – Nota 89
Novamente mostrando como os consoles portáteis podem trazer ótima espionagem em pequenas doses, Peace Walker é uma joia de jogo com estrutura brilhante, mostrando como MGS pode funcionar em missões de poucos minutos.
Metal Gear Solid The Twin Snakes (2004, Gamecube) – Nota 85
Esse jogo merecia um port e ser jogado por mais gente, pois é um remake brilhante de MGS 1 repleto de melhorias e adições divertidas. Um jogaço que acabou ficando bem caro na mão de colecionadores retrogamers.
Metal Gear Rising Revengeance (2013, PS3) – Nota 80
Apesar de sua ação eletrizante e divertida do início ao fim, o que realmente elevou Rising no coração dos fãs foram os memes. Eles ajudaram no processo de reescrita histórica e, hoje, esse é um dos capítulos mais cultuados da série.
Metal Gear Solid 5 Ground Zeroes (2014, PS4) – Nota 75
A nota um pouco mais baixa de Ground Zeroes tem pouco a ver com sua qualidade. Ele foi punido por ser apenas um prólogo curto demais para Phantom Pain.
Metal Gear Survive (2018, PS4, Xbox One) – Nota 60
Sem surpresas, o ponto mais baixo da série foi feito justamente na gestão pós-Kojima, o que leva até mesmo a uma mudança de gênero e proposta de jogo. Ainda assim, ter 60 como nota mais baixo diz muito sobre a grande de Metal Gear, não é mesmo?
*Tanto o primeiro como o segundo Metal Gear são tão antigos que não estão nem no Metacritic nem no GameRankings, ficando de fora de nossa lista.
E para você, qual é o melhor Metal Gear Solid? Conte para a gente nos comentários a seguir!
Comentários
Metal gear é tão foda que o pior jogo tem 60 de média
Ajeita o português aeeee estagiário
Faltou o portable ops