
Imagem: Sony
Mesmo com upgrade, PS5 Pro ainda pode ter jogos em 30 fps
A certificação de “aprimorado no PS5 Pro” não necessariamente envolve 60 fps e resoluções mais altas já bastam
A última terça-feira (10) foi um dia de polêmicas. Após a Sony anunciar o PS5 Pro com diversas melhorias de hardware e muito mais potência, o preço deu o que falar na internet, com o mundo todo desgostando da estratégia da companhia. E, aparentemente, sequer é uma garantia que todos os jogos vão rodar em 60 fps no console premium.
De acordo com Tom Warren, a certificação de “aprimorado no PS5 Pro” não necessariamente é para atingir 60 fps e os desenvolvedores podem entregar apenas resolução melhor, uso de ray tracing e outras melhorias.

Imagem: Sony
PS5 Pro não necessariamente vai entregar 60 fps em jogos
Se você assistiu à transmissão de ontem, deve se lembrar que os pontos mais tocados pela Sony e Mark Cerny sobre o PS5 Pro eram que, na maioria das vezes (75% dos casos), os jogadores preferem jogar a 60 fps quando têm a opção. Entretanto, não necessariamente o console premium vai entregar isso.

Imagem: Twitter/Tom Warren
Difícil dizer por ora se por alguma limitação de hardware ou se apenas por parte de otimização dos desenvolvedores, mas, segundo Tom Warren do The Verge, o selo de “aprimorado no PS5 Pro” pode ser aprovado pela Sony em diferentes cenários, como resolução maior e uso de ray tracing, sem a necessidade de entregar 60 quadros por segundo.
Por exemplo: se um jogo tem resolução dinâmica entre 1080p e 1440p e passar a usar 1440p e 4K no PS5 Pro, ele já é elegível a ter o selo de “aprimorado no PS5 Pro”, mesmo que ainda rode em 30 fps.
Entretanto, se o game apesar usar a resolução mais alta da resolução dinâmica já implementada, ele não seria apto a receber o selo – já que apenas estaria usando o poder de fogo maior para alcançar uma métrica antiga. O mesmo parâmetro é válido para o desempenho: se um título roda entre 40 e 45 fps, mas ainda não atinge 60 fps constantes com o console premium da Sony, ele não estaria apto a ganhar a certificação.

Imagem: Sony
No fim, teremos que ver como cada desenvolvedora utiliza o hardware do PS5 Pro, mas não tenha garantido que 60 fps será um padrão mínimo, até porque a CPU do console ainda é a mesma e pode gerar gargalos, como vimos em discussões recentes do Digital Foundry sobre GTA 6 nos consoles.
Fonte: via Eurogamer
Comentários
isso mesmo rodar jogo a 30 fps por 700 dólares auhauhau, melhor pegar uma RTX4080
que legal, me prometeram 8k e 4k 120 por 5 mil reais, me entregaram 4k 30, e hoje querem me cobrar 7 mil reais, pra talvez um 4k 60.